E se…

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 18 de setembro de 2009

Contrapeso

Quinta-feira, 17 de setembro de 2009. Eu e Maira estamos jantando numa Não tenho mais estômago pra essas coisas...churrascaria, o garçom se aproxima trazendo um suculento pedaço de alcatra e eu sou forçado a recusar mais uma vez. A única coisa que consigo pensar é: “ai, que saudade do meu estômago!”

Ser um gastroplastizado não é nada fácil. Meu estômago foi reduzido, mas não a minha gula. Continuo gostando de comer, e de comer muito! O problema é que o meu “muito” de hoje fica na casa dos 300g. Com uma certa dose de paciência, muita mastigação e um pouco de insistência, até dá pra comer um pouquinho a mais, só que, invariavelmente, me arrependo depois.

Sou um sujeito saudosista por natureza. Só curto games antigos, só ouço música velha e meu senso de moda parou nos anos 80 (não uso mais mullets hoje em dia porque meus cabelos não colaboram). Então era natural que sentisse saudades do meu estômago. Por mais que esteja feliz com os cinquenta quilos que perdi, as vezes me pego perguntando e se…

E se em vez de operar o estômago eu tivesse tentando mais uma dieta?
E se em vez da gastroplastia eu tivesse tomado vergonha na cara e entrado numa academia?
E se em vez de cair na faca eu tivesse procurado uma nutricionista?
Afinal como seria a minha vida hoje se ainda tivesse um estômago?

A dieta funcionaria, como toda dieta sempre funciona, mas eventualmente eu perderia a paciência, começaria a fazer pequenas farras gastrônomicas nos fins de semana até que voltaria a engordar tudo de novo… gordo safado!

A academia seria um sacrifício. Durante cerca de dois meses me dedicaria de verdade, faria todos os exercícios e tentaria abraçar o estilo esportivo de ser. Até que a preguiça e a falta de tempo começariam a falar mais alto e eventualmente eu deixaria a malhação de lado… gordo preguiçoso.

Verdade seja dita, não me arrependo da cirurgia. Sinto falta de comer feito um animal quando vou numa churrascaria? Sim. Tenho vontade de ainda conseguir devorar duas pizzas inteiras? Com certeza. Mas me contento em conviver com as minhas limitações e com a saudade, essa palavra maravilhosa que, segundo dizem por aí, só existe na língua portuguesa… gordo esperto.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “E se…”

  1. Camila Dias disse:

    Parabéns, Dudu!
    Acima de tudo, tu tens muita força de vontade!
    Não consigo imaginar a tua ânsia por comer MUITO, mas consigo imaginar tua vontade de devorar o churrasco a qualquer custo.
    ah!
    E SE tu não tivesse feito a redução de estômago, não haveira blog, nem podcast, nem troféu e nem gente te seguindo no Twitter para saber das novidades!

    Parabéns pela cirurgia, pela força e pelo 1º ano do podcast!
    Que isso cresça muito mais!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by LEANDRO ZEUS and Resmunguento. Resmunguento said: RT: @papodegordo: E se… – http://uiop.me/i8N – Coluna nova de @eduardo_sales no #papodegordo […]

  3. Lilith disse:

    Oie, leio seu site sempre, adoro as matérias que você publica. Eu vou fazer a cirurgia em novembro e estou 100% segura de que esta é a melhor alterantiva para mim!!!
    beijos e bom final de semana
    Lilith

  4. Litha Bacchi disse:

    Pensando em tudo isso me dá uma vontade desesperada de entrar na faca.

    Mas eu vou levando, vou levando. Tentando não engordar MAIS.

    O que eu tenho feito é ir na psicóloga e psiquiatra. Ajuda. Ajuda a tomar consciência das coisas, a controlar a ansiedade, a vontade de comer um boi pela perna. Ajuda porque, estando de bem com o que eu sou, sinto menos vontade de me entupir de comida e mais vontade de ser ativa, nem que seja pra bater perna no centro fazendo compras.

    Espero que funcione e eu pare de engordar, emagrecer, e engordar de novo e mais.

  5. @Camila,

    Olhando por este ângulo, você tem razão. :-)

    @Lilith,

    Boa sorte eu teu processo.
    Tenho certeza que vai correr tudo bem!

    @Litha,

    Controlar a ansiedade é uma coisa importante tanto pra quem faz a gastroplastia quanto pra quem ainda tem estômago. Jogue duro por aí e se dedique que as coisas funcionam.
    :-)

  6. Lucys disse:

    Oiii…é a primeira vez q venho aqui.. e adorei!!! Em breve serei uma gastroplatizada tbm… e já pensei muito nisso.. sobre a vontade de comer.. mas assim como a Lilith.. tbm to segura q essa é a melhor opção pra mim!!!

    Bjus

  7. Paulo Patux disse:

    Como um não-gastroplastizado eu só posso dizer: se está feliz, e não teve de tirar nada de ninguém para isto, então fez o que devia ter feito! =)

    Ser saudosista é quase o mesmo que dizer "sou humano".

    E diante de um bom rodízio numa boa churrascaria, meu caro, todo mundo come menos do que queria e, na maioria das vezes, mais do que devia.. hehehe…

    Isto é fato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *