Saiba mais sobre o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 14 de setembro de 2009

Copmer exageradamente faz malOs transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia, são problemas muito sérios. Contudo, há uma dessas doenças que é pouco conhecida mas que afeta 30% dos obesos que procuram tratamento contra o excesso de peso: o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP).

Ao contrário do que se possa pensar, o TCAP afeta entre 3% e 5% da população geral, não sendo exclusivo dos obesos. Ele também afeta mais as mulheres do que os homens, numa proporção de 3 para 2, e costuma se manifestar entre os 20 e 30 anos.

Sua característica principal são episódios de ingestão de uma quantidade muito grande de alimentos num período curto de tempo, podendo passar das mil calorias, e havendo uma sensação de perda de controle seguida por um forte sentimento de culpa.

Mas não é qualquer momento de comilança exagerada que pode ser considerado necessariamente um Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica , já que ele é realmente exagerado, podendo a pessoa chegar a tentar até mesmo comer alimentos congelados.

Antes de achar que você sofre de TCAP só porque acabou de assaltar a geladeira, não se preocupe. Geralmente, o transtorno é identificado quando ocorrem dois ou mais episódios de consumo descontrolado de alimentos por semana. Na dúvida, procure um especialista.

—–

Fonte: RedeNotícia

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Saiba mais sobre o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica”

  1. Fábio Uliana disse:

    Eu já passei por momentos de compulsão, mas os meus são mais espaçados! Acontecem mais naqueles finais de semana, comendo aquela pizza maldita, depois daquele almoço, que foi às quatro da tarde, e que ainda se encontra quase que totalmente no seu (coitado) estômago!

  2. Carolina disse:

    Eu acredito que esse tipo de compulsão é desencadeada por regimes restritivos.

  3. Litha Bacchi disse:

    Quando eu tava deprimida, comia potes inteiros de sorvete enquanto via Grey's Anatomy. Sem brincadeira, 1 litro de sorvete goela abaixo. E isso que eu sou uma menina de 1,62! E esses episódios eram comuns, tipo umas 2 ou 3 vezes por semana.

    Mas passou, graças a deus.

  4. Paulo Patux disse:

    Vivi momentos semelhantes ao descrito quando tinha 21 anos. Morava sozinho e vinha de uma mudança radical na minha vida.

    Cheguei aos 85 kg (hoje peso 70 – estou abaixo do ideal).

    Cheguei a limpar minha dispensa três vezes, normalmente nas sextas feiras… era acabar de devorar tudo, me sentir mal, dormia, acordava, comia de novo… triste…

    Mas foi fase. Acabada a fase, retornei aos meus saudáveis 78kg. Saudade desses 8kg que se foram e não consigo reencontrá-los… hunf!!

    Salve,salve!!

  5. Ana disse:

    Story of my life =/

    Procurar QUAL especialista? Nutricionista? Psicólogo? Endócrino?

    Nunca fui atrás pq o único "especialista" que achei custava R$ 200 a sessão.

    Não rola se tratar sem falir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *