Pizza com selo de garantia!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 11 de dezembro de 2009

Pizza NapolitanaMuita gente já ouviu falar dos selos que garantem a procedência de bebidas como vinho, champanhe e tequila. O próprio Brasil está há tempos estudando como certificar a cachaça. Outro alimento que tem selo de garantia é o queijo, especialmente na Europa. O que ninguém poderia imaginar é que o mais recente produto a ter normas de produção definidas seria… uma pizza!

Exatamente: Agora existe uma definição oficial das características de um determinado tipo de pizza. A União Europeia acaba de regulamentar por Lei esta semana a produção da pizza napolitana, depois de décadas de lobby dos italianos (quem mais?).

As pizzas napolitanas “legítimas” passam a ter um selo de Garantia de Especialidade Tradicional. Esse foi mais um passo dos europeus para proteger mundialmente seus produtos originais (assim como os selos para bebidas e alimentos, que garantem que nenhum outro lugar pode vender algo como sendo, por exemplo, presunto de Parma sem ser verdadeiramente um presunto produzido em Parma).

Afinal, qual então a “verdadeira” receita da pizza napolitana? Anote: O diâmetro da pizza deve ter no máximo 35 centímetros e de um a dois centímetros de altura. A base da pizza deve ser feita de tomate sem cascas, mussarela de búfala de Campania, alho, óleo de oliva e basílico.

A partir de agora, se alguma pizzaria europeia estiver vendendo como napolitana uma pizza que não siga essas regras, pode ser multada. Até mesmo as pizzas congeladas não poderão ser chamadas oficialmente de napolitanas.

Já há estudos para proteger também a margherita e a marinara.

—–

Fonte:
Na Europa, pizza napolitana ganha selo de garantia

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Pizza com selo de garantia!”

  1. Tamara Ka disse:

    A foto que veio com o artigo é tudo de bom! Ai que vontade! Será que existe alguém (afora os celíacos), que não gosta de pizza?

  2. Carolina disse:

    Estavam querendo fazer isso também com comida japonesa. Eu acho interessante ter um "selo de qualidade" para as pessoas que procuram o produto mais próximo possível do original. Mas multar quem usa o nome é bobagem, em cada lugar as pizzas são feitas de um jeito e cada povo tem seu gosto, mesmo dentro de um país pequeno como a Itália.

  3. @jojonerd disse:

    Na verdade podem ser vendidas como napolitana mas não podem ter um selo com uma sigla que diz que é a original.
    Isso só um gordinho saberia! Huahauhauua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *