O mistério do paladar de homens e mulheres

Louise Katherine
@Loukath

Publicado em 13 de julho de 2010

Uma mulher está à espera de uma resposta de emprego. Ela está ansiosa, rói as unhas e não sai do lado do telefone, a não ser pra dar uma corridinha até a mercearia para comprar cinco caixas de Bis e devorá-las na velocidade da luz.

Agora substitua a mulher pelo homem na mesma situação.

Em vez dele correr para o mercadinho mais próxima e comprar chocolates ou suspiros, ele vai direto para o fogão esquentar a feijoada que sobrou do domingo e a finaliza com umas latas de cerveja.

Com base nessa história, lembramos o quanto homens e mulheres possuem paladares diferentes. Mas por que essa diferença? Seriam razões biológicas ou sociais?

Em entrevista à Folha Online, a endocrinologista e nutróloga Vânia Assaly afirma que a resposta para essas diferenças está nos hormônios femininos e masculinos. A relação entre eles e os alimentos é o que determina o ponto de saciedade e prazer.

Sendo assim, as mulheres são as que mais abusam dos alimentos adocicados e não resistem uma barra de chocolate, principalmente quando encontram-se de TPM – apesar de, nesta fase, o mais adequado seria evitar alimentos muito doces por intensificar mais ainda os sintomas. Geralmente, elas também são mais chegadas em saladas, vinhos doces e frutas. Isso porque é a serotonina que equilibra o bem estar das meninas.

Já nos homens, a dopamina é o hormônio que comanda o seu estado de espírito. Portanto, quando você estiver com seu marido ou namorado mal-humorado e desmotivado, dê a ele bacon, whisky ou um enorme X-Tudo. Outra opção é mandá-lo correr na praia pra não engordar depois de comer tanta bobagem.

Ainda de acordo com a matéria publicada pela Folha Online, na contramão das questões físicas, o pesquisador Brian Wansink, do Food and Brand Lab da Universidade de Cornell (EUA), diz que as influências sociais foram determinantes para esse padrão de escolha de homens e mulheres. Ele não descarta completamente as influências biológicas, mas afirma: “Se não existisse o chocolate, a gente buscaria frutas com essa mesma qualidade no paladar“.

Para investigar esses dados psicólogicos, sociais e biológicos dos paladares de homens e mulheres, entrevistei uns colegas do Papo de Gordo –  Dudu Sales, Tio Lucio, Vivacqua, Maira e Bruna – e a blogueira/podcaster Raquel Gompy, a Mafalda (do Monacast e do Monalisa de Pijamas). Será que eles se encaixam nestes padrões?

Ao serem questionados sobre suas preferências alimentares na hora do almoço, a bebida mais apreciada e o que dá vontade de comer quando bate aquela ansiedade, a maioria dos caras do Papo de Gordo mostraram que são mesmo alucinados por uma gordurinha. Seus alvos são geralmente bacon, churrasco, feijoada e fritas. Whisky é a bebida eleita, confirmando a preferência por gostos amargos, com exceção do Tio Lucio que não bebe (ganhou muitos pontos com a nutricionista aqui). Dudu Sales é um típico macho man do paladar, por ter se enquadrado em todos os critérios das pesquisas científicas.

As garotas também não fugiram dos padrões. O vinho é unânime nas suas preferências, embora Bruna não dispense uma tequila. Vegetais e sushi também estiveram muito presentes em suas refeições diárias, além de muita massa. Por fim, o chocolate se consagra como o melhor amigo das meninas, tanto que a Maira o aclama em sua resposta: “Chocolate forever!”.

Brincadeiras à parte, o assunto aqui é sério. Algumas escolhas podem ser prejudicias ao organismo para ambos os sexos. O consumo de gorduras, doces, álcool e massas em demasia não é nada legal para a saúde. Uma alimentação saudável poderia tranquilamente corrigir essas variações hormonais. Basta apenas adotar uma.

Nota: Enquanto rascunhava este post, não resisti e comi uma barrinha com 76g de chocolate. Sou nutricionista, mas sou humana!

—————————–

Fonte:
Entenda por que mulheres preferem quiche e homens, bife com gordura

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “O mistério do paladar de homens e mulheres”

  1. adorei o post, tudo a ver. Ataco doces qdo ansiosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *