Pizza Napolitana

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 28 de maio de 2009

Todo mundo gosta de pizza. Quem não gosta, levante a mão agora!

Tudo isso?

Povo chato.

Voltem aqui na semana que vem, porque o assunto de hoje é a boa e velha redonda. E sim, Zezinho, é possível fazer uma minipizza com um índice calórico relativamente reduzido.

“Como isso é possível?”, você me pergunta com lágrimas nos olhos. “Muito simples, pequeno gafanhoto”, respondo com ar professoral, “o truque está na base usada como massa e no tipo de queijo.”

Ao invés de trabalhar com a tradicional massa comprada pronta no supermercado ou com a sua variante feita em casa (com qualidade absurdamente superior), vamos usar o bom e velho pão pita como base. Para quem não sabe, o pão pita é aquele pão tipo árabe usado, normalmente, para servir os famosos beirutes (resumidamente: uma montanha de recheio entre duas fatias finíssimas de pão). O que pouca gente sabe é que este tipo de pão possui um índice baixíssimo de gordura (algumas marcas até oferecem a versão com 0% de gordura). Isso joga o valor calórico da sua pizza lá pro chão.

Se usarmos uma das famosas mussarelas do tipo light disponíveis no mercado, dá pra fazer uma janta legal acumulando bem menos gorduras e calorias do que as que conseguimos com o famoso disque pizza.

Estamos entendidos? Então pegue seu avental e vá esquentar a barriga no fogão! Mas antes, clique aqui e veja a receita completa.

    Pizza Napolitana

    Ingredientes

    2 pães pita grandes, 2 tomates italianos grandes em fatias finas, 1/4 de colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de manjericão picado, 2 colheres de chá de azeite, 2 dentes de alho amassados, 1/3 de xícara de chá de mussarela light ralada.

    Modo de preparo

    Preaqueça o forno a 200 graus.

    Unte uma assadeira grande e antiaderente com gotas de óleo (cuidado para não exagerar) e, em seguida, arrume o pão na assadeira.

    Numa tigela pequena misture o tomate e o sal. Junte o majericão, o azeite e o alho. Cubra o pão com esta mistura e, em seguida, regue com o caldo que ficou na tigela. Asse por 8 minutos ou até que o tomate fique quente e macio. Polvilhe o queijo ralado por cima e leve ao forno pro mais 3 minutos, até que o queijo derreta.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *