"Gordo é tudo preguiçoso"

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 14 de maio de 2010

Todos conhecemos bem os estereótipos sobre os gordos: preguiçosos, desleixados, despreocupados com a própria saúde, etc. Como todo estereótipo, essas percepções são carregadas de preconceito, associando a todo um grupo características que podem existir ou não em quaisquer pessoas, sejam gordas, magras, altas, baixas e por aí vai.

Para corroborar ainda mais a visão de que o preconceito contra os gordos é real, a Universidade de Alberta (Canadá) fez um estudo no qual pessoas deveriam observar duplas de imagens, entre elas uma foto de uma pessoa gorda vendo TV e outra com uma pessoa magra na mesma situação. Junto a cada imagem, havia uma palavra com determinada cor. Os pesquisadores, então, perguntavam sobre a cor da palavra e, de acordo com a demora da pessoa em responder, tiravam conclusões sobre o que pensavam sobre aquilo.

No caso das imagens de um gordo e um magro vendo TV, por exemplo, a palavra relacionada era “Coach Potato” (“Batata de Sofá”, uma gíria canadense para pessoas preguiçosas). Os entrevistados demoravam mais para responder sobre a cor da palavra quando viam a imagem do gordo, o que, para os pesquisadores, indica que havia uma associação da imagem à palavra, “concordando” com seu significado (caso contrário, perceberiam apenas a cor e responderiam mais rapidamente).

A pesquisa demonstra que esses estereótipos são fortes na cabeça de todos (inclusive na dos próprios gordos) e que ter uma consciência deles ajdaria a lidar com a influência negativa desse tipo de pensamento para o dia-a-dia.

—–

Fontes:
Pesquisa de percepção diz que pessoas obesas são vistas como preguiçosas

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “"Gordo é tudo preguiçoso"”

  1. Morbeck disse:

    Eu já fui mais gordo do que eu sou hoje, emagreci e apesar de estar engordando novamente, nada comparado a antes, mas uma coisa sempre continuou, eu sempre fui preguiçoso e se não me engano, o fato de emagrecer e depois engordar não mudou meu nível de preguiça. Então acho que é mais um esteriótipo, apesar de que uma pessoa gorda, vai ter mais trabalho, vai ter que fazer mais força para se locomover, visto que seu peso corporal é maior.

  2. lucas disse:

    conheço um camarada que é sustentado pela mulher , fica o dia inteiro deitado no sofá so vendo tv , so levanta pra comprar cigarro é tão preguiçoso que come deitado, esses dias esgasgou sério quase morreu,estaria eu falando de um gordo ou obeso, não essa peste deste homen é magro e muito magro não chega 70 quilos, nem todo magro é atleta e nem toda gordo é um preguiçoso!!

  3. tina disse:

    olha meu pai tem 66 anos pesa 110 quilos e trabalha como pedreiro levanta 6:30 da manhã e vai trabalhar e volta 5:30 da tarde meu pai ja é um senhor idoso , obeso e trabalha mais que muitos jovens por ai, por isso acho que toda regra tem varias exceçoes

  4. Mariana Regina Julio disse:

    Eu acho que ser gordinho é charmoso . E esse estereóticos são só mais uma maneira de de poder discrinar as pessoas

    Todos tem que ser diferente, por isso nem todos tem a mesma altura, o mesmo peso, o mesmo corte de cabelo , e por ai vai

    GORDINHOS estou com voces (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *