Conheça a Chia, a nova queridinha entre as supercomidas

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 25 de abril de 2012

Imagine uma planta cujas sementes são ricas em antioxidantes e minerais, que tem mais ômega 3 do que o salmão e mais fibras do que as sementes de linho. Os entusiastas dizem que esse tal “alimento milagroso” teria a capacidade de reduzir o risco de inflamações, promover melhorias na saúde cardíaca e estabilizae o nível de açúcar no sangue. Uma pequena colherada seria suficiente para trazer benefícios contra quase qualquer tipo de mal.

Estou falando da Chia (ou sálvia hispânica L), uma nova especiaria latino-americana que rapidamente está se tornando a queridinha daqueles que buscam um estilo de vida mais saudável. Os mais empolgados chegam a falar que ela deve ser coroada “a melhor das supercomidas” ou até “milagrosa”. O preço de tanta fama já se faz sentir no bolso: o quilo do produto pode custar o equivalente a R$80 em algumas lojas e sites especializados.

A Chia no mundo

A Chia está se tornando cada vez mais popular por todo o planeta. Em 2011, 72 produtos à base da semente chegaram ao mercado em diversos países. Só neste ano, 28 novos produtos já foram lançados.

Na Grã-Bretanha, sementes de Chia só podem ser comercializadas como ingredientes para fabricação do pão. Porém, nas próximas semanas, a agência reguladora do país pretende ampliar a aplicação. Elas poderão ser usadas em cereais e bolos, entre outros produtos.

Entre os maiores consumidores da sálvia hispânica L estão os Estados Unidos. Por lá já é possível encontrar 34 novos produtos à base da semente de Chia desde o começo do ano passado. São alimentos como balas, lanches, temperos, iogurtes e até mesmo papinhas de bebês.

Vai com calma!

Antes de sair por aí acreditando nessas histórias de “superalimentos” vendidos como milagroso, é melhor parar para pensar um pouco. Em entrevista à BBC Brasil, a nutricionista Elisabeth Weichselbaum, da Fundação Britânica de Nutrição, afirma: “É verdade que alguns alimentos possuem mais vitaminas e minerais, mas nenhum alimento único nos fornece tudo que precisamos. A melhor forma de se ser saudável é comer uma grande variedade de comidas”.

Nessa mesma matéria, David Nieman, diretor de um laboratório da Universidade de Appalachian State, no Estado americano da Carolina do Norte, diz que o valor nutritivo das sementes de Chia é maravilhoso, mas que não se trata de uma “pílula mágica”.

“Se você moer a semente e espalhar sobre cereais ou iogurte, ou colocá-la em sucos, você estará dando um grande impulso de nutrientes à sua refeição. Você definitivamente estará acrescentando minerais, fibras, proteínas e ômega-3. Mas isso vai curar de forma mágica algumas doenças ou diminuir fatores de risco?”, pondera.

Na dúvida, que tal adicionar as sementes de Chia à alimentação, sem esquecer de manter uma dieta saudável e variada?

———————

Fonte:
Conheça a chia, a mais nova ‘supercomida’ latino-americana

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *