Comidas que garantem o bom humor

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 21 de setembro de 2009

Todo mundo sabe que, quando um gordo fica com fome, inevitavelmente, ele também se torna o maior mal humorado da face da terra. Também sabe que, para fazer um peso-pesado feliz, basta lhe oferecer comida.

Porém, para os magros, a coisa pode ser um pouco mais complicada. Por isso, há especialistas por aí defendendo que alguns alimentos têm o poder mágico de melhorar o humor.

Quem está achando essa conversa muito esquisita, saiba que assunto é tão sério que existem até centros como o britânico Food and Mood Institute que, assim como outras instituições respeitadas ao redor do planeta, realiza pesquisas a respeito da influência da dieta nos ânimos.

Portanto, mesmo que para você o simples fato de se tratar de comida já é suficiente para abrir o sorriso, não custa nada, antes de escolher os alimentos baseado apenas no paladar ou em outros critérios conscientes, prestar atenção naqueles que são inconscientes, ou seja, que mudam a química do cérebro e melhoram seu humor.

ProteínasProteínas para sorrir

Claro que tem gordo por aí dizendo que uma boa picanha é capaz de fazer a alegria de qualquer um. Sabe por que? Por causa de um tal triptofano, encontrado em carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados. Alimentos como o grão-de-bico, a ervilha e os feijões também oferecem boas doses dele.

Dietas recheadas com esses alimentos garantem serotonina, uma vez que o triptofano “ajuda” na montagem molecular desse neurotransmissor, conhecido como uma substância que atua diretamente no humor de modo geral.

Por isso, a tendência em se sentir feliz depois de um bom churrasco ou feijoada. Por outro lado, quando faltam fontes de triptofano no prato, abrem-se brechas para que o dia-a-dia seja cinza, sem a menor graça.

CarboidratosCarboidratos da felicidade

Mas a felicidade vai muito além de proteína. Óbvio. Aliás, quem consegue manter um sorriso no rosto ficando longe das massas, pães, batatas e arroz? Entra em cena então o carboidrato que é fundamental para o funcionamento do cérebro.

Alimentos ricos em carboidrato promovem aumento nas taxas de insulina. Essa elevação, por sua vez, está por trás de uma maior captação dos aminoácidos que competem com o triptofano para entrar no cérebro. Assim, essa substância ganha mais espaço na cuca. Isso colabora para a produção e a atividade da serotonina e… olha aí o sentimento de bem-estar de novo!

Café da manhã Começando o dia feliz

Quem pesquisa dieta e humor sempre faz questão de frisar a importância do café-da-manhã. Para saltar da cama bem cedinho, nossa cabeça precisa repor o estoque de açúcar, uma vez que o sistema nervoso central consome quantidades relativamente grandes de glicose. A hipoglicemia sinaliza uma ameaça ao funcionamento normal do cérebro, o que gera reações como a ansiedade. Bingo! Está explicado o meu tremendo mau humor matinal!

PeixesPeixinho do bom humor

Claro que nossa cabeça não consome vorazmente apenas glicose e que ela precisa estar com os estoques de todos os nutrientes bem equilibrados. Um exemplo é o ômega-3 encontrado nos pescados de água fria, como o atum e o salmão. Essa gordura “do bem” colabora para a produção de neurotransmissores. Além disso, tem ação antiinflamatória e é valiosa para, indiretamente, evitar a irritação.
Então, caro gordinho, caia de boca no sashimi e principalmente no sushi – que é a mistura de arroz (carboidrato) com peixes.

Mariscos, milho e brocoliAlegria se escreve com B

Os ranzinzas crônicos precisam colocar em dia as doses de vitaminas B. O maior destaque vai para o ácido fólico, presente em vegetais como os brócolis, o cogumelo, o tomate e a rúcula. Essa substância interage com a serotonina e com a noradrenalina.

A vitamina B6 anda surpreendendo os estudiosos por sua atuação no cérebro. Ela é essencial para o aproveitamento dos carboidratos e na condução dos impulsos nervosos. Por isso, pode se empanturrar de milho e banana, duas ótimas fontes.

Já a vitamina B12 tem sua deficiência relacionada com a depressão. Para não ficar em baixa com o nutriente, basta incluir no cardápio ostras, mariscos e carne vermelha magra.

Por fim, tem a vitamina B1, nutriente essencial na síntese de neurotransmissores relacionados ao bem-estar, além de participar da conversão de glicose em energia, é encontrado na carne de porco, no pistache e no caju.

Abóbora e castanha do paráMinerais da energia

Para domar o mau humor, que tal investir em alguns minerais?

Beliscar sementes de abóbora torradas pode, inclusive, ser uma forma de combater a vontade de sair por aí quebrando tudo, uma vez que elas são ricas em magnésio – substância importante para o aproveitamento da energia -, além de fornecer potássio, outro nutriente que contribui para afastar a fadiga.

Tá bom. Comer semente de abóbora é demais para você? Então dá para ingerir magnésio através das sementes e castanhas oleaginosas, isto é, amêndoas, nozes, amendoins e castanhas, que também oferecem o cobre – importante para a formação das moléculas de ATP, o conhecido “combustível celular”. Elas são ainda campeãs em selênio, especialmente a castanha-do-brasil, que antigamente a gente chamava de castanha-do-pará. A deficiência desse mineral pode afetar na regulação do humor.

————————

Fontes:
Alimentação alto astral
Como os alimentos influenciam nosso humor

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Comidas que garantem o bom humor”

  1. Kell xD disse:

    Ver uma coisa dessas logo de manhã me anima mesmo! Da muuuuita fome. xD

    Estou com lumbrigas de macarrão alho e óleo. *-*
    Sinto o cheiro daqui… ahuahauhauhau.

    Delícia de matéria. xD

  2. Fábio Uliana disse:

    É realmente muito importante manter a dieta bem balanceada, e procurar a contribuição de todos os nutrientes que os alimentos podem nos dar. Entretanto, esses cientistas escolhem a cada dia um herói e um vilão do prato. É certo que alguns já foram consagrados no hall da fama, mas ainda fico um pouco na dúvida na hora de montar o meu prato baseado em "pesquisas recentes", visto que amanhã um novo artigo pode descreditar totalmente o anterior!

  3. Litha disse:

    Essa materia explica muito bem porque, como eu, gordos tendem a descontar ansiedade, frustração e tristeza na comida. Pra ficar feliz, é claro. xD

    Mas eu como brócolis pra caramba e ainda sou TRI ranzinza. Tá, eu querendo que o brócolis faça milagres xD

  4. Paulo Patux disse:

    Resumindo: coma de tudo, sem abusos, e tenha saúde e bom humor.

    Eu preciso engordar… to sentindo isso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *