Drunkorexia: trocando comida por álcool

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 21 de agosto de 2009

AlcoolismoAnorexia e alcoolismo são dois problemas de saúde graves e que, aparentemente, não teriam relação direta entre si. Contudo, estudos do Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool (Cisa) indicam que os anoréxicos têm grande possibilidade de se tornarem alcoólatras, especialmente no caso das mulheres.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Transtornos Alimentares (Astral) reforça essa visão, indicando que mais da metade das mulheres com dependência de álcool ou drogas em tratamento também possuíam algum transtorno alimentar.

Essa relação entre anorexia e alcoolismo é chamada informalmente de “drunkorexia” e surge quando pessoas anoréxicas buscam inibir o apetite usando álcool ou substâncias como anfetamina e cocaína. Também pode ocorrer quando as pessoas começam a beber para “esquecer” os problemas.

No Brasil, onde cerca de 3% a 4% das mulheres possuem algum tipo de transtorno alimentar, não há estudos sobre a drunkorexia. Já na Europa[bb], constatou-se que o uso de álcool entre pessoas com transtornos alimentares era de 34,1% contra 26,9% entre as pessoas saudáveis. Um estudo no Canadá também indicou que, a chance de uma mulher entre 50 e 64 anos se tornar alcoólatra é seis vezes maior se ela também tiver sintomas de transtorno alimentar.

Tudo isso se associa à tendência das mulheres em desenvolver dependência ao álcool mais rapidamente do que os homens, além do fato do organismo feminino sentir mais o efeito das bebidas alcoólicas pela menor quantidade de água e maior de tecido adiposo.

—–

Fontes: Terra e Astral.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “Drunkorexia: trocando comida por álcool”

  1. Camila Dias disse:

    Problemas sérios mesmo…muito bom aparecer nesse site!

    Já eu, sofro de docerexia…salgados não fazem falta, mas sem açúcar não vivo.

  2. Augusto disse:

    Eu sofro dessa porra. Aliás, não é sofrimento. É bem legal.
    Hoje mesmo vou trocar um prato de macarrão por um chopp

  3. Cleber disse:

    Infelizmente pessoas se drogam por uma boa forma, não sou tão gordo assim, peso meus 100 kg mas bem distribuidos nos meus 1,90 m, mas de qualquer forma temos que nos cuidar desses males e comer de verdade sem medo de engordar mas com saúde!

  4. Carla Silva disse:

    Sabe, eu tive anorexia no passado e tratei durante 9 anos. Achie que estivesse boa, aí surgiu essa tal de drunkorexia. Com certeza isso é sério é precisa ser tratado com qualquer outro Transtorno Obsessivo Compulsivo. É o que procuro atualmente. Uma equipe, multidisciplinar que possa me ajudar. E acho que todos deveriam fazer isso, pois o final é o mesmo. Infelizmente são doenças psiquiátricas que levam a morte…

  5. claudiane santos disse:

    não sei o nome do meu disturbio porque me olho no espelho e me vejo magra mesmo estando no meu peso normal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *