Vamos… Coma toda sua salada

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 30 de julho de 2009

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soarez

É isso aí, Zezinho, o prato de hoje será uma uma bela e nutritiva salada com folhas verdes e tudo aquilo que te faz torcer o nariz gorducho. E não adianta fazer cara de choro. Se não funciona quando o Logan faz, por que funcionaria com você?

A grande verdade é que, embora muita gente acredite no contrário, é possível fazer uma refeição satisfatória tendo apenas a salada como prato principal ou até mesmo único (caso que vou mostrar hoje).

O grande lance dessa receita é usá-la como janta. Além de leve, embora com um bom valor nutricional, ela vai te ajudar a não dormir com o estômago cheio de gorduras e outros quetais que os fastfoods chamam de “hambúrguer” (e, pra não me chamarem de hipócrita, gorduras e outros quetais também são bem legais às vezes).

Sobre a receita em si, não se atenha muito às quantidades de verduras e legumes. Por terem um valor calórico baixo, você pode aumentá-las sem maiores problemas. Em compensação, evite aumentar as quantidades de proteínas, cereais e carboidratos, porque são eles que vão te fazer engordar.

Outro ponto importante diz respeito ao molho para temperar a salada. Existe hoje à disposição nos supermercados uma gama considerável de molhos light (alguns bons, outros nem tanto), que podem ser usados com sabedoria. Outra opção muito viável, porém mais calórica, é você mesmo fazer um molho tradicional à base de azeite, sal, pimenta e limão ou mesmo um molho de mostarda com mel (no final da receita eu dou algumas dicas de como fazer esses molhos).

Sendo assim, pare de fazer essa cara de nojo, clique aqui e vá lavar alface!

    Salada Papo de Gordo (2 porções)

    Ingredientes: meio pé de alface crespa ou lisa, uma cenoura média ralada, um tomate cortado em fatias, uma maçã (sem as sementes) cortada em fatias grossas, um pão de alho (desses que estão prontos para assar vendidos nos supermercados – se não gosta de pão de alho, pode usar duas fatias de pão de forma integral), duas fatias de queijo branco light, dois pedaços de queijo de coalho (daqueles vendidos no supermercado com um palito no meio para irem à churrasqueira), meia xícara de mix de cereais com mel (encontrado nos supermercados, também) ou meia xícara de musli.

    Modo de preparo:

    Separe dois bowls ou duas tigelas de tamanho médio para montar as duas porções. Ponha o grill para aquecer e lave muito bem todos as frutas e verduras. Quando o grill aquecer, coloque o pão de alho para grelhar ou as duas fatias de pão de forma integral. Corte a alface em fatias finas (ou rasgue grosseiramente com as mãos) e divida entre os dois bowls. Corte o tomate em fatias e os divida também e, em seguida, faça a mesma divisão com a cenoura ralada. Corte a maçã em fatias grossas. Retire o pão de alho do grill e coloque as rodelas de maçã para grelhar. Corte o pão em cubos pequenos (croutons) e divida-os entre os dois bowls. Retire as maçãs da grelha e divida também entre os dois bowls. Coloque o queijo branco no grill. Assim que grelhar, retire, corte em cubos e divida entre as duas porções. Coloque o queijo de coalho no grill (opcional: salpique um pouco de orégano no queijo de coalho enquanto grelha). Retire o queijo de coalho do grill, retire o palito e corte em cubos (o queijo, não o palito, maluco!). Divida entre as duas tigelas e por cima de tudo salpique os cereais com mel.

    Essa salada pode ser servida como o prato pirncipal em um  jantar tranquilamente. Caso você queira apenas impressionar os convidados, divida a porção em 4 ou mais potes iguais e sirva como entrada no jantar que vc está oferecendo aos seus amigos. Neste caso, troque o tomate por tomates-cereja cortados ao meio

    Algumas substituições:

    Se você não gosta tanto assim de queijo, pode trocar o coalho por fatias de peito de peru e, nesse caso, não é preciso levar ao grill.
    A maçã também pode ser substituída por abacaxi (no grill) ou manga (não precisa levar ao grill). Apenas tome o cuidado de não exagerar na dose.

    Você  também pode usar dois tipos de alface (lisa e crespa) para montar o prato, bastando para isso usar apenas 1/4 de maço de cada uma (totalizando o meio maço da receita). Não se perocupe se usar um pouco a mais de alface; seu valor calórico em qualquer dieta é desprezível e folhas a mais não vão causar nenhum estrago.

    Molhos:

    Não gosto de passar medidas exatas para molhos porque têm pessoas que preferem molhos mais suaves e outras, molhos mais fortes e ácidos. Sendo assim, no caso do molho de mostarda com mel, uma boa maneira de fazê-lo é colocar uma colher de sopa de mel e um pote pequeno e nele acrescentar meia colher (ou menos) de mostarda e um fio de azeite; misturar com um garfo para incorporar e provar. Se não ficou do seu agrado, apenas acrescente mais mel ou mais mostarda (mas lembre-se de que quanto mais mel ou mostarda você acrescentar, mais calórico será o molho, portanto use o bom senso e não vá se afogar em um mar de mel ou mostarda). Para finalizar, acerte o sal e acrescente um pouco de manjericão ou tomilho desidratado.

    Quanto ao molho tradicional, não há segredo: um pouco de azeite, sal, pimenta do reino, gotas de limão e um pouco de manjericão fresco picado. Vale aqui o mesmo raciocínio do molho de mel e mostarda: coloque o azeite e pequenas porções dos outros ingredientes até achar o ponto que satisfaz melhor o seu paladar, sempre tomando cuidado para não exagerar e pôr a perder tudo o que você economizou batendo uma “saladinha” no jantar.

    Nos vemos na próxima semana.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Vamos… Coma toda sua salada”

  1. Camila Dias disse:

    Essa é uma delícia mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *