Por que ir a um spa?

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 19 de março de 2010

Contrapeso

Não sei vocês, mas eu estou me divertindo muito acompanhando as desventuras do Lucio no spa. Ver o quanto meu pobre amigo está sofrendo tendo de se virar com porções ridículas de comida faz meu lado sádico gargalhar violentamente. E sim, eu sei que isso é errado, mas não consigo me controlar.

Nunca entendi o propósito dos spas. Quer dizer, sei pra que eles servem, mas não entendo o que faz um gordo se meter em um deles. É muita ilusão achar que todos os seus problemas de peso serão resolvidos em apenas uma semana. Não dá pra mudar os péssimos hábitos alimentares cultivados ao longo de anos em tão pouco tempo.

Tá certo, eu nunca fui a um spa. Tudo que sei sobre esses lugares foi de ouvir falar. Além do Lucio, tenho outros amigos que já passaram temporadas nessas clínicas de emagrecimento. Inclusive minha prima e seu marido se conheceram num spa.

A verdade é que eu não consigo compreender a lógica de um spa. Por que pagar uma fortuna pra ficar preso num hotel cinco estrelas onde você não pode comer nada e é forçado a fazer exercícios físicos o tempo todo? A não ser que você tenha MUITA grana e passe pelo menos uns três meses por lá, em tratamento, não vejo sentido nisso.

Mesmo sem estômago, continuo pensando como gordo, e o que a minha mente obesa diz é o seguinte: “assim que sair deste inferno, vou parar num rodízio e comer como se não houvesse amanhã”. E nem adianta bancar o ofendido, caro leitor, tenho certeza que todo mundo pensa nisso pelo menos em algum momento.

O grande problema que vejo nos spas é o mesmo de todas as dietas que já fiz, em algum momento você vai sair da linha, e é preciso muita força de vontade pra não perder o foco e jogar todo o trabalho fora. E digo isso por experiência própria, pois mesmo sem estômago, já voltei a engordar.

A verdade é uma só, não existe fórmula mágica para emagrecer. O segredo não é se internar num spa, fazer redução de estômago, tomar sibutramina ou encarar a tal ração humana. Tudo isso será em vão se não existir uma vontade real de mudar.

Eu torço de verdade pelo Lucio, espero que o spa seja apenas o primeiro passo para o seu processo de emagrecimento. Uma espécie de terapia de choque mesmo, pra forçá-lo a continuar na dieta e motivá-lo a perder mais peso.

E sobre minha prima e seu marido… eles voltaram outras vezes ao spa, até que desistiram do paliativo e resolveram passar pela gastroplastia. Fizeram a redução de estômago no mesmo mês. Alguns anos depois, ela continua magra, ele voltou a engordar. Os dois tiveram um filho e estão muito felizes juntos.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Por que ir a um spa?”

  1. uirsu disse:

    Cara, eu vejo o Spa como um gatilho, uma pequena terapia de choque, uma desitoxicaçao rapida de maus-habitos. Quantas vezes alguem nao pensou em maneirar na comida, ou começar a fazer algum exercicio, mas por diversos motivos desanimou. No Spa isso é monitorado, motivado. Depois de passar por um, muita gente se anima a manter uma dieta mais tranquila, ou continuar alguns exercicios por pique. Eu sempre achei o "start" a parte mais dificil da dieta.

  2. Carmen Martin disse:

    Depende do Spa que você vai. Hoje não são todos são para emagrecer. Frequento o Buddha Spa para equilibrar meu humor e procurar bem estar. Pilates, massagem ayurvedida, shiatsu, ofurô são ualgumas das coisas que melhoraram minha qualidade de vida e me deixam mais equilibrada. Funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *