Vamos malhar!?! Esportes light

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 10 de agosto de 2009

Caminhada, cooper, jogging e pular cordaGordos detestam malhar. Isso é um fato. Caso contrário, não seriam “avantajados lateralmente”, não é verdade? Por outro lado, fazer atividades físicas é muito importante para a manutenção da saúde, mesmo que a gente não queira ficar bombado e saradão. Para quem está pensando em começar a tortur… quer dizer… a fazer exercícios, aqui vão algumas dicas:

  • Quem pretende queimar gorduras deve optar pelos exercícios aeróbicos, como natação.
  • Em média, nos primeiros 15 minutos de exercício, o organismo consome preferencialmente o glicogênio – utilizado como reserva energética e abundante nas células hepáticas e musculares. Depois desse tempo, normalmente, a gordura passa a ser consumida em maior intensidade, como forma de produzir energia. Entretanto, o processo depende da atividade escolhida e da tolerância do esportista ao exercício.
  • Exercícios mais focados na força muscular, como a musculação, por exemplo, também queimam gordura, mas em menor quantidade.

Com base nessas informações, com o acompanhamento de um profissional e após fazer uma avaliação médica, escolha algumas atividades físicas para praticar.

Neste primeiro post, vamos nos concentrar em esportes mais light. Posteriormente, vamos abordar outros mais pesados.

  • Caminhada: andar em subida manda para o espaço 11 calorias por minuto, se for no terreno plano, a queima baixa para 8 calorias. Apesar de andar, simplesmente, não agredir as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, é bom investir em um bom calçado com amortecimento. No mais, aproveite para queimar gorduras e ganhar resistência.
  • Corrida: queima 20 calorias por minuto. Portanto, se você passar uma hora na esteira, mandará embora 600 calorias. Claro que você não vai correr durante os 60 minutos ininterruptamente; basta variar o ritmo. Porém, é bom tomar cuidado com o impacto nas articulações e a frequência cardíaca. Para iniciantes, é melhor ir devagar e começar pela caminhada ou pelo cooper.
  • Pular corda: consome 15 calorias por minuto. É um bom exercício para a panturrilha, coxas e ombros, além de ajudar a desenvolver a coordenação motora. Mas, é importante sempre se exercitar com calçados adequados além de ter o cuidado de na “aterrissagem” de cada salto, apoiar todo o pé, não apenas a ponta. Quando mal feitas, as repetições de saltos podem lesionar as articulações dos pés e dos joelhos.

Aguardem. Em breve teremos o episódio do podcast Papo de Gordo sobre os gordos nos esportes!

————————-

Fonte: Saiba que exercícios gastam mais calorias

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Vamos malhar!?! Esportes light”

  1. Litha Bacchi disse:

    Pra fazer bem a saúde, sem neura de emagrecer, caminhar quase todos os dias por 30 minutos já é bastante saudável e bem fácil ;)

  2. Thiago Passos disse:

    Eu ando muito! Nao sei dirigir, nem andar de bike,e sou muito mao de vaca pra pagar passagem…

    o problema sao as padarias e os butecos ao longo do caminho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *