Uso da Sibutramina é proibido na Europa e restrito no Brasil

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 27 de janeiro de 2010

SibutraminaA Sibutramina, uma substância presente nos medicamentos para emagrecer mais vendidos no mundo, e líderes no Brasil e nos Estados Unidos, está na berlinda: foi proibida na Europa e, por aqui, terá seu uso restrito.

O primeiro sinal vermelho veio da Agência Europeia de Medicamentos (Emea), que baseada em um estudo considerou a  Sibutramina perigosa por aumentar os riscos de problemas cardiovasculares – como ataque cardíaco ou derrame.

Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará um alerta. A partir de hoje, no Brasil, pacientes com doenças cardiovasculares não deverão fazer uso de nenhum inibidor de apetite à base de sibutramina. Os médicos serão orientados a reavaliarem os casos em que o paciente está em tratamento com a substância mas tem histórico de alguma doença como diabetes ou hipertensão. No ato da compra, os farmacêuticos devem dizer aos pacientes que procurem seus médicos para uma nova avaliação.

A decisão da Anvisa ainda não é definitiva. Em fevereiro, uma câmara técnica analisará mais detalhadamente sobre a sibutramina e emitirá um parecer. Com base nesse estudo, a agência poderá então mudar a bula do remédio, impor maior controle sobre a emissão de receitas ou mesmo proibir a substância.

O pior de toda essa história é que, embora a compra de sibutramina exija prescrição médica e a receita precise ficar retida nas farmácias, muitos estabelecimentos burlam essas regras e vendem remédios com a substância pelo dobro do preço. Assim, o uso indiscriminado cresce a ponto da sibutramina virar modismo, da mesma forma que ocorreu com o Xenical. Para agrava ainda mais essa situação, substâncias derivadas de anfetamina, em grande parte proibidas, ainda são receitadas em fórmulas de manipulação de remédios para emagrecer.

Dessa maneira, conseguimos chegar ao topo do ranking mundial de consumo de moderadores de apetite. Só para se ter uma ideia, as últimas estatísticas apresentadas pela Comissão Internacional de Controle de Narcóticos, órgão ligado à Organização das Nações Unidas,  Brasil, Argentina e Estados Unidos consomem 78% dos inibidores produzidos no planeta!

Atualmente, a sibutramina tem sido a primeira o opção no tratamento da obesidade, já que outras substâncias que combatem o problema podem apresentar ainda mais efeitos colaterais. Daí, vem a argumentação daqueles que prescrevem esses medicamentos de que os efeitos positivos contra a obesidade compensariam os efeitos colaterais.

Vale lembrar que, no final de 2009, um grupo norte-americano pediu a proibição de medicamentos com sibutramina nos Estados Unidos, com base em um estudo realizado pelo FDA (agência responsável pelo controle de drogas e alimentos no país). No Brasil, faltando dois dias da estréia no Pan, a jogadora Jaqueline, da seleção de vôlei, foi reprovada no exame antidoping e ficou fora dos jogos porque o Comitê Olímpico Italiano divulgou que a brasileira Jaqueline foi apanhada no exame antidoping. A substância encontrada foi a sibutramina, encontrada em inibidor de apetite que a atleta tomava.

Aqui no Papo de Gordo, a sibutramina já foi tema de alguns posts e também foi discutida no podcast. Clique aqui para ver uma seleção dessas abordagens. Entre os destaques está o texto escrito pelo redator publicitário Bruno Mendonça como Gordo Convidado: Sibutramina, os prós e os contras, que acabou virando um grande fórum de discussão e troca de informações, devido ao grande número de comentários postados pelos nossos leitores.

————–

Fontes:
Anvisa alertará sobre riscos, mas não proibirá medicamento contra obesidade

Venda de remédio para emagrecer com sibutramina é suspensa na Europa

Venda do emagrecedor sibutramina é proibida na Europa

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

64 respostas para “Uso da Sibutramina é proibido na Europa e restrito no Brasil”

  1. Ramon disse:

    Como já falei no passado, remedio pra emagrecer nao funciona, a prova é camioneiro toma remedio pra emagrecer a balde e sao gordos.

    Em relaçao a estudos, na revista superinteressante diz q pode ser provado qualquer coisa em pesquisa, basta saber o que quer provar… exemplo disso é a quantidade de estudos a favor e contra o uso e consumo de celular, chocolate, cafe e outros.

    Particularmente nao uso e nunca usei.

    • Arley disse:

      Caminhoneiros??? hahahaha

      Esses caras vivem sentados, bebendo, comendo tudo que é tipo de "lanche" de beira de estrada, cheios de gordura etc….como que vai emagrecer???

    • manerorives disse:

      camioneiros nao tomam sibutramina p dirigir e sim anfetamina, e nao fazem tratamento,usam apenas quando a caminhada é longa, é logico q nao emagrecerão.

  2. liliane disse:

    A sibultramina tira a ansiedade facilitando a diéta, ela não faz emagrecer. A obesidade tem relação direta com estados emocionais.
    Claro que se o paciente continuar comendo mesmo não se sentindo ansioso ele continuara a engordar.
    Eu usei consigo restringir a alimentação sem sofrimentos, eu como em pequenas porções 4x ao dia alimentos rico em fibras e pobres em gorduras.Com 3 meses o organismo acostuma com a alimentação e aí a sibultramina não é mais necessária.

  3. Juliana disse:

    Eu uso sibutramina há um ano, acompanhada por minha endocrinologista, e tive excelentes resultados: perdi 12 quilos em 12 meses (nem ganhei estrias). Claro que mudei hábitos alimentares, tomo muita água, e tenho um grande diferencial: não bebo, não fumo, não me drogo e não tenho problemas do coração e/ou hormonais.
    Acho que se for receitado por um médico competente não tem problema.

  4. Carolina disse:

    Isso me lembrou uma conversa que tive com a minha tia. Eu estava dizendo que a maioria desses remédios aumenta a pressão e pode causar taquicardia, e ela disse "É causa mesmo…mas não é nada…é só uma taquicardiazinha…". Mas não sei se era sibutramina, só achei engraçado o fato de ela nem ligar.
    Realmente é para isso que médico é importante. Cada pessoa tem uma reação, e um médico descente não receitaria esse remédio para alguém com pressão alta ou problemas de coração.

  5. não sei se a sibutramina faz mal ou não, só sei que a minha medica passou. espero que eu os resultados sejam favoraveis a minha saúde. pois quero emagrece com saúde.

  6. Litha disse:

    Olha, conheci um cara que ficou com problemas cardíacos e depressão permanentes. Isso é muito sério.

    Fiquei muito assustada quando soube que esse remédio pode causar isso, na época que usei, não fazia ideia.

    Minha psicóloga disse que já internou várias pacientes em depressão profunda ou surto maníaco por causa da Sibutramina. Esse remédio é coisa séria, e os médicos não estão lhe dando o devido respeito! Saem passando pra tudo que é paciente!

    • Olha Litha,eu usei o remedio em conjunto mcom formulas para emagrecer,sendo que o sibutramina era segundo o medico {leia-se charlatão}que me receitou,a sibutramina era apenas um ansciolitico normal,bom eu não sei exatamente qual dos remedio me fizeram ficasr quase louca,mas eu fiquei mal,muito mal quando termonou o medicamento,sabe,antes enquanto estava usando não me fez nada,não tive efeito colateral nenhum,nem emagreci se voce quer saber,continuava comendo normalmente,nem a fome minha eles tiraram,tudo continuava normal e igual,tomava pela manhã e á tarde la pelas 16 horas,fiz isso durante 2 meses e dai os remedios terminaram…Meu Deus,começou o inferno…foi na sexta feira o ultimo eu tomei pela manhã,bom pra tu ter uma idéia não senti fome no almoço,fui na minha irmã e ela estava fazendo um prato japones que eu amo e eu não quiz,simplesmente não estava com fome,e assim segui durante uma semana minha vida virou de pernas pro ar,de tão mal não fui trabalhar e emagrecendo dia a dia,eu ja não estava magra eu estava secando,tipo derretendo,fiquei apavorada,como que eu iria na casa da minha irmã,se na sexta feira eu estava gorda e agora na terça eu estava magérrima??Pronto fiquei louca ,sentia frio intenso,depois calores insuportaveis,medo,pavor de sair na rua,não conseguia dormir,comecei a ficar confusa,largava torneira aberta,porta de geladeira,ia ao banheiro e nem fechava a porta,fiquei relapsa…voltei no medico e ele me disse que não pode parar o remedio precisa ir diminuindo a dosagem,voltei a tomar,mas em dosagens menores estou me sentindo muito bem,mas o que me deixa com a pulga atras da orelha foi ele ter me dito que preciso continuar tomando,bom eu sei lá…mas graças a Deus não estou emagrcendo assustadoramente como quando acabou o remedio…pra mim ele só fez efeito quando eu não estava mais tomando,cada organismo responde diferente aos medicamentos,agora vou a um medico de verdade e contar pra ele pra ver o que ele me aconselha…mas os efeitos colaterais foram terriveis quando eu parei de tomasr.beijos e desculpe o testamento que eu fiz,é que eu fiquei assustadissima e tem aindfa muito mais coisas que me aconteceram nesse meio tempo de ficar sem tomar o remedio…

  7. Litha disse:

    Graciane, se quiser emagrecer com saúde, alimente-se direito e faça exercícios. É a única maneira de emagrecer com saúde. Milagres não existem.

    • erica disse:

      pode até ser que milagre não existe mas com a sibutramina eu consegui emagrecer 28 kilos em 3 meses e não voltei a engordar acho que isso é quase um milagre .

  8. Adriana disse:

    A sibutramina resolve sim… ela não te emagrece,mas te dá uma sensação de saciedade mais rapidamente. Eu tomei por dois meses e tive resultados muitoooo bons… todos notaram. Nessas férias viajei e parei por um mês,voltei há 4 dias,e pretendo continuar por 5 meses depois fazendo a redução aos poucos. Os sintomas no meu caso são razoáveis,um pouco de sudorese,taquicardia leve,só! Mas como não existem milagres,eu alio com exercícios pela manhã. Determinação!

  9. Katia disse:

    PESSOAS COMO EXTREMAMENTE ANCIOSAS NECESSITAM DE AJUDA DE REMEDIOS SIM,EU SOFRO COM ISSO, VOU COMEÇAR A UTILIZAR SUBITRAMINA, AI VAI DA MINHA CONSCIÊNCIA DE QUE SE COMEÇAR A SENTIR MUITO MAL DEVO PROCURAR MINHA MÉDICA E PEDIR PAAR QUE TROQUE, TODOS OS REMÉDIOS TEM EFEITOS, MINHA IRMÃ TEVE PROBLEMAS COM ANTICONCEPCIONAL!
    O MÉDICO RECEITA QUEM ESCOLHE O CAMINHO ÉVOCÊ, TROQUE O REMÉDIO, TROQUE O MÉDICO SE PRECISO FOR!

  10. Julio disse:

    cuidado com essa droga: perdi peso com ela mas não consigo me curar da depressão que o uso me causou!

  11. roselle disse:

    bom tomo a sibutramina a mais de dois anos quando comecei pesava 78 kg mudei os meus habitos alimentares e hoje eu peso 57 kg agora so tomo dia sim dia naõ vou ao medico a cada 2 meses e esta tudo normal tomo 10mlg feita em farmacia de manipulaçaõ nao tenho problema de pressaõ ou depressaõ esta tudo otimo na proxima consulta ja vou para de tomar

  12. Deyverson Souza disse:

    Galera…qero saber…se alguem aki…qe ja sofreu ou sofre de sindrome do panico…ou depressao…faz uso da medicaçao…abraaas

  13. hellaine disse:

    eu estou tomando sibutramina a quase dois meses até entao estava tudo otimo.mas nessa ultima semana começei a sentir coisas estranhas como:muito enjou seguido de vomitos,e a dois dias nao durmo bem.uma sensaçao de medo de morrer seguida de tristeza.acho q vou dar um tempo no medicamento ha perdi 5kl.

    • Marijane disse:

      Eu tomo Sibutramina faz uns 2 anos. Mas dou uma parada de 15 em 15 dias. E as vezes até 1 mes.

      O remédio me faz muito bem. Não sinto mais aquela fome terrível. Me sinto saciada com bem menos quantidade de comida que comia antes.

      Se o remédio faz mal, será em meu próprio corpo.Pior seria se eu tomasse e fizesse mal a outras pessoas. Pq não proibem a bebida alcoolicas? Essa sim causa efeito coloteral até em vidas de pessoas que nunca beberam.

      Tomo minha sibutramina e não muda em nada o meu comportamento com a sociedade.Não sinto nada de anormal.

      Já pensei até numa besteira. Proibido por proibido, a cocaína “dizem” que tira a fome. Só que a cocaína eu encontro em qualquer esquina.

      É horrível vc sentir fome e saber que se vc comer vai ficar tipo um botijão de gás.A fome que sentimos não é qualquer comida nem quantidade que nos satisfazem.

      Com a Sibutramina eu até consigo comer saladas,sucos, frutas, pãozinho integral,,,Até evito frituras.

      Mas sem a Sibutramina eu quero tudo que vejo pela frente.”Estou com fome e que se dane o mundo, quero é comer pra valer”

      Já até avisei a minha família de uma quantidade pequena diáriamente.

      Torço para que seja liberada :)

  14. Bruno disse:

    Funciona sim!!
    eu tomei 1 caixa e perdi 14kg, aí parei e engordei 20kg!! proibe mesmo, é um absurdo eu ter no final das contas engordado 6kg! tem q proibir mesmo!

    e tem mais… tem coisa melhor q aquela pizza hmmmm chocolate… refrigerante… pastel, churrasco… hmmmmmm tem q proibir as pessoas de serem magras! isso sim!

  15. Katia disse:

    Bruno se cuida,guloseimas são gostosas, mais não se trata somente de engordar,mais sim de qualidade de vida!!!
    Ser gordo demais ou magro demais não é bom!

  16. Maria Teresa disse:

    A anvisa atualizou a lista de medicamentos controlados,a RDC13/2010 remaneja a substancia sibutramina para a lista B1,isto é,só poderá ser vendida com notificação,ela passou a ser TARJA PRETA,as empresas terão 180 dias para se adequar,mas o comercio só poderá vender diante de apresentação da notificação azul,o que é mais do que certo,pois é uma substância que tem muitos efeitos ruins e tem que ter um controle maior.Peço desculpas a quem idolatra esta droga,mas temos que avaliar o custo e beneficio e neste caso o custo é bem maior.
    Eu sou farmacêutica,obesa,compulsiva e luto contra a balança há muito tempo,agora estou frequentando um grupo de reeducação alimentar que é conduzido por uma psicóloga e consegui emagrecer 10 kilos em 2 meses sem medicação,apenas com a reeducação,não é facíl,pois é um vicio e a gente tem que ser forte,mas existe luz no fim do tunel,não desistam,não se desisperem,eu tenho certeza que encontrei a minha solução e cada um de nós quando quer mesmo,encontra a sua saída saúdavel e prazerosa.Abraços.
    Parabéns,gostei deste Papo de gordo

    • Luciana Pereira disse:

      Oi Maria tento tomar esse remedio mas não consigo faz 7 dias que estou tomando e agora comecei a sentir enjouo e o meu humor está orrivel ,há e sobre o grupo de apoio como é que funciona.

  17. leninha disse:

    bem pelo, que pude apurar ,todos estão falando da sibutramina como moderador de apetite, mas ela é usada como anti-depressivo também, por que ninguém comenta isso? como ficará as pessoas que usam o medicamento de forma controlada, e para outros fins? qual medicamento substituirá a sibutramina?

  18. eliana disse:

    Tomo sibutramina ha um ano , me faz muito bem, diminui a ansiedade, consigo controlar bem o meu peso , me ajuda a manter, até pque fiz uma abdominoplastia e tenho cuidado para não engordar, e=a sibu tem me ajudado,

  19. iglair disse:

    gostaria de saber se posso tomar subitramina com antipressivos e rivotril ; pois estou sentindo muita falta de ar ultimamente

  20. Katia disse:

    Olha não sou médica,mais acho uma mistura muito forte!

  21. juliana disse:

    Olá eu tomo antidepressivo a 7 anos, mas a dois anos atrás fiz plastica e agora ja engordei 10kg posso tomar esse medicamento.

  22. Cristiane disse:

    Já tomei por 2 mêses, emagreci 3 kilos associados disso fechei um pouco a boca e diminui no doce ( que é o meu problema ), as reações foram somente boca seca,e ás vezes um pouco tremula, mas também porque passava mais de 4 horas sem comer nada. Tirando isso me dei bem com a sibutramina e vou inclusive tomar por mais 2 mesês agora, depois de 8 mesês sem tomar.

  23. Ana paula alves de m disse:

    Olha eu tomei o Sibutramina a dois meses e emagreci 15 kilos e depois
    de mais de um ano sem eu consegui mater meu peso e engordei uns 3
    kilinhos apenas por relaxo, e agora voltei a tomar até então nunca
    me causou nada que eu saiba, agora não sei mais tarde!!!
    que até acho que fico muito mais calma tomando ele e emagreço muitoo
    rápido!!!!!

    Obrigado & fiquem com Deus . . ah e boa sorte pra quem tá começando!!!

  24. telma disse:

    tomei subutramina 20mg por dia e passei mal,não quero tomar mais

  25. Isa.. disse:

    bom dia a todos!

    começei a tomas a sibutramina adia 06/09/2010. estou anciosa para ver o resultado tenho 21 anos e nao tive nenhum sintoma alias no 1ª dia senti uma dorzinha no peito mais ja passou e acordo de madrugada mais durmo denovo vamos ver o que vai da bjs volto a postar quando tiver mais novidades…

  26. Jaquey disse:

    Meu commentario e serio!!!!ha 2 anos tomo essa droga de subritamina , fiquei neurotica , depressiva e gorda e com problemas respiratorios, gastei uma fortuna em remedios , meu amigo que me recomendou a subitramina tava magro agora ta parecendo um elefante. quase que eu morro , com esse medicamento k veio junto muitas contrariedades,Melor Gorda do que louca.

  27. Jaquey disse:

    perdi o sono tabém, tomava de 15 de 20mg,e umas dores no peito tão forte, ai resolvi parar,

  28. cristiane disse:

    eu tomo subitramina 13 mg há 22 dias perdi 7 quilos tive um pouco de tosse, formigamento leve nos braços, fora isso mais nada, meu cardiologista garantiu que não iria me prejudicar , pois antes de me receitar, eu já tinha feito exames do coração, e nada acusou, com todos esses boatos fica no ar a pergunta CONTINUO OU PARO ? O QUE FAÇO? ACHO QUE VOU RETORNAR COM ELE PARA TIRAR DÚVIDAS, se alguem tem uma resposta me mande por favor

  29. Carol disse:

    Ola!!

    Vim deixar meu depoimento.

    Estou fazendo dieta a quase duas semanas.

    Nesse tempo comecei a fazer umas mudanças na alimentação, simples e nada dificeis depois de uns dias. Primeiro eu comia errado e as vezes apenas uma vez ao dia. Agora como de três em três horas estou fazendo a dieta da maçâ. Se não como uma refeiçâo, como uma maçã. Nada de substituir refeições importantes é claro. Estou tomando o chá 30 ervas, no começo ele é enjoado (mas suportável) depois vc nem sente. E agora por ultimo estou tomando a sibutramina a dois dias juntamente com uma manipulação de ervas que ajudam a combater efeitos colaterais da sibu como prisão de ventre, e tem um erva pra articulação também pra ajudar na pressão. Claro que fui na medica pedir a sibu afinal tomar por contra própria é um erro!! E ela indicou a manipualção junto. Gente eu pesava 81 kilos e 600 gramas (tenho 1m 54 cm). Comprei uma balança e me pesei hoje estou com 77 e 600 em duas semanas. Já vou dar uma dica pros desesperados : nada de deixar de se alimentar a sibu tira a fome mesmo e comigo até agora foi só isso mais nenhum efeito colateral. O certo é aproveitar que a sibu tira a fome e ir se reeducando e acostumando o organismo a comer menos, ai vc não sofre e quando acabar o tratamento vc ja está com o organismo adaptado a essa mudança. Acho um erro quem não come se aproveitando do efeito que a sibu tem na fome, ai depois quando acaba o tratamento se entope de comer e diz que engordou o dobro. Usem a sibu como auxilio na diminuição de alimentos afinal vc não vai sofrer de diminuir sua alimentação com a ajuda do remedio e isso é otimo. Assim quando vc parar de tomar o sibu o organismo já está acosutamdo a ingerir menos alimentos. Gente eu não to sofrendo com esse tratamento, e recomendo a todo mundo (no caso da sibutramina é para todo mundo que pode tomar é claro). Sei que são várias coisas juntas, a dieta da maçã com chá a manipulação e o sibu. Mas vale apena tentar eu ja perdi 4 kilos nessas duas semanas sem esforço. A manipulação tem cascara sagrada, green tea, citrus e centella asiatica, essas ervas também estão no chá 30 ervas (menos a citrus).

    A sibu é excelente quando vc usa com outros metodos de emagrecimento, mas vale lembrar que é tarja preta heim, e que só um medico habilitado pode passar. Eu repito que não tive efeito algum, sei que têm pessoas que sofreram vários efeitos colaterais por isso que repito pra galera ir ao medico antes de tomar .

    Beijos galera!!!

  30. juninhooo disse:

    OOoOo pessoal, ja tomei durante 2 messes subutramina e emagreci 13 kilos, agora voltei a tomar e em 7 dias perdi 3 kilos..

    o remedio realmente em mim funciona, só que esse remedio é muito loko, da uns barato loko as vezes, fiko irritado demais, nao durmo e quando durmo no maximo 5 horas..

    mais realmente funciona..

  31. ROBERTO DIAS ALVARES disse:

    Ramon,Existem no Brasil, um numero imenso de pessoas que por fatores geneticos ou metabólicos, não perderão peso nem passando fome. Para estas pessoas, uma das ferramentas que pode ser utilizada é o recurso medicamentoso. Existem também a cirurgia bariátrica mas é extremamente invasiva e perigosa e só recomendada em casos extremos.
    Dentre os vários anorexigenos, Mazindol, femproporex e anfepramonas, a Sibutramina é a substancia que oferece menos efeitos adversos e riscos á saúde. Não causa dependencia nem indúz o paciente á abuso, tira não só a ansiedade e a compulsão alimentar, mas também tem ação termogênica, significando que acelera a queima de gorduras das celulas adiposas. A unica contra indicação da Sibutramina é seu uso em pacientes cardiopatas, pois o medicamento tem uma ação nos neurotransmissores noradrenergicos que estão relacionados ao aumento da pressão arterial. Só que esta contra indicação já consta na bula da substancia desde seu lançamento, a 15 anos atrás. Além disso, vários antidepressivos utilizados para depressão também tem ação noradrenérgica e podem causar problemas cardiacos, caso dos triciclicos como a amitriptilina, imipramina e clomipramina, largamente utilizados por serem antigos e de baixo custo.
    A sibutramina não é a solução, mas uma ferramenta util que irá ajudar o paciente a ter tempo de mudar seus habitos de vida pois esta substancia é aprovada para uso por até 2 anos segundo a
    Sociedade Brasileira de Endocrinologia. grande abraço

  32. rosasuely disse:

    to tomando sibutramina a uns2 meses mais não tomo todos os dias dia sim dia nao as vezs fico ate 3 dias sem tomar emagreci pouco mais to sastifeuta o problema é q tenho sentindo umas coisas estranhas depressao mal humor vontade de so ficar na cama tbm trabalho a noite mais agora tenho sentido muita tontura nauseas mal esta geral to c medo!!

  33. Cida disse:

    Gente estou tomando subitramina ah uma semana,essa madrugada tive insonia parecia um zumbi dentro de casa,não sei se é efeito do remédio,mas estou sentindo muito frio,estou com um pouco de medo,mas percebi que tem reações que são iguais a minha,e tem outra que não,espero que possa continuar fazendo o uso sem maiores problemas…valeu galera.

  34. leda disse:

    pensei em tomar esse medicamento,mas depois de todos esses depoimentos,vou é fechar a boca

  35. Cida disse:

    Oii pessoal a um mês atrás comecei tomar a sibutramina fiquei assustada como já disse no outro depoimento,mas agora estou feliz

    pois já joguei no lixo 9 kilos,os sintomas continuam mas é menos frequente,como já sei que é por causa do remédio não me desespero mais sei que é só um dia ou outro,não se assustem só aconselho que vá primeiro no médico e boa sorte até o mês que vem.

  36. josiana disse:

    Olá

    Completei 5 dias tomando o remédio, vou pesar hj mas na balança da minha casa foram 2kg a menos. Senti um mal estar no 1º dia boca seca (que continua em menor intensidade), insôna (que não tive mais). Estou dormindo bem e controlando a pressão, que teve uma pequena alteração apenas no 1º dia. Juntou estou fazende exercícios físicos e comendo de 3 em 3 horas conforme dieta da nutricionista.

    Gostari de enfatizar que fui ao médico, fiz exames de sangue e eletro na esteira e todos foram positivo, só depois disso que minha médica que me acompanha a 12 anos me receitou o medicamento.

  37. SIMONE disse:

    ESTOU TOMANDO O SUBITRAMINA A 1 MES E MEIO, JA PERDI 5 KG, NO INICIO ME SENTIA UM POUCO TREMULA, MAS AGORA NAO SINTO NADA, NAO TIVE INSONIA, DOR DE CABEÇA, NADA DISSO.NAO TOMO TODOS OS DIAS, TOMO DIA SIM DIA NAO, MAS CORTEI DOCE, REFRIGERANTE (LACHES) … ESTOU GOSTANDO MUITO…

  38. JU disse:

    HOJE TOMEI O PRIMEIRO COMPRIMIDO POR CONTA PRÓPRIA MAS ESTOU APAVORADA COM ESTES DEPOIMENTOS QUE VI.

  39. marcia disse:

    Olha o jeito que tu diz gostar dessas comidas todas acho que te fazem mais mal que o remédio.

    Todos os remédios contem contra indicação e efeitos colaterais.

    Não há um medicamento que seja que ataca somente as células doentes, atacam as sãs tb.

    Então cuidado temos que toar com qualquer remédio., qualquer excesso de alimentação, sempre nos monitorando e não deixar chegar ao aumento de tantos quilos.

  40. sanynha disse:

    ela ajuda sim a emagrecer! mas tras consigo um pouco de insonia, boca seca, calor!! mas só nos primeiros dias, depois vem a depressão e no final de tudo vc não morreu e ta magrinha!

  41. Maxwell disse:

    Eu não sei qual vai ser o efeito em mim , pois comecei a tomar a três dias . Uma conhecida minha perdeu 10 kl em apenas dois meses e sem fazer exercicios fisicos , eu achei incrivel , mas ainda estou sem ter muitas espectativas sobre a ação dele em mim . A compra desse médicamento é de fato bastante dificil .

  42. Andressa disse:

    Tomei o primeiro comprido hoje , preciso emagrecer + de 15k

    Daqui uns dias volto pra dizer se senti alguma coisa

    e se realmente faz efeito. rs

  43. Fabi disse:

    Tomei sub há um mês perdi 5kls, fiquei um mês sem tomar e voltei a tomar de nove quero perder mais 9 kls.
    eu pesava 84 kls hj peso 79 kls e quero chegar a 70kls vo conseguir!!!

  44. luciana disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    boa!!!!!!!

  45. luciana disse:

    gozado.Muita gente quer emagrecer, Pra emagrecer tem que haver empenho, seja la qual for ..Tenho uma amiga muito gorda, ela so reclama…não faz dieta,não faz exercicio, diz que nao quer operar o estomago pq vai ficar flacida, e diz nao tomar a sibutra pq ela VAI ter que parar de beber.Quer emagrecer sem esforço?Vai na igreja e pede um milagre….

  46. juuh disse:

    pessoal. faz 13 dias qe estou tomando sibutramina. ja perdi 3 kg. mas estou cm dor consideravel no peito. isso é normal? obrigada.

  47. Carol disse:

    Pessoal..estou lendo os comentarios…eu não consigo comprar de jeito nenhum…alguem pode me ajudar?

  48. Carol disse:

    Responde logo..quero saber como vc esta…rs

  49. heide disse:

    gente estou tomando sibu.a três meses já perdi 17 kl estou sentindo muitas dores de cabeça e normal isso eu estou gostando muito do relutado mas estou com medo das dores de cabeça. o q eu faço……..

  50. Mary disse:

    oi Pessoal..fazem 10 dias ki to tomando subtramina por conta propria, sinto boca seca nada mais por eqto, tomo junto sertralina( depressao) q ajuda na secura, imaginem, bebo agua feito doida, rs, ainda pesei, ja conhecia a medicaçao, porém resolvi iniciar, vamos ver os resultados, ainda nao associei exercicios fisicos a minha dieta, e como de tudo, mais pouco, e tou diminuindo as porçoes, preciso perder 30 kilos, to bastante depressiva, isso ja tem tempos, por fatores de toda ordem: pessoal,financeiro,amorosa..affff.. pensem numa pessoa 'Fu Fu"..mais este passo foi o primeiro, preciso caminhar tds os dias nao só na vida mais pra dieta..:-( tá osso..mais voltarei a dar noticias..bjos a tds

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *