Tire suas dúvidas sobre gastroplastia

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 30 de setembro de 2010

Sempre que temos algum post sobre gastroplastia no Papo de Gordo, notamos que surgem muitas dúvidas nas seções de comentários. Para ajudar os leitores que querem saber mais sobre cirurgias de estômago, entrevistaremos um especialista no assunto.

Porém, a pauta da entrevista será montada pelos leitores. Quem quiser tirar alguma dúvida sobre redução de estômago, cirurgias e procedimentos, basta escrever um comentário neste post. Caso a pessoa prefira permanecer anônima, pode enviar um e-mail para [email protected] com seu questionamento.

Assim que tivermos um bom número de perguntas, faremos a entrevista com o especialista e publicaremos no site.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

13 respostas para “Tire suas dúvidas sobre gastroplastia”

  1. Mi disse:

    Adorei a ideia!
    Abração

  2. Juliana Nunes disse:

    Idéia genial.

    Tenho duas perguntas:

    1 – Como é ter que reduzir, tão drasticamente, o padrão alimentar?

    2- Qual o momento mais difícil de todo o processo?

  3. Katie disse:

    Tenho TODAS as dúvidas possíveis:

    1 Quais os 'tipos' de cirurgias existem?
    2 Qual a cirurgia mais realizada (tradicional) no Brazil?
    3 Como avaliar o melhor método cirurgico?
    4 Como escolher um bom cirurgião?
    5 Não tenho plano de saúde, estou procurando um com esse fim específico, após cumprir carência, qual convênio é mais indicado para tal cirurgia, medial, sul america, unimed ?
    6 Meu imc é 38,8 existe possibilidade de um médico me indicar a cirurgia?
    7 Quais as desvantagens pós cirurgia ao longo da vida?
    8 Tem que tomar medicamentos ou vitaminas sempre, pós cirurgia?
    9 Queria me alimentar normalmente, sem restrições, comer carne por ex, pós fase de resguardo cirurgico, ter vida normal, ir a restaurantes etc, para isso qual método cirurgico é mais indicado?
    10 Alguma indicação de livro sobre o assunto para eu me aprofundar?

    Obrigada

  4. gislayne disse:

    Tenho algumas dúvidas

    1. O imc de 38.8 é indicado para fazer a cirurgia?
    2. estou com minha glicose alta esta em 114. e peso 98.9 sou indicada para cirurgia?
    3. Quais as vantagens da cirurgia e as desvatagens?
    4. Quais os criterios para escolher o cirurgião, bom?

  5. Claudinha disse:

    Tenho muitas dúvidas:

    Peso 87Kg e tenho 1,5m. Colesterol explodindo, triglicerídeos idem…. glicose tá ali, na barreira e sinto muitas dores nos joelhos e costas, sem contar que o espelho mostra alguém diferente, menos eu…. minha tireoide dificulta tudo e o médico sugeriu a gastroplastia, mas tenho medo de ser muito radical…. preciso de ajuda, não conheço nenhum médico em Curitiba que atenda meu convênio (AMS), procuro uma indicação… obrigado

  6. thais disse:

    eu tenho 1,62 de altura e peso 113kg. meu imc é de 43,12.. gostaria de saber se a cirurgia é indicada ao meu caso, e como devo proceder???

    obrigada

  7. Jaqueline disse:

    Oi, gostaria de saber pq nâo pode engordar antes da cirurgia,meu médico disse que eu não poderia engordar, mas engordei 5 kg, então de 100kg fui para 105 kg.Sera que isso pode impedir minha cirurgia? Pois pretendo faze-la logo concerteza. Obrigada!!! e bom dia. :)

  8. Lu Fernandes disse:

    Bom dia! Sou gastroplastizada a 9 meses, já atingi minha meta e estou muito feliz.

    Sugiro o especialista em cirurgias do aparelho digestivo, Dr Hemerson Paul Vieira Marques,para a pauta.

    Sugiro também, que visitem a página do Projeto Gastro Feliz no Facebook, e conheçam um pouco sobre o dia a dia de vários operados.

    O que vem exatamente a ser o Projeto Gastro Feliz?

    A idéia do Projeto Gastro Feliz – De Bem Com a Nova Vida , surgiu à partir de uma experiência pessoal, que vivenciei na mesa de cirurgia,quando me submeti à gastroplastia,em 15/12/2010.

    Este projeto, visa garantir dignidade às pessoas portadoras da obesidade, além de apoio psicológico aos pacientes pré e pós operados.

    Socialmente falando, as pessoas hoje portadoras de obesidade, enfrentam muitos problemas, que na maioria dos casos podem ser resolvidos pela cirurgia.

    O primeiro, e talvez um dos mais importantes, que merece ser ressaltado, é o preconceito e a discriminação, que muitas das vezes, começam dentro de casa.

    A sociedade e o meio onde vivemos, não estão preparados para conviverem com as diferenças, o que coloca o doente em situações constrangedoras a todo momento, e acaba por causar o agravamento da doença.

    O obeso sente-se a todo o momento excluído, pois não consegue realizar muitas das mais simples atividades, consideradas normais, devido ao seu grande porte e na maioria dos casos, aos problemas de saúde associados à obesidade.

    Não consegue facilmente uma posição no mercado de trabalho, pois os empregadores visam à imagem, antes de qualquer outra coisa. Esquecendo-se de que a pessoa gorda pode estar tão, ou mais capacitada do que uma magra na hora da seleção, já que o fato de ser gordo não anula a inteligência de ninguém, mas por mais que atendam perfeitamente aos pré-requisitos, a preferência na maioria das vezes, é de quem preenche aos requisitos físicos, como se o gordo não tivesse família pra sustentar, nem contas pra pagar no fim do mês.

    Nos ônibus, metrôs, cinemas, lanchonetes, igrejas…

    A todo momento, as pessoas obesas passam por constrangimentos nestes locais, pois os assentos foram feitos para pessoas magras, talvez, para comportarem mais “clientes” e aumentarem o fluxo de caixa, anulando desta forma, a vida social das pessoas com este problema.

    Pessoas obesas não se se sentam em cadeiras plásticas, pois correm o risco de as quebrarem, o que além da vergonha, ainda pode trazer sérios danos para sua saúde, que na maioria das vezes, já é frágil.

    Nem na hora de fazer suas compras, as dificuldades os deixam em paz, começando pelo preconceito dos vendedores, que só de verem um obeso entrando pela porta da loja, já olham diferente, e muitas das vezes o recebem dizendo… Olá! Desculpe-me, mas não temos o seu tamanho. (…)

    Quando conseguem ser bem atendidos, e vencem a “primeira etapa,” digamos assim, precisam passar pela segunda e não menos constrangedora, que é o provador.

    Alguns, em shoppings populares, por exemplo, são tão pequenos que o obeso simplesmente não cabe lá dentro. No mínimo desrespeitoso!

    Não poderia deixar de mencionar, que a obesidade está presente também na vida das crianças, e que o preconceito contra os pequenos gordinhos, é também muito grande, e que em muitas das vezes, o problema se desenvolve a partir daí.

    Estes são só alguns dos principais transtornos enfrentados pelos obesos, pois a lista é extensa e cada um tem a sua experiência pessoal.

    O que poderia ser feito para resolver o problema e amenizar o sofrimento das pessoas portadoras da obesidade?

    Antes de qualquer coisa, o posicionamento do governo, pois este é um problema de saúde pública, porém não é tratado com a devida importância.

    É vergonhoso falar do número de cirurgias realizadas hoje pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no país.

    No decorrer de um ano, nem uma por mês, e muitos pacientes chegam a óbito, antes mesmo de serem operados, pois passam anos na fila e a doença se agrava cada vez mais.

    Um trabalho de prevenção e conscientização da população, que não é educada para conviver com as diferenças, e que leva uma vida sedentária, o que torna cada vez maior, o número de pessoas portadoras da obesidade mórbida, que é o grau mais elevado da doença, sem contar que os pais, como espelho que são, devem fazer um policiamento constante dentro de suas próprias casas, incentivando a prática de hábitos saudáveis, boa alimentação e atividade física!

    "Hoje o Gastro Feliz, já deixou de ser somente um projeto, se associou ao Nuobes (Núcleo Mineiro de Obesidade) e estamos juntos em prol da mesma causa."

    Luciane Fernandes

  9. Lu Fernandes disse:

    https://www.facebook.com/groups/projetogastrofeli

    Estou precisando muito de ajuda, para alcançar mais pessoas com este trabalho voluntário que visa somente o bem estar das pessoas acometidas pela obesidade.

    Meu email – [email protected]

  10. junia cristiane disse:

    Estou interessadíssima em fazer a cirurgia, mas, tenho gastrite cronica. será que eu posso fazer?

  11. Aylla disse:

    Oi fiz a cirurgia há 7 meses e perdi 40 Kilos.
    Não como nada do que não devo comer, sigo a dieta fervorosamente.
    Cortei definitivamente alguns tipos de alimentos, como refrigerantes, doces, e massas, caminho 3 vezes na semana e as vezes nem tenho tempo, evito ao máximo andar de carro, já para fazer alguma caminhada, porém eu preciso perder mais 10 quilos para chegar na minha meta, conforme peso e altura.Porém não emagreço nem 500 gramas.
    Minhas perguntas são:

    Quanto tempo dura este efeito platô?
    Quais alimentos retardam o emagrecimento após cirurgia?
    Quais tipos de alimentos são mais indicados para o aceleramento da perca de peso?
    E após a cirurgia, em quanto tempo passa a perca de peso.
    Ouvi boatos que para o sucesso da cirurgia são 1 ano e meio após a mesma….

    Vou comer menos e fazer mais exercicios para perder mais rápido!!!!

    • rosangela disse:

      Aylla depende muito de quanto era seu peso antes lembre-se voce vai perde cerca de 35 por cento do seu peso. eu perde cerca de 50 quilos em 1 ano.mas e de cada um . mas nao mude sua alimentaçao sem procura uma nutricionista para avalia , pois voce pode ficar desnutrida e vou te falar nao e nada bom estou lutando com aferretina baixa a 2 anos tenho 5 anos e 4 meses de gastroplastia, por isso cuidado as veses e melhor ficar neste peso lembre-se sempre, o melhor de tudo eter saude.e as veses agente fica um tempo sem emagrecer e depois volta. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *