Sobrevivi à Festiqueijo – Parte II – A comida

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 19 de julho de 2009

Papo de Gordo na Festiqueijo 2009Assim que entrei no salão em que era realizada à Festiqueijo tratei de pegar meu brinde, uma taça e um garfinho necessários para degustar as delícias ali expostas, e fui dar uma volta pra ver as possibilidades.

Um dos maiores atrativos do Festiqueijo é a gastronomia tipicamente italiana. Na festa são servidos diversos pratos, tais como: galeto, salsichão, polenta brustolada, pastel de queijo, pizza doce de leite, pizza de chocolate, pizza salgada, cuca, crostoli, pepino, azeitonas, pão caseiro… tinha até pão de queijo! Além de, obviamente, diversos tipos de queijos e frios para degustar à vontade.

Logo na chegada parei num estande que exibia dois enormes queijos gruyere, definitivamente o dia estava começando bem.

Comecei a visitar os estandes enquanto ia provando queijos deliciosos e outros de gosto altamente duvidoso. Acho que me falta um certo nível de requinte para apreciar o sabor do queijo brie

Em compensação, quando Queijos e frios na Festiqueijo 2009cheguei ao estande dos Laticínios Santa Clara tive dificuldade em escolher qual queijo provar, acabei comendo um pouco de todos. O destaque ficou para os maravilhosos emmental e gouda, queijos usados normalmente em fondues, mas que são deliciosos quando servidos separadamente também.

E falando em fondues, no estande da Santa Clara também era possível saborear essa iguaria típica de inverno à vontade; além de queijo coalho assado na chapa acompanhado de orégano e melaço, e uma infinidade de frios.

Eram tantos tipos de salame, chouriço, morcilha e demais embutidos que não consigo lembrar o gosto de tudo que comi, mas tenho certeza que experimentei todos, até mesmo um feito com sangue de porco.

O festival já estava na metade quando cheguei ao estande dos Queijos Ipar. Passei um bom tempo parado ali comendo queijo cheddar, gorgonzola, provolone e parmesão enquanto conversava com Bedin, Zilli, Rique e Thiago Passos.

Quando finalmente terminei o meu périplo pelos estandes, parti para as mesas centrais em que era servido o cardápio oficial da festa – já mencionado lá em cima. Gostei muito da polenta, dos pães e dos pastéis, porém não curti as pizzas. Acabei não experimentado o galeto, mas não me arrependo disso, frango assado acho em qualquer lugar, já aqueles queijos maravilhosos…

Como sou um homem sem estômago, fui forçado a dividir minha farra gastronômica em etapas. Apesar de aparentemente ter comido o tempo inteiro, diria que fiz três refeições distintas enquanto estive na Festiqueijo.

Ficamos cerca de seis horas no festival, isso significa que comi feito um animal fiz uma refeição diferente a cada duas horas. Dessa forma consegui experimentar praticamente todos os tipos de queijos e frios e a maioria dos pratos quentes.

A Festiqueijo é muito mais do que apenas uma farra gastronômica. Estamos falando de uma verdadeira orgia gastronômica, daquelas que você não quer que acabe nunca.

Continua…

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Sobrevivi à Festiqueijo – Parte II – A comida”

  1. L.R. Maruo disse:

    Dudu, voce realmente comeu todo aquele queijo sozinho ? :) hehe (brincadeira)

    Pelo jeito terei de comparecer a Festiqueijo no ano que vem.

  2. ony2005 disse:

    É A FESTQUEIJO CARLOS BARBOSA …FESTQUEIJO CARLOS BARBOSA…

    Esse evento deve ser muito legal, tenho uma puta vontade de ir mas com esse lance de gripe A eu não me arriscaria mesmo se tivesse dinheiro.

    Dudu, você não gravou nenhum vídeo?

  3. Litha Bacchi disse:

    Meu deus, essas fotos foram maldosas.
    Agora eu preciso ir na Festqueijo

  4. Cris Fênix disse:

    Nossa, esse lugar é paraíso.
    Preciso ir…
    OBS.: queijo é minha comida predileta…
    Ótima semana!

  5. Camila Dias disse:

    Amigo Dudu!
    Santa Inocência essa tua, hein!
    Vais ter que voltar ano que vem e provar o galeto, he he he
    Lendo esse post, lembrei das minhas visitas na serra gaúcha (tenho parenteslá, mais especificamente italianos), e em um final de semana tenho que percorrer a casa de todos… Aí sim, a gente tem que provar pra todo mundo o quão forte é o estômago… na casa de casa um que a gente entra, tem que tomar café. Não, não é uma taça de café de mão no bolso (aquela que tu tomas sem comer nada de acompanhamento). É daqueles cafés-coloniais mesmo: pães, queijos, ximías (nome dado à geléia, vem do alemão schimmier) e tudo o que tu podes imaginar… é uma Festa… só que a gente não paga pra entrar, ahm, paga sim, o estômago paga! Imagina isso em 5 ou 6 casas diferentes em um só dia!
    Abraços!

  6. Helena Kindermann disse:

    Pessoas, de qualquer lugar do mundo, que gostam de comer e beber: queijos de qualquer tipo e grustoli (que são os meus preferidos), champanhes (inclusive sem alcool) quantas vezes quiserem ou puderem – PRECISAM, DEVEM ir à Carlos Barbosa/RS. Pois poderão passar o dia todo comendo e bebendo muuuuuuito, entre as várias opções, da culinária italiana que predomina naquela região, assim como dançar e se divertir com as apresentações musicais que rolam durante a "farra gastrômica". E em pessoa bem nutrida não tem gripe suina que resista!

  7. Vinicius Goldani disse:

    Caro amigo Eduardo… Perdeste o melhor da festa… o galeto. O tempero do galeto é divino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *