Anoréxicas rejeitam "alimentos virtuais" tanto quanto os reais

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 07 de julho de 2010

A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares graves, mas de difícil tratamento. Uma das maiores dificuldades é avaliar o “grau” das reações físicas e psicológicas de cada paciente.

Com esse problema em mente, uma equipe internacional de pesquisadores ligados aos anais de psiquiatria geral do jornal britânico BioMed Central divulgou um estudo preliminar que indica que alimentos apresentados em ambientes de realidade virtual geram as mesmas respostas emocionais que os alimentos reais.

A pesquisa avaliou as reações de dez mulheres com anorexia, dez com bulimia e dez saudáveis diante de seis alimentos altamente calóricos. Inicialmente, os alimentos foram expostos na “vida real”. Os pesquisadores então registraram dados como batimentos cardíacos, condutividade da pele e estresse psicológico.

Depois, os mesmos seis ítens foram exibidos em slides, não gerando reações semelhantes. Contudo, quando as participantes “visitaram” uma lanchonete de realidade virtual onde os seis alimentos também podiam ser encontrados (ou melhor, suas versões “virtuais”), todas tiveram um nível de estresse estatisticamente idêntico ao da experiência real.

A intenção do estudo é usar a realidade virtual para facilitar a avaliação e o tratamento dos distúrbios alimentares. Claro que isso tudo é voltado a pessoas com anorexia e bulimia, já que seria muito arriscado fazer a experiência com um gordinho faminto, que fatalmente morderia quem estivesse por perto quando visse um prato de lasanha virtual diante de si.

—–

Fonte:
Comida virtual causa estresse em pacientes com distúrbios alimentares

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *