Drops Contrapeso – Edição 29

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 10 de julho de 2009

Bom, enquanto o Dudu percorre os cantos mais obscuros da serra gaúcha bêbado e  de mãos dadas com a galerinha do Depois das 11 em busca da constipação perfeita em plena Festiqueijo, nós, os maus, continuamos tomando conta do boteco e da coluna Drops. Se nosso trabalho for bem feito (como esperamos), Dudu nunca mais terá a infeliz idéia de sair de férias e deixar a sua coluna semanal sob a responsabilidade minha e do Lucio. Então, chega de enrolação: segure-se na sua cadeira porque o passeio será curto e grosso.

Drops 1. São Paulo é a capital brasileira da pizza. Essa afirmação é o equivalente gastronômico da licença especial 00 nos filmes de James Bond: nós dá permissão para matar, ou, nesse caso, comprar um kit de forno a lenha e bancar o pizzaiolo nos finais de semana com resultados, normalmente, assustadores. Mas, como paulista é um povo sem noção de ridículo e acha que “capital brasileira da pizza” é algo digno de nota, a presepada é oficial! Para quem não sabe, o dia 10 de julho é o Dia da Pizza (faz sentido: lutamos na Revolução Constitucionalista no dia 9 e assamos as pizzas no dia 10… isso explica o que acontece em Brasília todos os dias) e, para dar ares oficiais à data, a Prefeitura do Município de São Paulo e a Associação das Pizzarias Unidas de São Paulo dão início nesta sexta-feira (e durante todo o final de semana) à primeira edição do Sampa Pizza. Não entendi muito bem qual é o objetivo da festa já que paulista come pizza todo final de semana, mas, se você estiver por aqui entre os dias 10 e 12 de julho, poderá se esbaldar no famoso e folclórico bairro da Mooca. A programação da festa é a seguinte:

1º SAMPA PIZZA
Festa de Rua em comemoração ao Dia da Pizza – entrada gratuita

Abertura – 10/07, sexta-feira, às 18h30 – com a presença de autoridades dos governos municipais e estaduais de São Paulo e, na sequência, apresentação da maior pizza do Brasil.

Final de semana – 11 e 12/07, sábado e domingo, das 11h às 21h – Barracas com vários tipos de pizzas (tradicional, frita, cone, forno a lenha, forno a gás, quadrada, salgadas e doces). Preço do pedaço de pizza: R$ 3,00

Local: Rua Catarina Braida, entre as ruas Taquari e Marcial – no bairro da Mooca.

Drops 2. E já que o assunto é pizza, o pessoal do lol, hehehe resolveu criar a Pizza of Doom. Se você achou o nome assustador, espere só para ver a receita. O desafio proposto pelos desocupados é, além de fazer a famigerada pizza, comê-la e documentar a façanha. Não sei o que ganhariam com isso além de uma indigestão; mas nós do Papo de Gordo, num serviço de utilidade pública, realizaremos essa façanha assim que nosso rato de laboratório retornar de suas férias sulistas.

Drops 3. E, se você gosta de saber tudo sobre a história de um prato, ficará feliz em ir até este link na Wikipédia, onde todos os segredos da tradicional pizza napolitana são desvendados. Com direito até a legendas óbvias (ah, eu adoro a Wikipédia e sua vocação natural para o humor!).

Drops 4. E para manter a tradição, segue abaixo um vídeo do lápis de uma animação protagonizado por um pizzaiolo e um rato (não, não é Ratatouille[bb]). Nos vemos nas próximas férias do Dudu, folks!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *