Bebês que nascem de cesariana têm mais risco de engordar

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 09 de maio de 2011

Segundo o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, bebês que nascem de cesariana têm 58% mais chance de se tornarem adultos obesos. A conclusão surgiu a partir da análise de mais de 2 mil pessoas do nascimento até a idade adulta.

O estudo começou em 1978 a partir de um banco de dados criado pela equipe do professor Marco Antônio Barbieri, do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina, que pesquisou na época 6.973 recém-nascidos. Os pesquisadores visitavam todos os hospitais de Ribeirão Preto, fazendo entrevistas com as mães e avaliando os bebês.

A segunda fase do estudo foi feita quando as crianças estavam com cerca de 8 anos. Do grupo original, foram localizados 2.861 bebês. A coleta de dados se repetiu quando eles completaram 18 anos e, finalmente, 24 (nesse momento, 2.057 pessoas continuavam participando do estudo). Foram cerca de 12 mil avaliações ao todo desde o nascimento, que permitiram uma série de pesquisas no Brasil e no mundo.

Dentre os vários tópicos analisados, estava a possível relação entre o tipo de parto e o desenvolvimento de obesidade. Segundo os dados da pesquisa, as crianças que nasceram de cesariana teriam 58% mais chance de se tornarem obesas na idade adulta do que as que passaram pelo parto normal. Uma hipótese para esse fenômeno pode ser a quantidade de bactérias do intestino, que é desenvolvida de forma diferente dependendo do tipo de parto.

Os próprios pesquisadores, contudo, deixam claro que os dados são incompletos e não permitem que se afirme com certeza absoluta os motivos dessa relação entre tipo de parto e obesidade. O estudo, por exemplo, não levou em conta questões como amamentação ou o peso das mães, o que abre espaço para pesquisas mais aprofundadas sobre o tema. O que todos concordam é que, independente disso tudo, o parto normal, quando viável, ainda é a opção mais saudável para a mãe e o bebê.

—–

Fonte:
Pesquisa aponta que bebês de cesariana têm 58% de chance de obesidade

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Bebês que nascem de cesariana têm mais risco de engordar”

  1. Irina disse:

    Calhou que eu sou gorducha e nasci de cesária. Sempre achei o fato de algumas pessoas terem mais facilidade pra engordar do que outras meio triste, temos que nos esforçar o dobro pra fazer a metade.

  2. Daigo disse:

    Estranho isso, uma vez que eu e meus irmãos nascemos de parto normal e …. somos todos bolinhas. No entanto, meus primos todos nasceram de cesaria e só 1 deles é gordo, e olha o que eu tenho é primo!

    Mas uma coisa é certa, se os pais são gordos, os filhos têm grande chance de ser, dado aos hábitos do dia a dia e outros costumes de família.. creio que há muito mais variáveis para serem computadas.

  3. Edna Soares disse:

    Olá, conheci vc´s através do programa da Eliane.. gostei muito…

    tb estou acima do peso e me sinto muito bem… as pessoas em nossa volata que se icomodam realmente….

    Parabéns pela inciativa das caminhadas.. achei o máximo.. isso mesmo temos que mostrar que somos capazes de muito mais…

    Um grande beijo a todos….

  4. Ana Claudia Santana disse:

    eu vi o programa da Eliana e me enterecei pelo assunto, nasci com complicações e então foi feita a cesariana para que podesse sobreviver os medicos disceram ao meu pai que se sauvasse a mãe a criança morreria,mais se sauvasse a mãe morreria,mais hoje eu tenho 21 anos de idade e está tudo bem comigo ,mais eu era magra quando criança fui crescendo normal,mais certa vez os meus pais me deram remédios para engordar,queria saber se isso também afeta em uma pessoa engordar,hoje tenho diabetes e estou me tratando normalmente,mais queria muito saber se posso emagrecer com saúde para a minha diabetes normalizar.

    Bjuuuuuuuuuuus e muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *