O apetite voraz da garotada tem explicação

Camila Téo
@milateos

Publicado em 12 de julho de 2010

A adolescência é uma das fases mais gostosas da vida. As primeiras descobertas, festinhas e atividades que parecem não ter fim… Mas tudo isso demanda uma grande quantidade de energia não é mesmo? Então esses jovens precisam se alimentar bem e, por isso, demonstram grande empenho durante as refeições, comendo de maneira voraz todos os dias e, em muitos casos, até preocupando os adultos responsáveis por eles. Para responder a esses anseios, um instituto de saúde dos Estados Unidos realizou um estudo com 200 adolescentes em fase escolar, com idades entre 8 e 17 anos. O objetivo era analisar a quantidade de calorias que eles andam ingerindo durante uma única refeição. Após dois dias consecutivos de almoço animado com essa galerinha, sendo que no primeiro eles se alimentaram como de costume e no segundo deveriam comer o máximo que conseguissem, foi feita uma divisão por idade e gênero dos adolescentes. Assim, foi constatado que: Essa diferença de consumo de calorias entre meninos e meninas pode ser explicado pelo período de puberdade, que chega em faixas etárias diferentes para eles e para elas.  Os garotos entre 10 e 13 anos ainda podem ser considerados crianças, enquanto as garotas já iniciam um processo importante no desenvolvimento corporal, como o arredondamento das formas e a primeira menstruação. Somente aos 14 anos é que os meninos começam a sentir as mudanças físicas, como o aparecimento dos pelos e outros aspectos que fazem com que o metabolismo tenha a necessidade de mais calorias. Isso resulta na fome de leão dos mocinhos!

Resumindo: os adolescentes comem mais no período em que crescem mais, sendo que o dos garotos tem início quando o das garotas está terminando. Mas deve-se ter cuidado com sobrepeso, para que não se tornem adultos obesos e posteriormente portadores dos males que isso pode causar.

Por outro lado, se o adolescente que você tem por perto está com o peso normal e anda devorando a casa em surtos esfomeados semelhantes ao do nosso amigo Taz, esse comportamento não deve ser considerado um distúrbio ou motivo para alarme.

—————–

Fontes:

Por que adolescentes têm tanto apetite?

Teenage boys really do eat a lot: study

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “O apetite voraz da garotada tem explicação”

  1. Gostei, interessante. OBS: tem um erro de escrita depois de "Resumindo:", perto do Taz. Bejunda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *