A apaixonante história de um gordinho nerd

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 05 de agosto de 2009

Junot Diaz

Ele não é gordo, mas nas páginas de seu primeiro romance, intitulado A fantástica vida breve de Oscar Wao, conseguiu contar uma história que poderia ter sido contada por qualquer um de nós. Vencedor do Pulitzer e de diversos outros prêmios literários em 2007 e 2008, o livro de Junot Díaz (foto ao lado) foi aclamado como um dos melhores do ano passado. Inclusive, figurou por 20 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times.

Para os intelectuais da literatura, a obra de Junot merece destaque porque “apresenta uma visão impressionante a respeito da vivência norte-americana e da infindável capacidade do ser humano de perseverar – e arriscar tudo – em nome do amor”. Também, porque mistura ficção e realidade, contando a saga de uma família que (como tantas outras fizeram) foge da sangrenta ditadura de Rafael Leonidas Trujillo na República Dominicana e vai se refugiar nos Estados Unidos, indo parar num gueto de Nova Jersey. Sem esquecer de que é “narrada por um anti-herói, em tom de farsa”.

A fantástica vida breve de Oscar Wao

Tudo isso faria de A fantástica vida breve de Oscar Wao um livro bacana. Porém, o que o torna ainda mais interessante para nós gordinhos é o protagonista dessa história: o próprio Oscar do título. Logo nos primeiros capítulos, ele é descrito como um menino doce, galanteador e de bochechas rosadas, que fazia sucesso com as mulheres. Ah! As mulheres… esses seres cruéis que fazem os nerds sofrerem tanto…

Como não poderia deixar de ser, o garotinho gordinho que todas elas adoravam apertar cresce e chega à adolescência – época na qual sua verdadeira personalidade é revelada: Oscar é obeso e nerd. Ele adora ficção científica, sabe escrever em élfico, fala chakobsa, sabe mais do universo Marvel que o próprio Stan Lee e é fanático por RPG. Para completar, usa óculos fundo de garrafa (apelidado por seus amigos de “aparatos antiboceta”) e veste camisetas nerd com a desenvoltura que um jedi carrega seu sabre de luz. Para ficar mais claro, nas palavras do autor: “sua nerdeza adolescente detonava qualquer possibilidade de namorar”. Mas ele não desiste de encontrar o seu grande amor.

E aí? Alguém se identificou? Calma! Não precisa se denunciar.

Enfim… não vou ficar aqui ficar soltando spoillers para todos os lados. Quem se interessou e resolver comprar o livro (ou pedir emprestado para algum amigo), recomendo que preste muita atenção às citações nerds espalhadas ao longo da história (são quase easter eggs, que vão desde Quarteto Fantástico e Akira até Asimov e Wells).

Quem não quiser ler A fantástica vida breve de Oscar Wao pode esperar um pouco para assistir a saga do nosso gordinho. O livro tem agradado tanto que a produtora Miramax já comprou os direitos. Uma das possibilidades é que ele vá parar nas telas do cinema com direção de Walter Salles com roteiro de Jose Rivera. Isso reeditaria a dupla de Diários de Motocicleta.

Título: A fantástica vida breve de Oscar Wao
Autor: Junot Díaz
Editora: Record
Número de páginas: 336
Preço médio: R$36

——————-

Afogado
PS: Antes de escrever A fantástica vida breve de Oscar Wao, Junot Díaz publicou um livro de contos.

Título: Afogado
Autor: Junot Díaz
Editora: Record
Número de páginas: 176
Preço médio: R$31
Sinopse: O autor fala de um mundo no qual pais partiram e mães determinadas lutam sozinhas por si mesmas e por seus filhos, crianças e jovens sem pátria, que já incorporaram a natural crueldade, a dubiedade e o humor cínico de vidas cercadas pela pobreza.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *