Coma sua berinjela, oras

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 24 de setembro de 2009

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soarez

E nem pense em fazer bico, Zezinho.

Depois da violência cometida no último final de semana com a bela feijoada da Pizzaria Copan, um prato um pouco menos gorduroso cai muito bem. Pode engolir o choro, pois hoje a receita é mais leve (pero no mucho): berinjela à napolitana.

Gostou do nome, né? Claro que gostou. Todo mundo gosta de comidas que remetem à Itália, a boa e velha bota. Uma terra de gente calorosa e que fala com as mãos. Berço de uma das culinárias mais saborosas do mundo e terra natal de Gennaro, o maior corneteiro que a Vila Belmiro já viu (vocês precisam ver esse garoto cornetando o Santos do Vanderlei Luxemburgo, é impagável).

Mas, como o nome da coluna ainda não mudou para “Pra banheira” ou “Pra marca do pênalti“, deixemos as questões futebolísticas para depois e vamos ao que interessa: cozinhar e comer.

A receita de hoje rende 4 pratos e pode ser usada como entrada para um  jantar ou até mesmo como o prato principal caso você esteja de dieta. Simples de fazer, as berinjelas à napolitana tomarão apenas 30 minutinhos do seu tempo e podem ser congeladas. Isso é o mesmo que dizer: “deixa de ser preguiçoso, para com essa história de ‘não vou cozinhar só pra uma pessoa’ e comece a se dedicar um pouco mais às artes culinárias. Lembre-se da valiosa lição que aprendemos naquele documentário sobre a vida animal, Ratatouille: qualquer um pode cozinhar!

Como já ficou mais do que claro, estou apenas enchendo linguiça pra cumprir minha cota semanal de textos… por isso, chega de enrolação: clique aqui e vá comer sua berinjela (pensou mesmo que a feijoada passaria impune?)

    Berinjela à Napolitanarende 4 porções

    Ingredientes: 4 berinjelas, 1/2 xícara de chá de azeite, 8 talos de manjericão fresco, 10 azeitonas pretas sem caroço picadas, 250 gramas de queijo minas frescal light, sal, pimenta do reino e orégano à gosto.

    Preparo: Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento; retire o miolo com o auxílio de uma faca e colher e reserve em uma travessa. Deixe as metades limpas reservadas.

    Junte a polpa retirada o azeite, o orégano, o sal e a pimenta. Retire as folhas dos talos de manjericão, tomando o cuidado de separar as mais bonitas para decorar o prato. Pique as restantes grosseiramente e misture na travessa onde foi reservada a polpa e os outros ingredientes.

    Corte o queijo em cubos, acrescente as azeitonas e misture tudo muito bem.

    Aqueça o forno em 180 graus por 10 minutos.

    Coloque a mistura nas metades das berinjelas e leve ao forno por 15 minutos.

    Sirva quente.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Coma sua berinjela, oras”

  1. Litha disse:

    Poxa, juro por deus que agora ha pouco estava pedindo pra diarista comprar beringela, que é só oq eu quero comer hoje! auhahuahuah

    Pena que não tinha ¬¬

  2. Litha disse:

    OBS: a receita parece deliciosa e eu faria questão de testá-la hoje, não fosse o mercado ter me sabotado não me vendendo berinjelas!

  3. Carolina disse:

    Eu como essa beringela às vezes. E como beringela quase todos os dias. Adoro!!

  4. Paulo Patux disse:

    Se não me engano, aqui em casa sai de vez em quando "beringela à parmegiana" e "beringela empanada"… rapaz (!), isso sim é saber comer legume…

    Bom!? Nada! Ótimo!!

    Vou passar a receita pra "chef" aqui de casa. Depois dou o parecer!

    (deu fome!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *