Gordos são melhores candidatos que magros?

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 03 de março de 2010

CandidatosA jornalista Cristiane Segatto apresentou em sua coluna no site da revista Época um curioso estudo publicado na revista científica Obesity: Políticos gordos têm uma avaliação melhor dos eleitores do que os magros. E isso é exatamente o oposto em relação às mulheres.

O estudo, realizado pela professora Beth J. Miller, do departamento de ciência política da Universidade do Missouri, em Kansas City, envolveu 120 estudantes de psicologia e ciência política com 24 anos em média. Eles avaliaram quatro candidatos a partir de fotos e descrição de crenças políticas.

Os candidatos não eram reais, já que isso que podeira influenciar o julgamento dos estudantes. O mais interessante: As fotos foram manipuladas para que a mesma pessoa aparecesse tanto como gorda quanto magra (uma das imagens ilustra esse post).

A avaliação deveria levar em conta traços positivos (moral, competência, capacidade de liderança, inteligência, energia, capacidade de enfrentar um trabalho extenuante) e negativos (desonestidade, preguiça, indisciplina, falta de confiabilidade). Os candidatos “equivalentes” receberam notas diferentes de acordo com o sexo e o grau de obesidade.

Os homens gordos receberam as melhores notas. As mulheres gordas, as piores. Cristiane Segatto entrevistou a coordenadora da pesquisa sobre esse resultado. Ela acredita que o principal aspecto que influenciou o resultado negativo para as mulheres obesas foi a questão cultural, já que a sociedade “exige que as mulheres sejam magras”.

No caso dos homens, a pesquisadora acredita que ao ver um candidato obeso os eleitores o associam “a uma pessoa mais forte, com mais massa muscular e, portanto, mais apta a uma rotina pesada”.

O estudo indica que os estereótipos podem ser mais importantes na decisão do voto do que apenas questões como ideologia, partido e posições sobre temas específicos. Esses tópicos continuam importantes, “mas a aparência física parece desempenhar um papel mais importante do que os pesquisadores e os próprios candidatos notaram até hoje. Quem pensa em disputar um cargo político não deve ignorar esses esteriótipos”.

Vale o registro de que a pesquisa foi feita com um grupo específico e que não necessariamente corresponde à realidade de todos os eleitores e nem à realidade brasileira. Ainda assim, os resultados são interessantes como ponto de partida para outros estudos (a própria equipe da Universidade do Missouri pretende fazer a pesquisa com a população em geral).

—–

Fonte:
Um gordo pode ser presidente? E uma gorda?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Gordos são melhores candidatos que magros?”

  1. Control+JR disse:

    Então, Marcos Maciel nem pensar, né?

  2. @gustavopereira disse:

    hAHHAHAA isso é fato! HAHAHA

  3. […] da saúde jogando videogame Site para “pessoas bonitas” expulsa membros que engordaram Gordos são melhores candidatos que magros? Rodeio de gorda? Coisa de babaca! Aliens preferem os gordos! Mau humor engorda! Kevin Smith é […]

  4. […] da saúde jogando videogame Site para “pessoas bonitas” expulsa membros que engordaram Gordos são melhores candidatos que magros? Rodeio de gorda? Coisa de babaca! Aliens preferem os gordos! Mau humor engorda! Kevin Smith é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *