"Superalimentos": eles existem?

Louise Katherine
@Loukath

Publicado em 21 de agosto de 2010

Cada vez mais os alimentos conquistam espaço de destaque na mídia, seja em programas de televisão, matérias de revistas de saúde e até em milhares de informações que podemos encontrar pela internet. Os temas que podem ser discutidos são os mais diversos, como alimentos que combatem as doenças cardiovasculares, reduzem o risco de câncer, evitam a osteoporose, entre outros tópicos.

Alguns alimentos carregam em sua composição mais que apenas água, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais. São os alimentos funcionais, que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde como obesidade, câncer, doenças cardiovasculares e hipertensão.

Especialmente para os leitores do Papo de Gordo, selecionei um Top 10 Power food. A disputa foi tão acirrada que podemos considerar até que houve empates técnicos em algumas posições.

No décimo lugar, vem a berinjela. Muito temida pelas crianças, ela contém polifenóis, saponinas, esteróides e flavonóides. Ainda está em fase de estudos uma provável ação na redução de colesterol.

Um grande empate marca o nono lugar: Uva, cereja, amora, morango, jabuticaba, açaí, batata-inglesa, couve-flor, repolho, cebola, tomate e escarola! Todos esses alimentos contêm flavonóides e têm em comum efeitos na prevenção de doenças cardiovasculares e ação antioxidante.

Quem ocupa o oitavo lugar são as bebidas lácteas e iogurtes. Conhecidos como probióticos ou bactérias benéficas, seu efeito está diretamente relacionado com o aumento da resistência a infecções. Além disso, reduzem o colesterol e protegem a flora intestinal. Os probióticos ainda sintetizam algumas vitaminas e ainda inibem o H. pylori, a famosa bactéria causadora de gastrites e úlceras.

No sétimo lugar está o gengibre. Esse alimento é “o cara” no Japão por conter os rizomas da éspecie Zingiber offcinales Roscoe, gingerol e componentes voláteis aromatizantes. Há estudos sobre a ação do rizoma na inibição dos depósitos das placas de ateromas, podendo evitar problemas cardiovasculares. Além disso, o gingerol age como um antiemético (alivia sintomas como enjoo, náuseas e vômitos).

Chegando em sexto lugar, um empate entre azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja, abacate e nozes. O que estes alimentos têm em comum? São ricos em vitamina E, antioxidante poderoso que reduz o risco de doenças cardiovasculares e câncer, melhoram o sistema imune e dão um aliviada nos processos degenerativos em relaçãoàa idade, como catarata e artrite.

O quinto lugar é ocupado pela laranja, rica fonte de vitamina C (ácido ascórbico), que promove incontáveis benefícios ao organismo. Porém, o que eu julgo mais fantástico é sua ação “super antioxidante“, auxiliando facilmente a absorção do ferro no organismo.

O alho está em quarto lugar. Este “pequeno gigante” tem uma série de componentes benéficos a saúde, ação antiviral, antitumoral, antibiótica, antifúngica, antitrombótica e redutora de colesterol. Dá-lhe, alho.

A medalha de bronze está dividida entre azeite de oliva, peixes, algas marinhas, óleo de soja e de girassol (sim, eu sei que esses aparecem pela segunda vez na lista). Estes alimentos têm em comum o ômega-3 e 6, que combatem de forma esplêndida os processos inflamatórios e na coagulação do sangue, impedindo a formação de trombos nas artérias e diminuem os níveis de colesterol ruim.

O segundo lugar fica com aveia, repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, feijão, vagem e lentilha por possuírem fibras que protegem do câncer de cólon e de reto, além de prevenirem doenças cardiovasculares.

Finalmente, em primeiríssimo lugar, a medalha de ouro vai para a soja! Estamos falando de um alimento com proteínas de alto valor biológico (substitui praticamente a carne neste quesito) e pelo fato que, em 25 anos de muitas pesquisas, são evidentes seus efeitos benéficos, dentre os quais podemos destacar: redução de colesterol, indução de uma diminuição da relação insulina/glucagon pós-pandrial (bom para os diabéticos) e por conter Isoflavonas reduz o estrogênio, atuando na prevenção do câncer de mama.

E aí, alguém mudaria as posições dos alimentos?

Quem quiser saber mais sobre os alimentos funcionais, pode consultar o site da Anvisa.

—–

Fontes:
Gigantes da alimentação
Cogumelos blindam o organismo e enriquecem o cardápio
Alimentos que previnem doenças
Alimentos que previnem doenças (outro texto)

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “"Superalimentos": eles existem?”

  1. Segredo: Bater tudo no liquidificador e tomar. Posso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *