Preciso confessar uma coisa…

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 09 de outubro de 2009

Contrapeso

Parei de malhar. Sei que devia continuar me exercitando, entendo a necessidade de praticar atividades físicas regularmente e estou completamente ciente de todos os malefícios do sedentarismo, mas ainda assim não deu pra continuar.

Segundo pesquisas, o tempo médio de permanência de clientes matriculados em academias de São Paulo é de 4 meses. Essa desistência não estaria relacionada com a qualidade dos equipamentos e nem dos profissionais, e sim pelo fato mais óbvio de todos e que os jornalistas esquecem de mencionar nas reportagens: malhar é um saco!

Eu devia ter começado a malhação seis meses depois da minha Equipamentos estranhos em academiasgastroplastia, mas só tive coragem pra entrar na academia um ano depois. Motivado por dona Maira Moraes, que estava decidida a mudar seu estilo de vida, fui levado àquele mundo estranho onde as pessoas usam roupas coladas e sentem algum tipo de prazer sádico depois de passar horas suando em estranhas máquinas de tortura.

Inicialmente, freqüentei a academia três dias por semana, mas sempre que me enrolava no trabalho ou na edição do Papo de Gordo, deixava a malhação de lado para me dedicar à outras coisas mais importantes.

Não tiro o mérito dos exercícios e nem questiono as pessoas que curtem malhar, mas eu simplesmente não gosto. A falta de interesse somada à minha eterna preguiça fizeram com que as idas à academia ficassem cada vez mais esparsas, até que resolvi parar de vez. Maira já não tinha mais tempo de malhar também, então meu único fator motivador não estava mais presente.

Agora faço parte das estatísticas, me juntei ao enorme grupo de pessoas que abandonam à academia depois de apenas alguns meses. Não faço apologia do meu ato, pois sei que estou errado, mas a verdade é uma só, enquanto o ato de malhar continuar relacionado com pessoas suadas, ambientes com excesso de luminosidade e música ruim, eu devo continuar passando as minhas tardes em frente ao computador, no máximo, twittando.

Fonte:
Gostar do treino é o primeiro passo para o corpo dos sonhos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

18 respostas para “Preciso confessar uma coisa…”

  1. KellxD disse:

    Eu nunca fui a academias.
    Mas até os 14 anos eu fazia bastante exercícios: jogava bola, vôlei, pega-pega, eu corria bastante.

    Quando descobri a internet e como eu era nerd e "diferente", parei com tudo.

    Hoje eu apenas ando.

    #sadlife

  2. Leo Luz disse:

    Então eu também estou nas estatísticas. Já pratiquei exercícios em uma academia, mas me sentia fora do meu mundo.

    Gostava, é verdade, mas não tinha um fator motivador, aí desisti!

  3. Ricardo Ferro disse:

    Cara, não sei se já comentei, mas fui atleta, tri-atleta. E a coisa mais odiosa que vi em minha vida foi academia. Nunca fui amigo dela. Por outro lado, esportes ao ar livre, com um prazer a mais sempre me seduziram. Natação e ciclismo, por exemplo. Adoro os dois e estou em dívida com ambos.
    O legal da natação é você fazer exercício sem ficar suado. Quer dizer, fica, mas não percebe muito bem, porque esta´dentro d´água, ora bolas.
    E o ciclismo é legal porque é direfente da bicicleta ergométrica que não te leva a lugar nenhum e não te dá uma boa paisagem (a não ser que ela fique estrategicamente voltada para a aula de spinning feminino…).
    No mais, cara, caminhar aqui na Orla de Salvador é sempre muito bom. Pelas duas paisagens à disposição: a natural e a humana.
    Abraço.

    • Praticar esporte é diferente! Na época que ensinava numa escola lá em Amargosa, todo sábado os professores se reuniam pra bater um baba (tradução pros não-baianos: jogar uma pelada) e eu não faltava nunca!
      Era divertido, fazia bem pra saúde e ainda era uma boa desculpa pra encontrar com a galera fora do ambiente de trabalho.
      Mas ir pra academia… não dá!

  4. Tamara Ka disse:

    Talvez tenha a ver com ser monogâmica, mas para "mexer" com meu corpo tem que ser pessoas gostosas, carinhosas, cuidadosas, especiais. Corpo tem que dar prazer e não dor!

  5. Tamara Ka disse:

    No e-mail acima faltou a conclusão, faltou o que eu queria dizer: que há técnicas corporais bacanas e exercícios que dão satisfação e que não são tão agressivos. Mas é preciso ter uma outra vontade por trás e um outro jeito de chegar.

  6. Jackson disse:

    Academia é um saco mesmo… mas "fazer atividades físicas" não envolve única e exclusivamente frequentar esses antros de futilidade. Como o Dudu falou, jogar futeba com a galera é a melhor coisa que tem, sinto muita falta disso. E tem o mais simples de todos: caminhada. Vc pode inclusive ouvir podcasts enquanto se exercita, olha só.

    Conclusão: Acadimia, só se for a Sangue no Zóóóóóiiio…. do Toscochanchada, hahhahahah

  7. Litha disse:

    Academia 'e a pior coisa que o homem ja inventou. Puta merda, que tro´co insuportavel! Nem a pau!

  8. Jeannie disse:

    Não te condeno…eu nunca passei do terceiro mês!
    Não que eu ache exercícios detestáveis, mas prefiro aqueles que divertem como futebol, vôlei e natação…
    É que me sinto menos idiota com eles porque vejo um fundamento nos movimentos que estou fazendo!
    Tente caminhada com mp3 no ouvido. É bem suportável!

  9. Litha disse:

    Ainda vou inventar uma academia para gordinhos, me aguardem! Exercícios divertidos, acompahamento nutricional, uma cantina com culinária saudável mas saborosa. Quase um "perder para ganhar", mas super divertido.

    Quem fizer isso, juro que fica rico!

  10. Thiago disse:

    E ai Dudu…

    Começaria (mentira) academia mês que vêm… mas agora vou esperar a Academia da Litha

    =)

  11. Yukio Ninomiya disse:

    Ola galera!
    Pois é, academia é complicada mesmo, sou professor de Educação Física, trabalhei em uma academia e confesso que um pouco maçante. Eu me sentia muito deslocado e suportar a música que os jovens curtem e agüentar muito papo furado são pontos desestimulantes até para quem trabalha.
    Quem sabe uma academia mais estimulante como disse a Litha, pode ser até uma como a academia como a do Joe no filme Dodgeball.
    Um abraço a todos!

  12. Carolina disse:

    Academia é uma coisa chatinha mesmo, muito repetitiva. Eu penso que uma pessoa ativa, que anda bastante à pé, sai para nadar ou dar uma corrida quando dá tempo, brinca com cachorros ou crianças, joga uma bola nos fins de semana, joga Wii ou algo do tipo não precisa de academia. Só se quiser ficar forte mesmo, senão acho totalmente desnecessário.

  13. Ivanildo Junior disse:

    Caras, o maior saco que eu acho na academia é a tal da esteira… tá, é muito recomendado (nem sei direito por quem, mas é), mas simplesmente ficar andando minutos e mais minutos sem chegar a lugar nenhum e ainda ficar olhando pras outras pessoas ali fazendo a mesma coisa, suando bagarai… enfim.

    Eu nem sei se faço parte da estatística da matéria. Fato: nunca passo mais do que um mês na academia, embora tenha conseguido ficar apenas uma vez o mês inteiro; das outras vezes, geralmente eu abandono na terceira semana. Quando dá um surto psicótico, eu retorno à academia e lá se vão mais alguns reais e alguns dias de suação.

    Anyway, boa matéria "desabafo", Dudu.

  14. Nilda disse:

    É engraçado como nos sentimos culpados por deixar a academia.
    Mas, depois de ler estas estatístísticas e depoimentos, quem deveria se sentir culpado são os donos das academias.
    Afinal, deve ter alguma coisa errada na maneira como tratam seus clientes, senão eles ficariam lá..

    Tem uma coisa que me fez a bandonar a última academia que frquentei: a música insuportável!!
    Porquê, porquê, porquê, porquê eles tem que colocar aquele bate estaca insuportável num volume proibido pela convenção de Genebra??

  15. REZENDE disse:

    Na verdade a academia é realmente um saco quando não se tem um profissional para orientar e até mesmo para estimular. Nós profissionais de Educação Física não devíamos ficar centrado somente no ambiente em que trabalhamos, como por exemplo dentro da academia. Devemos primeiramente ouvir o cliente, ver quais atividades que mais gosta de fazer e quais são os seus objetivos, não esquecendo de fazer uma avaliação física prévia e esta deve-se somar com os bjetivos indivíduais, podendo a partir daí o professor orientar quanto a intensidade, duração e frequencia das atividades.

  16. guilherme serra disse:

    ..Musculação , ou você gosta ou não gosta, quem curte fica a vida inteira quem não curte fica no máximo três meses. Eu por exemplo encaro academia como um trabalho sério, estou há 27 anos e quando falto parece que falta algo em minha vida, o corpo fica pedindo como se fosse uma DROAGA ( EXEMPLO).Academia faz parte de minha vida e não consigo me imaginar sem ela.

  17. guilherme serra disse:

    …Na verdade Academia é SAÚDE para quem pratica com seriedade, conheço pessoas com 7o aos aperentando 50, de 60 aparentando 40, tudo devido a musculação. Quem não pratica é exatamente o contrário, pessoas de 40 aprentando 60, de 60 aparentando 80 e por ai vai. Qem pratica atividades físicas certamente tem mais saúde e uma vida mais longeva.
    GUILHERME
    COPACABANA-RIO DE JANEIRO-RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *