Hoje é dia de sanduba

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 04 de março de 2010

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

Misto-quenteMuita gente prefere pedir um lanche simples na padaria da esquina ao invés de comer o mesmo lanche em casa. Afinal, em casa “dá muito trabalho pra fazer”. Bobagem. É tudo uma questão de jeito e equipamento certos.

A receita de hoje é um clássico de todas as lanchonetes e padarias e é tão simples, mas tão simples que até o inepto do Lucio consegue fazer: misto quente.

É. Você leu certo. Misto quente.

Normalmente esse lanche, em casa, é feito nos famigerados tostex (uma “caixa” de metal onde você coloca o sanduíche e leva ao fogo para tostar). A maioria se frustra e desiste de usar esse equipamento porque ele tem o péssimo hábito de queimar o pão, grudar o mesmo em sua superfície interna e, pior de tudo, não derreter o queijo de maneira satisfatória.

Com o advento do grill, esse tipo de lanche passou a ser mais prático. Porém, se você caprichar demais no recheio, corre o risco de ter um pão tostado com o recheio frio (uma coisa que vai na direção oposta do conceito “quente” que compõe o nome do lanche).

O que vou ensinar hoje é uma forma rápida de fazer o misto quente tradicional, uma versão menos calórica e a alternativa do queijo quente, de maneira prática e simples.

Para isso, entretanto, é indispensável que você tenha pelo menos uma frigideira média com um antiaderente de qualidade. Desde a primeira coluna eu falo que é importante ter panelas e frigideiras antiaderentes. Não é preciso um jogo completo delas, mas uma frigideira média e pelo menos duas caçarolas e uma assadeira farão maravilhas pela sua cinturinha de lontra.

Sendo assim, vá comprar uma frigideira decente e depois clique aqui para fazer um lanche igual ao da padaria pela metade do preço e com muito mais sabor.

    Misto quente tradicional (1 porção)

    Ingredientes: 2 fatias de pão de forma, duas fatias de presunto cozido, 3 fatias de mussarela (ou queijo prato), manteiga ou margarina para espalhar no pão.

    Modo de preparo: Leve ao fogo a frigideira antiaderente e deixe-a aquecer bem. Coloque as fatias de pão e espere dourar. Vire-as e doure do outro lado. Reserve.

    Pingue um pouco de água na frigidera e coloque (como um monte só) as fatias de queijo e presunto (coloque o queijo voltado para baixo) e deixe derreter.

    Enquanto o queijo derrete, espalhe a manteiga (ou margarina) nas fatias de pão.

    Com o queijo já derretido (e com uma pequena crosta), vire de lado e dê uma leve dourada no presunto.

    Retire, coloque sobre o pão, corte na diagonal e corra pro abraço.

    Economizando calorias.

    A receita acima é a tradicional do misto quente (conhecido no Rio Grande do Sul por “torrada”). E, sim, é uma receita calórica. Mas existem substituições que podem torná-la mais leve. O modo de preparo não muda, mas os ingredientes, sim.

    Então, vamos lá:

    No lugar do pão de forma, use pão de forma integral (7, 9, 12 grãos, centeio, soja, aveia, iogurte, etc); se quiser economizar ainda mais calorias opte pelas versões com 0% de açúcar;

    Use o presunto sem a capa de gordura. Se quiser reduzir ainda mais as calorias, troque o presunto por peito de peru ou presunto de chester ou qualquer outro embutido de carne que seja do seu agrado e que tenha um valor calórico menor que o presunto (lembre-se que “misto quente” é apenas um conceito; você pode e deve recheá-lo com as combinações que mais lhe agradarem; e essa é a grande vantagem de você não ir até a padaria pra comer esse lanche);

    No lugar da manteiga ou da margarina, use a margarina Becel, muito mais saudável que as similares no mercado;

    E troque a mussarela pela mussarela de búfala (mais saudável e com menos sódio) ou opte pela sua versão light (menos calórica) à venda nas grandes redes de supermercados;

    Se preferir, elimine o embutido de carne da receita e faça um delicioso queijo quente com uma das opções de queijo listadas acima.

    Esse lanche é uma boa opção pra matar a fome da garotada no meio da tarde também. Então, deixe de ser preguiçoso e vá fazer um lanche gostoso.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Hoje é dia de sanduba”

  1. Marcus Rocha disse:

    A versão sem presunto, só um queijo quente, tem sido a base da minha alimentação nas duas últimas semanas. Acabei 2 pacotes de pão de forma grandes.

    E como ensinam em Zumbilândia, você tem que saber aproveitar as pequenas coisas.

  2. Como Você não disponibilizou um Email, tivemos que utilizar Comentários.

    Caro Publisher do Site.
    Estamos desenvolvendo um Portal de Relacionamento com a Mulher.
    Seu nome é Ganhei da Balança. ganheidabalanca.com.br
    Durante 2 anos, através de Softwares e Ferramentas especialmente formatadas, Rastreamento dos Melhores Agregadores e Monitoramento dos Maiores Institutos de Pesquisas; buscamos o que a Mulher Brasileira mais vê na Internet.
    Nossa Mineração inclui o Número de Acessos / Comentários, Análise de Parcerias / BlogRoll e uma infinidade de Variáveis que são mastigadas e filtradas de maneira que apontem uma tendência de Navegação.
    Os resultados são entregues à Feeling Research Company, 1ª Empresa da América Latina e 4ª no Mundo a se especializar em Pesquisas de Sentimentos e Emoções relacionados ao Consumo de Produtos e Serviços.
    Após a aplicação de Pesquisas à Internautas especialmente selecionadas, a Feeling Research aponta os Sites e Blogs que deverão fazer parte de nosso Portal.
    O motivo deste Email é para comunicar que seu Blog estará sendo LinKado ( não permanente, mas em rodízio com Blogs do mesmo segmento ) ao nosso Portal.
    Apesar de estarmos gerando tráfego para Você, a recíproca só será verdadeira se assim Você o desejar.
    A Seleção de seu Blog deve-se ao mérito do trabalho que Você produz,e queremos ressaltar que, mesmo não nos colocando como seu Parceiro, Você continuará sendo LinKada ao nosso Portal.
    Nosso Portal possui 12 Plataformas e Você estará sendo LinKada no Segmento Gordinha.
    Para finalizar desejamos que continues produzindo o excelente material responsável pela sua Seleção e esperamos que nosso Portal contribua para que Você, cada vez mais, tenha um maior número de acessos.
    Best Regards.

    Alma de Mulher.
    [email protected]

  3. Almighty disse:

    Acho que vou aproveitar que ainda não jantei e fazer um misto quente a la tio Flávio.

  4. Junior Batista - Itu disse:

    Pô, tio, na padaria é só 1,50 :D Gostei da receita, algum dia eu faço aqui em casa. Bejunda.

  5. eu gosto muito de fazer com queijo, banana e canela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *