Só pra confundir: Nova pesquisa diz que sal não faz tanto mal assim

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 05 de maio de 2011

Um grande problema de quem quer manter a saúde em dia é o grande número de pesquisas que contradizem o que outras afirmaram, só para, elas mesmas, serem contestadas depois. Ovo faz mal ou não? Carne ajuda ou atrapalha? E por aí vai.

Agora, logo depois de falarmos sobre os cuidados que devemos ter com o consumo de sódio, surge nos jornais a notícia de uma nova pesquisa que afirma que uma dieta com pouco sal aumenta o risco de morte por ataques cardíacos e derrames. Como assim?

Antes que você fique pirado, sem saber no que acreditar, sugiro que não leia só a manchete e confira exatamente como a pesquisa foi feita. O tal estudo em defesa do sal foi publicado na última terça no Journal of the American Medical Association e foi desenvolvido a partir da observação de 3.681 europeus de meia-idade sem pressão arterial elevada no início do estudo. Eles foram acompanhados, em média, por 7,9 anos.

A pesquisa avaliou o consumo de sódio de cada participante no início e no fim do estudo, medindo a quantidade do mineral que saía na urina durante um período de 24 horas. Segundo os pesquisadores, quanto menos sal ingerido, maior a probabilidade de morrer por doenças cardíacas. Eles chegaram a essa conclusão porque 50 pessoas que estavam no grupo que consumia uma menor quantidade de sódio (2,5g por dia) morreram durante o estudo, contra 24 do grupo médio (3,9 gramas) e 10 do grupo que consumia mais (6 gramas).

Só que alguns especialistas criticaram o método utilizado para chegar às conclusões. Um dos principais pontos contestados foi a escolha das pessoas analisadas: homens com média de idade de 40 anos e poucas doenças cardiovasculares. Além disso, as pessoas do grupo que consumia mais sódio também forneceram menos urina, indicando a possibilidade de que eles não tivessem feito a coleta de forma completa nas 24 horas necessárias para o estudo.

Ou seja: Mais uma pesquisa inconclusiva que mais confunde do que ajuda. Por via das dúvidas, o ideal é seguir as recomendações da maioria dos médicos e “maneirar” na quantidade de sal até que estudos mais conclusivos apareçam.

—–

Fonte:
Dieta com pouco sal não previne pressão alta, diz polêmico estudo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *