Você é gordinho e se sente saudável? Espere até fazer 40 anos…

Eduardo Passadiço
@Eduitter

Publicado em 19 de junho de 2010

Pensando bem… é melhor não esperar!

Não se deixe enganar pela aparente “saúde de ferro”. Por trás dessa vitalidade que você sente, seu corpo pode estar enfraquecendo. Sua atual condição médica, mesmo sendo saudável, não é garantia de boa saúde pra sempre. Principalmente se estiver com uns quilinhos a mais.

Um estudo conduzido por Brant Jarret, estudante da Ohio State University (Estados Unidos), mostra que, de uma forma geral, pessoas com sobrepeso tomam mais medicamentos do que pessoas “dentro do peso” e que essa diferença passa a ser mais significativa após os 40 anos.

Essa pesquisa, envolvendo 9.071 mulheres e 8.880 homens, teve por objetivo determinar a relação entre índice de massa corporal (IMC), idade, sexo e uso de medicamentos. Observou-se que após os 40 anos, as pessoas com excesso de peso tomam mais medicamentos que as com peso “normal”. Entre os homens analisados, constatou-se que 60% dos obesos estavam sob uso de remédios, enquanto que os “dentro do peso” não chegavam a 40%. Jarret e a equipe que conduzia o projeto concluíram que, embora a obesidade não afeta de modo direto a saúde em pessoas mais novas, o consumo elevado de medicamentos após os quarenta origina-se em parte no elevado IMC enquanto jovens.

Em busca de mais informações, enviei e-mail a Jarret perguntando sobre os estudos e pesquisas atualmente sendo realizados sobre o assunto. “A maioria dos estudos focam nos fatores de risco, não na atual condição do obeso”, explica.

Jarret também relatou que a Organização Mundial de Saúde apresentou um estudo dizendo que as pessoas com IMC de 28 têm maior taxa de mortalidade. Porém, conforme disse ao New York Times, o IMC é uma medida imprecisa para analisar tanto os fatores de risco quanto a atual saúde da pessoa.

Portanto,se você está com 20 ou 30 anos e tem “excesso de gostosura”, pode até continuar assim se isso lhe deixa feliz, mas faça um check-up pra ter certeza que está tudo em ordem e não se arrepender tarde demais por não ter feito uma “dietinha”.

—–

Fontes:
Risks: Obesity Is Found to Take Toll After Age 40
The influence of body mass index, age and gender on current illness: a cross-sectional study

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

9 respostas para “Você é gordinho e se sente saudável? Espere até fazer 40 anos…”

  1. @Gustavopereira disse:

    HAHAHAHHA eu comecei a ter dores nas costas. Ai eu comecei o regime e a dor foi pro caramba!

  2. Certíssimo, tem que se cuidar mesmo. Eu sou também preciso fazer um check-up… Mas as mulheres se cuidam mais do que os homens, pra elas qualquer coisinha vai pro médico (o q tá certo), no homem pode aparecer um calombo na ponta do pinto q ele se preocupa em saber qtos centímetros ganhou com isso…Abraços…mto bom Edu!

  3. k disse:

    finalmente alguém sensato aqui. eu não sou contra gente acima do peso. de forma alguma. inclusive acho que os padrões de "tamanho" andam loucos. mulheres perfeitamente normais são consideradas "gordinhas" sem ser. sim, o imc não é confiável. ainda mais se a pessoa malha pesado (meu caso – nem meu endócrino não me pesa. checamos lipidograma, tireóide, hemoglobina glicada… pq eu já vi que o imc e o peso em si me angustiam mais do que tudo). o que acontece é que muita gente sai por aí se gabando de não ligar pro peso… até o momento em que o peso realmente "pesa". aí vêm diabetes, dores nos joelhos, nas costas, problemas pra engravidar… isso qdo a mulher não entra na menopausa já com sobrepeso. se isso acontece, é pior ainda pra evitar certos problemas e conseguir emagrecer. o que eu acho louco é a ditadura da magreza famélica. as pessoas deviam se preocupar não só em fazer check-ups, mas em se manterem num peso dentro do normal e saudável (o que não significa 50kg em 1.80). até alguns tipos de câncer podem ser evitados com estilo de vida melhor (como de mama e intestino). sim, há o componente genético pra tudo, mas existe algo pra catapultar essas tendências genéticas. o que penso é que o que pode ser evitado deve ser evitado.

  4. Renata disse:

    "K"… considero que este blog seja inteiramente composto de pessoas sensatas. De todos os posts que já li, não consegui ver em momento algum uma apologia à obesidade… muito pelo contrário: "menos comida e mais informação", já diz o lead.

    Pelo que entendi até agora, "Papo de Gordo" é um espaço virtual que visa esclarecer sempre os riscos de uma alimentação incorreta e – com leveza – mostrar também que quem não se encaixa num padrão de beleza pré-determinado pela sociedade, pode ter suas vantagens… ;)

    Sou leitora fiel… rsrsrs… mas só me tornei fã porque acredito que a "saúde" (corporal, mental…) está sempre em primeiro lugar por aqui.

    Bom, como dizia Caetano: "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é…"

    Parabéns pelo post, Du!
    Parabéns pelo blog, "equipe de peso"!!! :)

  5. k disse:

    não, renata! desculpe se me expressei mal. aliás, me expressei, sim. o "aqui" era algo como "na internet" – até pq os exemplos que citei não existem aqui. descobri esse site por conta daquela discussão da sibutramina (nunca tomei, mas me interesso por esses assuntos muito). desculpe mesmo. pq eu tenho achado o site bem interessante. tenho visto muita coisa por aí como "sou gordo e sou feliz e super saudável". ok, eu até acho que as pessoas têm que ser felizes sempre. gordas ou magras. ou até emagrecerem, sei lá. não condeno os gordos. mas sei dos problemas que têm ou muito provavelmente terão. sou super a favor de as pessoas se aceitarem. mas tbem de aceitarem que algumas escolhas têm seus preços. foi até bom vc ter falado isso pq eu não me toquei de que poderia ter sido entendida de outra forma! foi mal, pessoal!

  6. Renata disse:

    Oi, K… que bom q ficou tudo mais claro… rsrsrs!

    Olha, sobre a sibutramina, nem lembro se comentei isso por lá, mas eu tenho usado há um mês e me ajuda bastante a controlar a ansiedade. Porém isso só pode ser feito com acompanhamento médico, por quem não tem problemas cardíacos e, no máximo, por três meses…!!! E, como qualquer outra substância, não deve ser retirada do organismo de uma vez só: comecei com a de 15mg, depois passarei pra 10, 5… até parar completamente. É só uma ajuda pra o início da dieta, não é uma anfetamina, não queima as calorias por mim ( tenho que malhar), mas me deixa menos ansiosa. Como tenho hipotireoidismo (o que precisarei controlar pro resto da vida), meu médico tb passou uma dieta "glúten-free"… e pediu tb pra que eu não consumisse açúcar, frituras e álcool. Eu obedeci.

    A sibutramina ajudou, é claro. Compulsão zero!!! E nesse 1º mês, lá se foram 10 kilos.

    Mesmo emagrecendo, tenho uma estrutura larga e nunca serei ( nem quero ser) esquelética! E já estava no processo de aceitar o formato do meu corpo, de me aceitar inteira, antes de conhecer esse blog. Devo confessar que a leitura quase diária dele tem feito com que eu entenda cada vez mais o meu caminho… e acho que, com meus comentários e exemplos, posso acabar ajudando alguém que tenha passado pelos mesmos problemas que eu… vai que, né? rsrsrs…

    Fique bem, K… tenho certeza que a galera aqui vai entender tb… ;)

  7. k disse:

    =) ah, então… a coisa da sibutramina me interessou pq eu me interesso por nutrição esportiva. sempre acompanho com meu endócrino e nutricionista tudo que rola no meu corpo. sou malhadora de carteirinha há 10 anos já. =) e tenho hipotireoidismo tbem. diagnosticado em 2000 e controlado desde então (mal das virginianas? hahah). eu nem engordei muito na época, foi mais coisa de pele e cabelo que deu o susto. mas, desde então, tudo bem. o negócio da sibutramina é que eu li há muito tempo que uns shakes desses substituidores de refeição teriam sibutramina. aí saí pesquisando. acabou que nunca tomei e nem preciso, mas me interesso por tudo que entra ou pode vir a entrar no meu corpo. malhação e comer direitinho serão agora obrigação pro resto da vida. minha mãe morreu há um ano de câncer de intestino. o médico falou que tem um grande componente genético (já fiz exames e tô bem, mas muito nova, segundo ele, pra ter algo), mas que comer direito e malhar (principalmente exercícios de carga) podem afastar ou até retardar crescimento de qualquer célula cancerosa. ele falou que é um típico câncer de estilo de vida. ela era magra pra caramba. acho que, por isso, nunca achou que precisaria malhar ou comer direito. já eu… sempre pesquisando tudo por aí desde pequena, sempre fui meio "saúde". não sou alucinada por corpo, mas tudo em mim melhorou com malhação pesada. sou meio alucinada por saúde. comecei pq os joelhos eram soltos e agora é como escovar os dentes pra mim: não morro de tesão por fazer isso, mas tenho que fazer. =) beijos!

  8. Renata disse:

    "k"… vou lançar um alerta para todas as mulheres do signo de virgem sobre o hipotireoidismo… rsrsr…

    Nunca tomei esses shakes, mas concordo totalmente com vc sobre a preocupação com a questão genética (tb tenho possibilidades de me tornar herdeira de uma série de coisas q não seriam legais pra minha saúde, por isso hj minha saúde está em primeiro lugar, mas sem paranóias…).

    Ah K… vou ter que deletar nossos comentários naquele tópico do meu blog (não tinham muito a ver com o assunto e uma galera ficou boiando… rsrsrsrs), mas vc é sempre bem-vinda por lá!!! Leia e comente os posts qdo quiser, ta?

    Bjsssssss!!!!

  9. joao paulo disse:

    tem muito gordinho(a) por ai q nao tem essas doenças(hipertensao,diabetes,obesidade)…como eu.mas e claro q nao tem q sair do controle e comer pra caramba,ne?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *