Novidade na cozinha: a cebola que não faz chorar

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 06 de setembro de 2017

Foram necessários mais de 20 anos de incansáveis pesquisas para acabar de vez com o martírio dos cozinheiros (profissionais e amadores): as lágrimas ao cortar cebola.

Cientistas da multinacional alemã Bayer conseguiram reduzir a quantidade de enxofre que é liberado quando o ingrediente é cortado. E daí? Daí que era exatamente essa substância que causava irritação nos olhos e choros!

A promessa é de que, ainda neste ano, quem mora no estado de São Paulo já possa encontrar nos mercados a nova variedade de cebola, chamada Dulciana. Alguém aí sabe onde vende????

Aprimoramento genético

Partindo da avaliação das diversas variedades de cebola disponíveis no mercado, os cientistas separaram aquelas que tinham as características desejadas. Mais açúcares, menos acidez e menos enxofre eram algumas delas.

Daí, foi feito o cruzamento entre as cebolas – o que possibilitou o melhoramento genético. Esse novo híbrido teve seus índices de produtividade e resistência a doenças avaliados.

Produto diferenciado

De acordo com uma matéria publicada no site da revista Época Negócios, quem plantou a nova variedade de cebolas queria ter um produto diferenciado. E quem cozinha, seja no dia a dia (para matar a fome) ou por profissão, está muito interessado em parar de sentir os olhos ardendo, além de poder aproveitar um gosto “menos ardido”.

Esse é o caso de Marisabel Woodman, uma das entrevistadas pela revista. Ela usa 150Kg de cebola por semana em seu restaurante, o La Peruana, localizado na zona oeste paulistana! Imagine quantas lágrimas ela e sua equipe já derramaram!

Exportação

Também em entrevista para a Época Negócios, o coordenador da Câmara Setorial de Cebola da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri), Daniel Schmitt, afirmou que há espaço no mercado americano para as cebolas menos ácidas. A ideia é alcançar um novo público e alavancar o consumo, que nos Estado Unidades tem uma média de 7Kg por pessoa por ano.

Os uruguaios e argentinos também são um alvo certeiro. Nossos vizinhos comem cerca de 12Kg de cebola por ano!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *