Quem anda rápido vive mais

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 11 de janeiro de 2011

Este é mais um daqueles estudos que te deixam com uma pulga atrás da orelha e se perguntando: “será que é verdade?”.

Desta vez, os autores são membros de uma equipe da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Eles reuniram dados de nove estudos anteriores (realizados entre 1986 e 2000) e chegaram à conclusão de que a velocidade dos passos pode garantir uma vida mais longa. A descoberta foi publicada na revista médica Jama.

Os 34.485 participantes da pesquisa caminhavam a uma velocidade média de 0,92 metros por segundo ao percorrer distâncias de 2 a 6 metros. Ao longo do tempo em que foram monitorados,  um total de 17.528 morreram. À medida que os idosos se aproximavam dos 75 anos de idade, os cientistas garantem que a influência da rapidez do andar começaram a aparecer.

Independente do sexo, nos primeiros 5 anos, cerca de 84,8% dos participantes sobreviveram. Após 10 anos, o valor caiu para 59,7% e, conforme a velocidade média aumentava, a chance de continuar vivo ia de 19% para 87% em homens; e de 35% para até 91% entre as mulheres.

Antes de sair por aí pedindo pro seus avós apertarem o passo, saiba que os pesquisadores afirmam que essa análise da expectativa de vida com base apenas em dados de idade e sexo oferece informações limitadas. Isso porque, como todos sabem, a longevidade depende do estilo de vida adotado.

Sendo assim, pergunto: adiantou alguma coisa gastar tanto tempo e dinheiro nesse estudo? Na dúvida, acho que vou começar a fazer caminhadas (com passo acelerado) todos os dias.

—————

Fonte: Ritmo da caminhada pode aumentar longevidade, diz estudo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Quem anda rápido vive mais”

  1. Nana Pinho disse:

    Se depender de caminhar rapido morri…essas pesqueisas realmente me deixam com a pulga atras da orelha assim como uma que postei em um dos meus blogs que diz que dormir de luzes acessas engorda…

    Beijos ") @Nanazudah
    http://meninacajuina.blogspot.com/ http://gordinhasdointerior.blogspot.com/ http://opesodopreconceito.blogspot.com/ http://deliciasdaclarisse.blogspot.com/ http://descobertasdela.blogspot.com/ http://minhamusicalidade.blogspot.com/

  2. @Gustavopereira disse:

    Eu sempre andei rápido. Espero qeu essa pesquisa esteja certa.

    Ando rápido pq é mais rápido. Acostumei com isso. Quando preciso andar de vagar fico estressado como se o computador estivesse precisando de mais memória. HAHAHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *