A indústria da gastroplastia

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 11 de setembro de 2009

Contrapeso

Quem acompanha este blog há muito tempo, sabe que ele foi criado originalmente para falar sobre a minha gastroplastia. O assunto é tão recorrente por aqui que até gravamos um podcast falando exclusivamente sobre a cirurgia de redução do estômago.

Numa época em que vários gordos famosos estão operando suas barrigas para perder pesocomo o Faustão – a gastroplastia acabou virando moda. Maira defende a teoria de que os gordos estão em extinção e que, no futuro, todo mundo será magro e com estômagos diminutos.

O que me incomoda nessa história toda é que a cirurgia acabou sendo banalizada. Conheço vários casos de pessoas que engordaram para operar. Soube até mesmo de uma mulher que foi retirar pedras na vesícula, “aproveitou que estava por lá” e fez logo uma gastroplastia.

Na semana passada vi um outdoor em Salvador que me deixou com a pulga atrás da orelha. Uma clínica especializada em cirugia bariátrica anunciava sua “experiência tamanho GG em deixar você tamanho P”.

Clínica faz propaganda da cirurgia bariátrica

Segundo o artigo nove do código de ética médica: “A Medicina não pode, em qualquer circunstância ou de qualquer forma, ser exercida como comércio”. Talvez eu tenha entendido errado esse outdoor, mas fiquei com a impressão de que essa propaganda iguala a clínica à um supermercado ou salão de beleza. Todos querem apenas vender os seus produtos/serviços.

Não sou hipócrita a ponto de não recomendar a gastroplastia pros outros, afinal fiz a cirurgia e estou relativamente satisfeito com o resultado, mas anúncios como esse me deixam com a estranha sensação de que a saúde deixou de ser o motivo principal para alguém fazer a redução de estômago.

Como gastroplastizado e publicitário, esse tipo de coisa realmente me preocupa.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

10 respostas para “A indústria da gastroplastia”

  1. Camila Dias disse:

    Pra mim, esse outdoor é mais uma evidência da sociedade em preconceito contra os gordos.
    Não sou contra a cirurgia, sou contra à moda que diz que temos que ser todos finos como cabos de vassoura!
    Pra mim, a medicina, aí nesse outdoor, tá fazendo comércio, sim!

  2. Tiane disse:

    Infelizmente a gastroplastia virou indústria mesmo. Vejo tantos casos de pacientes que procuram o procedimento pq simplesmente o marido a chama de gorda, porque não serve nas roupas… Esquecem que a cirurgia é indicada para obesos mórbidos ou com doenças associadas à obesidade.
    É uma pena que até alguns médicos, se vendam para realizar o procedimento em qualquer um que chegar com dinheiro nas mãos….

  3. Carolina disse:

    É uma indústria mesmo, tem até programa de televisão sobre isso. Também já ouvi um caso contado por uma amiga, de uma conhecida que engordou para fazer. E já conheci quem tenha feito e continuado gordo, embora não obeso. E gente que emagreceu e reengordou. Acho que na maioria dos casos as coisas vão bem, ou pelo menos ficam melhores do que eram, mas não é lasik para tratarem desse jeito.

  4. Patux disse:

    "Saúde", infelizmente, se tornou uma indústria, ou pior, um mero produto comercial. Fato.

    O outdoor não agrediu somente você, Dudu, mas como qualquer um que se irrite ao ver as banalizações que assuntos que deveriam ser tratados com mais cautela acabam sendo banalizados.

    Tal como a gastroplastia, temos as lipoaspirações e plásticas, cada vez menos voltadas para o bem saudável e mais voltadas para o bem visual.

    Enfim, pela saúde, recomendo qualquer método lícito. Pela pura venda de serviços cirúrgicos em prol do padrão de beleza, jogo pedra.

    É isto… salve,salve!

  5. Brandão disse:

    Dudu, se prepare que logo logo os defensores do "engordar para emagrecer" aparecem por aqui nos chamando de hipócritas. Lamentável.

  6. mbéni disse:

    Também me preocupo quando me deparo com esses outdoors pelas ruas de Salvador, não sei se nas outras cidades também é assim, mas que é meio assustador, isso é.
    Também fiz a gastroplastia e sei o quanto é complicada e arriscada essa cirurgia, pra ser tratada por muitos como uma rinoplastia ou uma simples aplicação de botox.

  7. Fabio Cardillo disse:

    Não existe preconceito contra gordo, entendam que ser gordo não é natural, não é saudável, nós gordos somos produto das mudanças da vida moderna, seria o equivalente as doenças do trato respiratório devido a poluição, alguns tem outros não, as pessoas tem que entender que sair da condição de gordo é sempre uma melhora, a cirurgia bariátrica tem sim que ser difundida e evoluída para que mais e mais pessoas saiam dessa condição, a questão não é a obesidade, a questão é a necessidade que a sociedade tem de ter indivíduos em condição inferior.

    Eu sou gordo e sei como as pessoas se sentem e os que não querem sair dessa condição com certeza ainda não viram a saída com clareza.

    Obesidade é doença, seja ela qual for e o sobrepeso é um aviso de que algo está errado com sua saúde.

  8. Fabio Cardillo disse:

    Ah só para esclarecimento, não sou a favor do engordar para emagrecer, mesmo porque essa atitude só ressalta a necessidade de auxílio psicológico que um obeso necessita.

  9. melissa disse:

    Não faço essa cirurgia nem se me pagarem!

  10. FLAVIA REGINA VIEIRA disse:

    SOU RECÉM-GASTROPLATIZADA, ENFERMEIRA, RELUTEM MUITO ATÉ FAZER A CIRURGIA, REALMENTE SAÚDE NÃO PODE ESTAR ASSOCIADA A COMÉRCIO,PRINCIPALMENTE SE TRATANDO DE GASTROPLASTIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *