Nauru, a “Gordolândia”

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 17 de fevereiro de 2011

Gordo de Raiz, por Lucio Luiz

Você acha que o país mais gordo do mundo são os Estados Unidos? Negativo. Embora tenha uma enorme parcela da população acima do peso, a gordura “per capita” dos norte-americanos é apenas a segunda maior do mundo entre os homens e sexta entre as mulheres.

O país com maior densidade de pessoas de alta densidade é Nauru.

Isso mesmo. Nauru. Duvido que você já tenha ouvido falar. É uma ilhotinha pequenininha (21 km²) que não tem nem 15 mil habitantes. Ainda assim conseguiu ter um IMC médio de 33,9 entre os homens (contra 28,5 dos estadunidenses) e 35 entre as mulheres (as egípcias, vice-campeãs, têm uma média de 30,1).

Um país repleto de gordos tinha mesmo que ser pequeno. Uma estradona de 41 km cirunda toda a ilha, que parece um biscoito mordido ou uma pizza (dependendo do ângulo que se olhe) e, pra não dar trabalho à população, dois táxis estão à disposição para passeios variados. Dois táxis. Sério. O aeroporto só recebe voos apenas dois das por semana (ô preguiça) e uma nova edição do jornal local é lançada apenas a cada duas semanas (ê lesêra). A economia nauruana já foi baseada na extração do fosfato (na verdade, a ilha toda é praticamente formada só por esse tipo de rocha), mas hoje em dia o país é um tremendo paraíso fiscal.

Nas Olimpíadas, Nauru participou poucas vezes, sempre com halterofilismo (um esporte ótimo para os gordinhos, já que exige que se coma muita massa e que exige esforço físico apenas três vezes por competição). Por sinal, o primeiro levantador de peso nauruano a disputar os jogos olímpicos, Marcus Stephen, hoje em dia é o presidente do país. Plano de carreira bom taí. Já na Copa do Mundo, a seleção local não pode participar porque é considerada amadora (sem contar que, se quiserem lotar algum estádio durante os jogos, teriam que evacuar todo o país, deixando o pobre Marcus sozinho).

Quanto ao número assustador de gordinhos, antigamente não havia tanta obesidade, mas os hábitos malvados inseridos pelos países capitalistas imperialistas cruéis e diabólicos fizeram com que a população local aumentasse de peso. Pra ter uma ideia, atualmente o prato mais popular no país é frango frito com Coca-Cola. Juro.

Pense bem: Distâncias pequenas, pouca coisa pra fazer, paraíso fiscal, pouco risco de te obrigarem a fazer algum esporte e uma dieta à base de frango frito com Coca-Cola! O que mais um gordinho precisa pra ser feliz, ora bolas?

Quando sai o próximo voo pra lá?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

10 respostas para “Nauru, a “Gordolândia””

  1. t3chm4n disse:

    Googlando pacote de férias em Nauru nesse exato momento!

  2. Carolina disse:

    Parece um ótimo lugar.

  3. André Rossi disse:

    "Nauru" se formou devido as fezes de dinossauros. Sério. Parece absurdo, mas aprendi isso nas minhas aulas de geografia do ano passado. As fezes de dinossauro eram muito ricas em fosfato, que é o principal recurso econômico do país. Entretanto, eles tem que variar essa retirada de fosfato de um lado para outro da ilha, pois se tirarem somente de um lado… a ilha cai! Sério, "Nauru" daqui uns anos some ^^'

  4. Guilherme disse:

    Parece um paraíso mas está mais para um fim de mundo. O fosfato acabou, sobrou uma cratera. Tentaram fazer da ilha um paraíso fiscal mas ela continua sendo uma das nações mais pobres do mundo. Além de ser campeã em gordos, é a campeã mundial do desemprego (90% da população !!!).

    Querem paraíso ? Vão para as Polinésias ou Hawaii…

    • Rachel Barbisan disse:

      Os polinésios e havaianos tambem sofrem muito com a obesidade, tanto pela predisposição genética aliada aos habitos estrangeiros, quanto pela dieta tradicional rica em gordura devido dificuldade que se tinha em conseguir a quantidade diária de calorias necesárias para a sobrevivencia nessas ilhas. A falta de atividades fisicas que antes era obrigatória devido ao estilo de vida aagrava o problema.

  5. Romero disse:

    Não é obesidade e sim hipotireoidismo generalizado…

  6. […] Humor *Nauru, a “Gordolândia” *A Teoria da Diversão *Perfume de bacon! Juro! *Baconlube, o lubrificante íntimo com cheiro e […]

  7. Nauru disse:

    rsrss , viva NAuru

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *