Boa saúde traz dinheiro para o bolso

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 09 de junho de 2009

MaçãAlgumas empresas nos Estados Unidos estão pagando um bônus salarial a funcionários que adotarem hábitos saudáveis. É isso, por exemplo, o que faz a IBM, cujo programa de saúde busca ajudar os funcionários a largar o cigarro e perder peso. Transcendendo os domínios dos escritórios, também incentiva os filhos de empregados a fazerem o mesmo. Ao que tudo indica, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada está virando uma questão de trabalho!

Claro que ninguém está fazendo isso simplesmente porque é bonzinho. Em entrevista à revista Time, a diretora da área de bem-estar da IBM, Joyce Young, afirma que a empresa economizou cerca de US$ 100 milhões em três anos de programa. Também estão entre resultados conseguidos: aumento de produtividade e economia com seguro de saúde.

Segundo uma pesquisa divulgada pela empresa de recursos humanos Watson Wyatt, junto com o National Business Group on Health (NBGH) – grupo sem fins lucrativos – o número de grandes empresas que estão “subornando” seus funcionários a serem mais saudáveis é crescente. De acordo com o levantamento, o mercado americano conta com 58% das empresas que oferecem programas de bem-estar.

Só para se ter uma idéia do crescimento dessa prática, em 2007, a porcentagem era de 43%. Também aumentou a quantidade daquelas que pagam para os funcionários abandonarem maus hábitos, como o sedentarismo e a alimentação desregrada. Em 2008 eram 53%. Este ano, são 61%.

Abaixo à pizza, coma salada!

As empresas que ainda não têm esse tipo de programa estão se mexendo. Um outro estudo, desta vez realizado pela consultoria Towers Perrin mostra que 33% das empresas sem programas de bem-estar pretendem iniciar um. Destas, um total de 23% afirmam que vão implantar ou até mesmo aumentar o bônus para funcionários adotem hábitos saudáveis de vida.

De acordo com a pesquisa, os custos de saúde para as empresas que incentivam os bons hábitos diminuíram em 31% nos últimos cinco anos. Isso porque foi menor o gasto com doenças como as ligadas ao coração e o diabetes.

A Wellness Councils of America confirma esse dado e avalia: para cada dólar que uma empresa gasta para que seus funcionários fiquem mais saudáveis, três dólares serão economizados com seguro-saúde.

Pelo visto, a temporada de caça aos gordinhos, sedentários, hipertensos, diabéticos, fumantes e afins tem cada vez mais motivos para aumentar dentro das empresas.

——————–

Empresas pagam bônus a funcionários mais saudáveis

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *