Má alimentação prejudica bebês

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 07 de outubro de 2009

Bebê se alimentandoQuando um bebê começa a chorar, a solução mais prática para o adulto estressado é enfiar uma mamadeira goela abaixo do pequenino para ter uns minutos de sossego. O problema é que isso pode gerar uma superalimentação, que trará consequências muito ruins para a saúde da criança. Mas esse não é o único problema da alimentação dos bebês brasileiros, segundo pesquisa recente do Ministério da Saúde.

Até seis meses de idade, o leite materno deve ser a única fonte de alimentação da criança (a não ser em casos específicos, sob a orientação do pediatra). Só que muita gente dá água, chá, suco e até refrigerante e café para os bebês. No caso da água, por exemplo, cerca de 60% das crianças brasileiras abaixo de seis meses a consomem, apesar disso não ser saudável para essa faixa etária.

A pesquisa do Ministério da Saúde em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ainda detectou que cerca de 25% das crianças entre 3 e 6 meses consomem comida salgada e frutas (em padaços ou amassadas), sendo a maior concentração de casos na Região Sudeste (28,9%). Já no caso das crianças entre 6 e 9 meses, que deveriam começar a ser introduzidas aos alimentos sólidos e semissólidos, cerca de 27% delas não recebem comidas salgadas.

No caso das mamadeiras, elas não são necessariamente ruins. Há casos em que é necessária uma complementação alimentar láctea, indicada pelos pediatras. O problema é a dificuldade de preparar corretamente o produto, o que também pode levar ao sobrepeso dos bebês (o risco é maior do que naqueles que só recebem o leite materno).

Os maiores problemas costumam estar na utilização de quantidades grandes do pó da fórmula láctea (por exemplo, usando a quantidade de colheres recomendada, mas enchendo exageradamente cada “colherada”), esquecendo de ferver a água ou trocando de fórmula quando o bebê regurgita, achando que há intolerância àquele produto (quando pode ser uma reação natural a uma alimentação exagerada).

O ideal é que papais e mamães de primeira viagem (ou até aqueles que acham já ter “prática” no assunto) perguntem aos pediatras sobre cada detalhezinho da alimentação de seus filhos e siga as orientações. Às vezes dar um pedacinho de biscoito a um bebezinho porque você acha que ele fez um “olhar pidão” pode ser muito pior do que você pensa.

—–

Fontes:
Bebês não-amamentados são mais propensos ao sobrepeso
Bebês estão consumindo alimentos impróprios

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Má alimentação prejudica bebês”

  1. Litha Bacchi disse:

    Quando minha irmã nasceu, minha mãe frequentava uma comunidade sobre bebês. Um dos tópicos que mais chocou ela foi o de uma mulher que dizia que seu bebê de 5 meses estava viciado em Coca Cola, não parava de chorar enquanto não ganhasse.

    Daí eu pergunto: que porra de mãe é essa que pensa em dar Coca Cola pra uma criança de 5 meses? Puta merda, ou é muita titica na cabeça ou é muita ignorância.

  2. Paulo Patux disse:

    Sempre desejei ser pai.
    E sempre procurei por informações sobre cuidados como a alimentação dos pequeninos nesta fase onde "nós", pais, somos os responsáveis por 99% do que chega até eles.
    .
    É bom passar aqui, onde sempre acabo ficando com fome ao ler os posts, e aprender um pouco mais sobre o bom e mal para os pequeninos. Um dia eu fui pequenino e imagino o "perrengue" que meus pais passaram, pois eu fui o primeiro filho deles e a gente sempre é cobaia num monte de coisas! hehehe…
    .
    Hoje, saio daqui um pouquinho mais preparado pra missão "ser pai". Tomara que as pessoas entendam, cada dia mais, que um bom ambiente para as novas gerações dependem de nós HOJE.
    .
    Alimentação, cultura, estrutura. Nós preparamos o presente e deixamos nas mãos deles o futuro.
    Façamos o nosso melhor por nós e por eles.
    O dia-a-dia cuida do resto!

  3. Acho que se a mamadeira é para complementação alimentar láctea, conforme indicação dos pediatras, deve ser usada pelos pais do bebê. No entanto, raramente se vê um bebê que usa mamadeira para não ser gordinho.

    Parte da culpa disso é a busca pela sobrevivência. Crianças ficam em creches ou são alimentadas às pressas pelos pais que precisam chegar ao trabalho na hora certa.

    A maior parte das vezes a nutricionista e mamãe do bebê é a babá ou a responsável pela creche.

    Papo de Gordo é um ponto de passagem obrigatório para todos aqueles que tem filhos pequenos ou que precisam estar atualizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *