Redes sociais e perda de peso

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 26 de março de 2013

Esse NÃO é um bom exemplo.Quer perder peso? Comece a usar o Twitter freneticamente! Parece um contrasenso (especialmente quando conhecemos pessoalmente várias pessoas que tuítam que nem loucas, como esse que está na imagem à direita), mas é isso que afirma um estudo feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade da Carolina do Sul (Estados Unidos).

Os pesquisadores analisaram 96 homens com sobrepeso ou obesidade que ouviam podcasts sobre perda de peso (obviamente, não era o Papo de Gordo). Um grupo apenas ouvia os programas isoladamente, enquanto que o outro grupo trocava mensagens de incentivo e informações no Twitter.

Os “tuiteiros” perdiam, em média, 0,5% a mais de peso a cada 10 mensagens no Twitter. Claro que isso não se deve às calorias gastas ao tuitar (se é que se gasta alguma), mas provavelmente o incentivo mútuo incentivou uma maior perda de peso. Os pesquisadores vão começar a estudar se o uso do Facebook gera os mesmos resultados para tentar entender melhor se realmente há alguma relação de causa e efeito ou foi apenas uma baita coincidência.

Perfil do Instagram com resultados de emagrecimentoOutra rede social, contudo, vem tendo um resultado real no incentivo à perda de peso: o Instagram. Alguns usuários do serviço de compartilhamento de fotos estragadas por efeitos dispensáveis (comentários de ódio: 3, 2, 1…) criaram uma espécie de “grupo de apoio” informal com fotos de resultados positivos de esforços de emagrecimento.

Diversos perfis (muitos deles fakes, para preservar a identidade dos usuários) divulgam foto de exercícios físicas, montagens no estilo “antes e depois” e, como não poderia deixar de ter no Instagram, imagens de comida (no caso, pratos saudáveis). Isso funciona tanto como estímulo tanto para quem acompanha as fotos quanto para as pessoas que estão postando as imagens (já que se sentem motivadas a continuar nesse caminho devido às “cobranças” de seus seguidores).

Claro que nem tudo é perfeito é também há pessoas que seguem por um caminho extremo, pregando a anorexia e apresentando fotos que ultrapassam o limite do emagrecimento saudável. Ao menos, o Instagram já vem impedindo buscas com termos como “proanorexia”, “probulimia” e “thinspiration” (algo como “inspiração magra”). Isso não impede que as pessoas usem a rede social para estimular esses hábitos destrutivos, mas ao menos dificulta um pouco que se encontre essas informações.

Só um detalhe importante antes de acessar todas as redes sociais existentes no universo: Não esqueça que muitas dessas pessoas que postam comentários sobre emagrecimento NÃO são médicos ou nutricionistas. Portanto, você pode até usá-los como inspiração, mas NUNCA siga orientações que não venham de um profissional.

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Fontes:
Estudo diz que postar no Twitter ajuda a perder a peso
No Instagram, usuários criam ‘grupo de apoio’ para emagrecer e manter a forma

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Uma resposta para “Redes sociais e perda de peso”

  1. […] pouco mais de um mês, comentamos no Papo de Gordo sobre as pessoas que usam as redes sociais para se estimularem a perder peso. Agora, a onda não é apenas emagrecer, mas ficar sem absolutamente nenhum mísero graminha de […]

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