Quando comer é um vício

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 01 de maio de 2010

Gorda Convidada

Quem já não ouviu que gordo é preguiçoso e só é gordo porque não toma vergonha na cara para entrar numa dieta? Pois todo gordo sabe que isso não é tão simples quanto parece ser.

Vários estudos atuais (e outros nem tão atuais assim) estão comprovando que comer pode ser um vício. Já era hora, não é mesmo? Afinal, existem vários vícios comportamentais já registrados, como o vício em jogo de azar, em sexo ou em trabalho.

Em 2007, vários pesquisadores da obesidade, de nutrição e de vícios se reuniram em uma conferência em New Haven, Connecticut, para discutir o assunto. O mundo está tão ocupado culpando os obesos por serem como são que aposto que você, leitor, nunca ouviu falar no estudo. Três anos depois, quero ressuscitá-lo; essa era uma teoria minha antiga, e só parei para pesquisar sobre ela agora.

A psiquiatra Nora Volkow, diretora do Instituto Nacional de Abuso de Drogas, disse que, para alguns compulsivos, a vontade de comer é tão intensa que supera a motivação de se envolver em outras atividades recompensadoras e dificulta o exercício do autocontrole. Isso é similar à compulsão que uma pessoa viciada sente para tomar drogas.

Há outro estudo mais antigo, de 2004, sobre a diferença entre alguém que perde o controle sobre o álcool ou as drogas e alguém que não tem domínio sobre o que come, realizado por Mark Gold, chefe da área de medicina contra o vício da Universidade da Flórida.

Segundo ele, quando o cérebro de viciados e as respostas cerebrais a esses vícios são observados, as diferenças não são significativas.

O maior problema do vício em comida é que não podemos cortá-la completamente de nossas vidas. Somos obrigados a encarar esse vício todos os dias, a cada refeição. É necessária uma grande força de vontade para que se consiga abandonar esse tipo de hábito, o que explica o retorno à obesidade de várias pessoas que fizeram dietas e redução de estômago.

Quando qualquer substância é ingerida em excesso independente do seu potencial de dano à saúde, essa substância é encarada como um vício. Os indivíduos que usam essas substâncias ao extremo são viciados; estas pessoas tornam-se fisiologicamente e mentalmente dependentes dessas substâncias, neste caso, os alimentos.

Como vocês podem ver nos links das fontes, consultei muitos sites e textos para escrever essa matéria, mas nenhum deles falou sobre a adoção de tratamento psicológico para lidar com o vício em comida. Já os viciados em qualquer outra coisa terão acompanhamento psicológico, o que mostra como o assunto ainda é tratado com preconceito. Não adianta nada fazer dieta, tomar remédio tarja preta e se submeter a cirurgias sem tratamento psicológico, a fim de que as compulsões sejam trabalhadas e para que a pessoa não acabe voltando aos velhos hábitos.

Fontes:
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=12144&assunto=Obesidade:Adulto/Infantil/Bari%C3%A1trica
http://www.redepsi.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=1022
http://blog.controversia.com.br/2007/07/22/o-vicio-em-comida-explica-a-explosao-da-obesidade/
http://saude.hsw.uol.com.br/vicio3.htm
http://pat.feldman.com.br/?p=403
http://www.allaboutlifechallenges.org/portuguese/vicio-de-comer.htm

Litha, criadora do Manual Prático da Gordinha, estudante de artes na UFRGS e louca por tatuagens, música, moda, computador e videogames. Descarrega sua compulsão em: comida, tinta de cabelo e compras. IMC 37,7 mas saudável e com uma cinturinha de pilão!”

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Quando comer é um vício”

  1. Eu sou assim. Mesmo estando sem fome eu como mais e mais.

    OMG!

  2. Brandão disse:

    Tanto é um vício que existe o Comedores Compulsivos Anônimos, nos mesmos moldes do AA, NA, etc. Infelizmente muita gente sofre dessa compulsão e nunca ouviu falar do grupo, que me ajudou muito numa fase ruim da vida. Nunca vou me esquecer de um alcóolatra em recuperação, que também é comedor compulsivo, dando um depoimento de que o vício pela comida é mais difícil de lidar que o pelo álcool, pois ele podia ficar abstinente de álcool, mas como ficar abstinente de comida? Como controlar um vício de cujo objeto de desejo não posso me afastar?
    http://www.comedorescompulsivos.com.br/cca.htm

  3. Litha Bacchi disse:

    Obrigada pela dica, Brandão! Vou conferir

  4. Brandão disse:

    Por nada, Litha! O CCA é muito interessante para quem se descobre compulsivo, como eu.

  5. Vivi disse:

    Infelizmente as políticas públicas que reforcem a necessidade de tratamento da compulsão alimentar, simplesmente não existem ou são negligenciadas a tal ponto, que não permitem sua divulgação mais esclarecida à população. Sofro de hipoglicemia, sinto falta de doces o dia todo, me sinto viciada, com crise de abstinência e tudo. Estou em sobrepeso, mas sinto que se não me controlar agora vou disparar no aumneto de peso, e não acho um tratamento adequado, já que simplesmente eu não posso parar de comer doces. O que fazer???

  6. disse:

    é minha primeira vez….procurei no google comer é vicio…jurava q nao ia achar nada serio, mas vcs nao tem ideia de como me achei nesta materia, obrigado, vou procurar ajuda

  7. O problema do tratamento psicológico é que geralmente temos a postura de abstinência para o tratamento de vícios, ou seja, ou tudo ou nada. Acontece que comida não pode ser um nada, não há como ficarmos com abstenção de comida! Isso é muito pouco estudado e é justamente o vício em comida que está fazendo muitos psicólogos reverem suas posturas terapêuticas de tratamento de dependências para, ao invés de abstinência, focarem no equilíbrio…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *