Deu ruim! Acabou o argumento ‘sou um gordinho saudável’

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 18 de agosto de 2017

Pesquisadores do Imperial College London e da Universidade de Cambridge, ambos no Reino Unido, acabam de divulgar uma descoberta que afeta profundamente a vida dos nossos leitores de peso: mesmo com exames ‘bons’, pessoas com uns quilinhos a mais têm risco cardiovascular maior que quem está ok com a balança.

Os estudos publicados no “European Heart Journal” analisaram dados de mais de meio milhão de pessoas em dez países europeus e demonstraram que apesar da aparente saúde, quem está com sobrepeso ou obesidade tem risco cardiovascular aumentado em comparação com aquelas que estão no peso ideal. Os gordinhos têm até 28% mais chances de ter um ataque cardíaco, mesmo se todos os exames estiverem bons – como níveis de açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial, por exemplo.

Sendo assim, quem anteriormente era enquadrado na literatura médica como obeso metabolicamente saudável acaba de perder esse título. Os pesquisadores defendem que, mesmo ainda não apresentando alterações metabólicas (aumento da pressão arterial, alto nível de açúcar no sangue e níveis alterados de colesterol), pessoas com excesso de peso simplesmente passarão a ter um perfil metabólico não saudável mais tarde.

Fazendo o corpo trabalhar mais

A conclusão trazida pelo estudo tem uma explicação bem simples. Para entender isso, basta pensar no desgaste do seu corpo para funcionar com tantos quilos a mais.

De acordo com as definições da Organização Mundial da Saúde (OMS), aqueles que têm IMC de 25 a 30 estão com sobrepeso, e os que se encontram acima de 30 são considerados obesos. Em entrevista para o jornal O Globo, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Alexandre Hohl, explica que ter IMC acima do ideal significa que a massa corporal é maior do que aquilo que foi projetado para o sistema circulatório humano. Isso quer dizer que o coração vai trabalhar mais para gerenciar toda essa massa.

E então? Agora que acabou a desculpa “sou um gordinho saudável”, você está preparado para iniciar a dieta e as atividades físicas?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *