Como sobreviver no transporte público

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 01 de julho de 2009

Gordo de Raiz, por Lucio Luiz

Gordo no metrô (montagem tosca, pra variar)Já discutimos várias vezes no Papo de Gordo os problemas dos gordos nos transportes públicos. Um gordo sofre para conseguir se virar no ônibus, no trem, no metrô… Mesmo com as leis que criam cadeiras especiais para os obesos, aqueles gordos que não querem contribuir para o efeito estufa aumentando a frota de carros nas ruas penam com a falta de espaço e o excesso de reclamação dos magrelos.

Para resolver esses problemas, darei uma série de dicas para ajudá-lo a sobreviver no transporte público.

Em primeiro lugar, é bom reforçar uma verdade ainda ignorada por muitas pessoas: Os gordos têm grande facilidade de atravessar multidões. Parece incrível para os magros ou para os gordinhos tímidos, mas aquela “gentarada” que se acotovela para conseguir uma vaga na hora de pico do metrô pode ser atravessada por um gordo sem maiores dificuldades.

Provavelmente isso ocorre pela flexibilidade da barriga, que fica com uma consistência de espuma empurrando as pessoas para os lados enquanto o corpanzil se posiciona alguns passos à frente, forçando sua passagem qual uma força irresistível que compele os magros fraquinhos a se submeterem a sua passagem. Mas eu posso estar apenas divagando.

A questão é: Um gordo, se for suficientemente cara-de-pau, consegue atravessar uma multidão sem maiores dificuldades, se posicionando no lugar ideal para ser um dos primeiros a entrar no metrô ou no trem. Daí, é correr para um lugar com dois assentos livres e ficar por lá à espera de um magro que vai derramar lágrimas pelos olhos ao se imaginar esmagado a cada curva. Problema dele.

Só que isso é verdade se você vive em um país com transporte público decente ou mora perto da primeira estação. No Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos, você só encontra assento se ameaçar alguém com um pum. Portanto, o gordo vai ter que ficar em pé, o que não é de nossa natureza.

Não tendo escolha e já imaginando a lata de sardinhas (afinal, a gordura ajuda a atravessar multidões, mas é um problema ao se manter parado no meio dela), o ideal é usar as pernas para criar um espaço imaginário que impeça as pessoas de se apoiarem em você (na hora de uma freada, o gordo passa de força irresistível para objeto inamovível em poucos segundos, sendo o alvo ideal para o suporte de queda das pessoas).

Se você for muito filho da mãe, também pode “esquecer” de passar o desodorante antes de sair de casa e criar uma camada de suor intensificada pela gordura, levantando os braços e o colocando perto das pessoas. Um pum pode resolver também (deu para perceber que o pum é uma das principais armas do gordo moderno, né?).

Claro que pode acontecer o raríssimo caso de uma moça bem formosa e bastante cansada se encostar em você para aproveitar o “fator almofada” de seu corpo. Mas, cuidado, se isso acontecer é melhor se beliscar, já que há 99% de probabilidade de que, na verdade, um peão de obra barbudo e suado esteja encostando o bigodão em seu peito enquanto você dormia em pé.

PS: Outro dia falamos das malditas catracas assassinas dos ônibus e do que pode acontecer com o gordo ecológico que resolve usar uma bicicleta para ir ao trabalho. Coitado.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

16 respostas para “Como sobreviver no transporte público”

  1. […] a delinquente juvenil Como causar um acidente Como sobreviver no transporte público Tutorial de como cagar sem molhar a […]

  2. Capucena disse:

    Gordo em transporte pulblico é um inferno. ( principalmente se o gourdo [no caso eu], tem um pé enorme)… Pegar onibus pra faculdade na hora do rash é suicidio. Pra minha sorte desenvolvi uma tecnica quando a empresa de onibus trocou toda a sua frota.

    Quando a prefeitura da cidade obrigou a empresa de transporte a trocar sua frota por onibus especiais para cadeirantes. Foi um alivio pq eu podia ficar tranquilamente naquela "escada" sem esmagar ou ser esmagado. E o melhor é que a "escada" dá um acento bem confortavel até.

  3. Augusto disse:

    Não se trata do problema dos transportes públicos para com os gordos. Os gordos são o problema!
    Inacreditável a cara de pau de alguém escrever num artigo que o gordo precisa mais é sair empurrando as pessoas.
    Criem vergonha na cara, emagreçam e parem de encher o saco das pessoas normais!

    • Flavio F. Soarez disse:

      Muito bem classe (quando digo "classe" estou falando com você, Augusto), todo mundo prestando atenção porque tio Flavio não está com tempo pra ficar repetindo a explicação ad nauseum, certo?
      Numa rápida olhada no dicionário podemos ver que a palavra IRONIAé assim descrita: sf (gr eironeía, pelo lat) 1 Ret Figura com que se diz o contrário do que as palavras significam. 2 Dito irônico. 3 Ar ou gesto irônico. 4 Zombaria insultuosa; sarcasmo: Ironia do destino.
      Continuando no dicionário, vemos que HUMOR é, em seu sexto ítem, assim definido: Capacidade de compreender, apreciar ou expressar coisas cômicas, engraçadas ou divertidas; humour.
      Me acompanhando até aqui, classe? Que bom.
      Olhando atentamente às colunas anteriores de autoria do Lucio, quando foi que a ironia e o humor estiveram ausentes? NUNCA! Lucio sempre pautou sua coluna pela ironia e pelo humor (às vezes rasteiro, admito, mas ainda assim humor).
      Diga-me agora, Augusto, qual parte da piada as pessoas como você, ditas NORMAIS não entenderam. Porque, até onde eu percebi, todas as ABERRAÇÕES (de acordo com a sua suposta definição de "normal"), que diariamente acessam o Papo de Gordo em busca de um artigo interessante ou até mesmo à procura de uma simples piada, entenderam o que Lucio quis dizer em seu texto.
      "Gordos são o problema"? Não. Não são. Muitos gordos possuem sérios problemas para reduzir de peso. Eu poderia passar o dia aqui enumerando os motivos que levam alguém a não conseguir perder peso, mas não vale a pena. Seria dar atenção demais a pessoas como você, "normais", que não precisam ser informadas à respeito de assuntos mundanos e menores. O verdadeiro problema, Augusto, são pessoas como você: ignorantes, preconceituosas, desinformadas e intolerantes.
      "Inacreditável a cara de pau (…)".
      Acho a sua ainda mais inacreditável pois, além de não entender o humor contido no texto, deixou para trás toda sua bile, frustração e preconceito, infectando um lugar que, na maior parte do tempo é divertido; um canto onde magros e gordos podem vir e relaxar com o diversificado conteúdo do site.
      "Criem vergonha na cara (…)", não, rapaz! Crie, você, vergonha na cara e noções de respeito ao próximo. Aprenda a entender a piada e leve seu preconceito e sua intolerância para outro lugar. Humor é muito diferente de preconceito. O Papo de Gordo não é um site voltado à exaltação da gordura e sim um lugar onde amigos brincam com as diferenças entre gordos e magros o tempo todo. Um lugar onde informações importantes sobre saúde também são encontradas. Um lugar que é aproveitado tanto pelos magros quanto pelos gordos mas que, infelizmente, ofende os ditos "normais" por alguma razão obscura.
      Leve seu discurso venenoso para outro lugar e deixe-nos, as "aberrações", continuar com nosso humor rasteiro e inconsequente e que, no final de tudo não foi feito para você. Mas, acredito que aquele seu primo um pouco acima do peso vai gostar muito.
      Ou então faça valer o seu discurso venenoso e crie seu próprio site e podcast, onde terás a liberdade total para mandar não apenas os gordos criarem "vergonha na cara" mas também outras classes de pessoas como os cadeirantes, os portadores de síndrome de Down, os cegos, os analfabetos, os judeus, os evangélicos, os mulçumanos, os taxistas e quem mais não se enquadrar na sua concepção de "normal". Afinal de contas, "vergonha na cara" quando não vem de berço, pode ser aprendida se seguirmos o exemplo dos "normais".
      E antes que eu me esqueça: respeite para ser respeitado.
      Classe dispensada.

  4. Augusto,

    Vou engordar mais um kilo em oferecimento a você hoje. :)

  5. Rondinelly disse:

    "Os gordos são o problema" e "pessoas normais": tem gente que mede o tamanho do mundo inteiro pelo seu. Aha. Anormal é uma pessoa achar que sabe o que é normal. Pronto, falei!

  6. Gustavo disse:

    Nossa, ocorreu uma invasão de preconceituosos por aqui!

    A própria constituição garante a igualdade em direitos entre todos os cidadãos, sejam eles gordos, magros, altos, baixos… As empresas de transporte público devem garantir um veículo seguro e confortável para todos e ponto final.
    Aqui e Salvador, alguns ônibus já oferecem acentos diferenciados, mas ainda é pouco. O gordo não pode sair empurrando ninguém, assim como ninguém pode menosprezá-lo por sua condição. Baixa a bola no preconceito!… :/

  7. Lucio Luiz disse:

    Depois dessa aula do tio Flavio, não preciso acrescentar mais nada. Apenas dou uma sugestão extra ao Augusto: Leia as coisas sempre com calma.

    Em nenhum lugar eu disse para os gordos empurrarem as pessoas, mas que os gordos conseguem abrir espaço em locais cheios naturalmente e que "isso ocorre pela flexibilidade da barriga, que fica com uma consistência de espuma empurrando as pessoas para os lados".

    Ou seja, o texto diz que a barriga empura naturalmente, não diz para a pessoa sair empurrando os outros. E isso, de qualquer forma, é claramente uma piada, um chiste jocoso, um gracejo.

    Relax, man :)

  8. alexandre disse:

    ótima aula Flavio…

  9. Barbara disse:

    Nossa, excelente resposta!

  10. Gustavo Souza disse:

    Uau!

    Próximo texto, por favor! rsrsrs
    Boa, boa…!

  11. André Zuil disse:

    #adoro ver um magrinho preconceituoso, principalmente porque um dia ele poder ter vários problemas "graves" de saúde sem mesmo estar acima do peso……
    E galera "normal" vamos aprender um pouquinho de interpretação de texto, isso nunca matou ninguém.

  12. André Zuil disse:

    Só mais uma coisa que esqueci no comentário anterior, e isso serve para a quem quiser…. se for para dar sua opinião polêmica, seja "homem" de verdade e se identifique, porque aqui ninguém se esconde atrás de uma cortina preconceituosa anônima.

  13. Isso ai !! Ótima aula.

    Eu sou magro e acesso o site as vezes, tenho muitos amigos "acima do peso" e a única coisa q eu tenho receio é da idéia deles tentarem fazer um "Montinho", tirando isso é todo mundo gente boa XD

    Obs: pra quem não sabe "Montinho" é quando te jogam no chão e pulam em cima de vc pra fazer peso.

  14. caio disse:

    Vocês esqueceram do principal…as benditas das catracas…Eu paguei um mico daqueles uma vez…pois eu fiquei agarrado na catraca…naum ia nem pra frente e nem pra traz…E as pessoas gritavam: passa a pecheira no gordo…porrada no gordo…Cara eu suava frio …Aquela muntueira de gente olhando pra mim …E o pior …tinha gente querendo entrar e como o ônibus era de uma porta só tinha gente querendo sair…Aquele inferno…Eu fui impurrado em uma velocidade daquelas e cai lá fora do ônibus e depois entrei e comecei a brigar com o motorista querendo meu dinheiro de volta e ele disse que naum podia fazer isso …Aff que infernooooo …..nunca mais eu peguei ônibus de uma porta só…

  15. […] Crônica originalmente publicada em 1º de julho de 2009 no Papo de Gordo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *