Modelos assustadoramente magras invadem as passarelas

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 02 de fevereiro de 2010

Gordinha Yeah Yeah!
Top models do futuroOs eventos de moda desta temporada, tanto no Fashion Rio, quanto no São Paulo Fashion Week deixaram como saldo, além das maravilhosas criações dos estilistas brasileiros, uma triste constatação: as modelos estão mais magras do que nunca. Quem acompanhou (ao vivo ou através das coberturas da mídia) percebeu isso.

Sobre esse assunto, dois textos publicados na Folha Online chamaram minha atenção. Em um deles, as jornalistas Fernanda Mena e Nina Lemos chamam a atenção para a “hipermagreza” das meninas. No outro, Alcino Leite Neto e Vivian Whiteman denunciam: “as garotas, muitas delas recém-chegadas à adolescência, exibem verdadeiros gravetos como pernas e, no lugar dos braços, carregam espécies de varetas desconjuntadas. De tão desencarnadas e enfraquecidas, algumas chegam a se locomover com dificuldade quando têm que erguer na passarela os sapatos pesados de certas coleções“.

De acordo com matéria publicada pelo Estadão, em comunicado oficial, a direção da semana da moda da capital paulista expressou sua “preocupação” pelas modelos “muito magras”. Porém, o que se pôde notar é que os esforços que os organizadores das semanas de moda brasileiras vêm fazendo para estabelecer “novos padrões de participação nas passarelas” não têm sido muito eficazes para ajudar na prevenção de problemas de saúde entre modelos. Os grandes culpados seriam os mercados da Europa e Estados Unidos, onde residem a maioria das modelos brasileiras e estrangeiras que desfilam em nossas passarelas.

Fashionista assumida, amo, consumo e admiro todo o universo da moda. Mas, apesar do deleite estético que tenho ao acompanhar os desfiles na passarela, não consigo me abster do susto que levo ao ver as modelos a cada coleção. Fico pensando na loucura que devem viver a ponto de reconhecerem beleza ao se verem no espelho, nas fotos, umas nas outras. Quanto mais emagrecem mais “lindas” se tornam?Desfiles

Em alguns dos textos que li, estilistas disseram terem encontrado dificuldades na hora de montar o “casting” de suas grifes. A final de contas fica contraditório vender a imagem de uma mulher saudável tendo como modelos meninas que mais parecem fugidas de um campo de concentração.

Algumas marcas chegaram até a, por exemplo, em vez de escolher uma roupa para disfarçar um quadril mais largo, procurar um modelito que encobrissem os ossos que teimavam em apontar sob vestidos de seda mais fluido. Isso sem contar naquelas que, antes de iniciar seus desfiles, precisaram fazer ajustes de última hora para que as criações dos estilistas não ficassem caindo nas meninas.

Durante a São Paulo Fashion Week, houve até quem calculasse o IMC – Índice de Massa Corporal – das modelos. O resultado comprovou o que os olhos já suspeitavam: igual ao de crianças de 9 anos. Vale lembrar que, para a Organização Mundial da Saúde isso se chama “magreza severa”.

Top model VerãoTudo isso chega a ser assustador.

Para terminar este texto, pego emprestadas novamente as palavras de Alcino Leite Neto e Vivian Whiteman: “É hora de interromper esse ritual sinistro. É hora de parar com essas mistificações da moda, que prega futuros ecológicos, convivências fraternais e fantasias de glamour, enquanto exibe nas passarelas verdadeiros flagelos humanos“.

Tomara que os desfiles do Verão 2011 tragam biquínis e maiôs sendo vestidos por modelos menos assustadoras do que esta aí ao lado.

————————————

Fontes:

Hipermagreza domina passarelas da SPFW

De tão magras, modelos chegam a andar com dificuldade

SPFW termina com forte crítica às modelos magras

Moda tem que parar de sacrificar modelos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

14 respostas para “Modelos assustadoramente magras invadem as passarelas”

  1. Douglas Silva disse:

    Sério, eu prefiro mulheres mais "fofinhas" do que essas magrelas ai. Ter onde pegar é fundamental nas situações mais ardentes. Rá!

    Quem gosta de puro-osso é cachorro =D

    Abraços!

  2. @jojonerd disse:

    Por isso mesmo que estou criando nesse momento a especialização de Nutricionista de Modelos e eu serei o primeiro profissional! =p

  3. Junior Batista | 15 disse:

    Essas moças não tem Coxa, elas só tem canela, em cima e embaixo, é como eu ouvi em um monacast, se elas estão de frente, parece que estão de lado, se elas estão de lado, parece que elas foram embora!

  4. Carolina disse:

    Eu acho que elas nem acham tão bonito mas, se engordarem, são cortadas dos castings. É trabalho insalubre.
    Algumas pessoas dizem que elas são assim por causa do biotipo magro. É verdade, se elas comessem normalmente continuariam magras, mas não esqueléticas.
    E o pior é que quem as emprega ou acha que tem que ser assim mesmo (afinal, são só cabides, eles dizem) ou não faz nada para mudar. Só se a sociedade começar a boicotar. Eu não compro roupa da Forum (e Tufi Duek) porque em um shopping aqui pertinho colocaram um outdoor imenso na loja em reforma com uma criancinha de uns 10 anos usando roupas de adulto e fazendo poses sensuais, urg.

  5. Litha disse:

    Se eu fosse estilista, ia fazer um desfile sem modelos, só com cabides pendurados em alguma esteira no teto, pra mostrar pro mundo que se precisam de cabides, que usem cabides, não mulheres.

  6. Tamara Ka disse:

    Litha, rss…
    Mas essas roupas seriam vara vender? Quem se identifica com essas modelos e acha que seu corpo é igual? Aí tem também algo esquizofrênico, não é?

  7. Litha disse:

    Tamara, essas roupas não são para vender. O desfile é conceitual, é pra lançar as tendências que tendem a ser exageradas na passarela. Quando as roupas forem feitas pra vender, seguirão as tendências de maneira que possam ser utilizadas na rua ;)

  8. Nilda disse:

    Eu vi algumas matérias sobre oi estado esqueléticos destas modelos, e o que mais me chocou foi que a maioria dos entrevistados acharam normal a magreza delas!!
    Isso sim me chocou muito.. e dizer que é por conta dos desfiles na Europa ou dos EUA é hipocrisia pura, pq nos desfiles deste ano não haviam tantas modelos esqueléticas por lá…

    E aproveitando: obrigada poer terem respondido meu e-mail sobre este assunto! Demorei pra lê-lo, pq estou num esquema de trabalho bem louco, de quase 12 horas diárias longe da net, por isso só li bem depois de vcs enviarem e não tive mesmo como responder…
    Mas foi uma das melhores coisas que me aconteceu ultimamente ver que vcs realmente leem e respondem!!
    (tá, com o tempo talvez não dê mais pra vcs fazerem isso, mas vou aproveitar enquanto vcs conseguem responder)

  9. Erica disse:

    eu não as acho magras.
    Tem algumas até com as pernas meio gordinhas.
    Não acho certo os disturbios alimentares, mas, as modelos, tem um biotipo alto e magro.

  10. Adriano disse:

    Pego as gordinhas, as magrinhas, as esqueleticas …

  11. tamires disse:

    nao gostei,por que estam falando nas magras!!!!!!!!!
    eu tambem sou magra e nao gostei do jeito que estam falando que mundo e este,as gordinhas estam querendo tomar o luga das magras !!!!!!!!ISSO NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    • Tamires, você leu o artigo? Onde está escrito que as gordinhas querem tomar conta do mundo numa cruzada sagrada contra as magras? A questão levantada (e muito séria, diga-se) diz respeito à magreza excessiva das modelos de passarela (principalmente) que beira a doença, mais especificamente a anorexia. Modelos de 20 anos com IMC igual ao de crianças de 9 não é, de forma alguma, sinal de saúde.
      Por favor, leia o texto com atenção e verá que seu comentário e sua indignação não fazem o menor sentido.

  12. m eduarda torres silva disse:

    esqueleto num é serio pelo amor de Deus

  13. Fátyma Sousa disse:

    Coitada dessas meninas… Só Jesus na causa!!!😢😢

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *