ONU recomenda "dieta vegana"

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 25 de junho de 2010

Em 2 de junho, a Organização das Nações Unidas (ONU), publicou um relatório em que afirma ser vital uma mudança global em direção a uma dieta vegana na tentativa de evitar a fome, a falta de combustíveis e piores impactos na mudança do clima.

Segundo o relatório, a população global prevista para 2050 é de 9,1 bilhões de pessoas. A dieta rica em carne e derivados de origem animal característica do ocidente se tornaria insustentável, já que biomassa e alimentos necessários para a criação desses animais são mais danosos do que a queima de combustíveis fósseis. Os rebanhos consomem boa parte das colheitas do mundo e, por consequência, uma grande quantidade de água, fertilizantes e pesticidas.

Os impactos da agricultura só tendem a crescer devido ao crescimento da população e o aumento do consumo de produtos animais. Se a economia cresce, o consumo de produtos de origem animal também cresce.

Em uma comparação com o problema da falta de combustíveis fósseis, não há saída: as pessoas precisam comer. Para reduzir os impactos, a única solução existente é a mudança de dieta em nível mundial, eliminando produtos de origem animal.

O relatório afirma que chegamos a um ponto crítico: Ou nos conscientizamos de uma vez sobre o mal que estamos fazendo ou vamos todos juntos em direção ao fim dos recursos naturais do planeta. Dessa vez não é um “radical” falando, mas a ONU alertando sobre os problemas causados pela forma como o mundo se alimenta.

E você, leitor, consegue imaginar sua vida seguindo uma dieta vegana? Mesmo que fosse para o bem da humanidade?

—–

Fonte:
UN urges global move to meat and dairy-free diet

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

16 respostas para “ONU recomenda "dieta vegana"”

  1. Destruiríamos as churrascaria e faríamos cota pra carne. Em vez da "elite" comer trocentos kilos de carne numa churrascaria e em casa, distribuiríamos a carne pela população.
    É sempre assim: O problema é, definitivamente, a desigualdade, mas procuram-se soluções para as origens erradas dos problemas.

    Hoje, com essa quantidade de carne produzida, daria pra alimentar o mundo até 2200, claro, dividindo as partes.

    Enquanto não extinguirem as vaquinhas, faço meu churrasco da copa…

  2. levi disse:

    essa é uma missão kuase impossível… mas o mundo terá k lidar com escolhas dificeis nos próximos anos… espero sobreviver a esse futuro… e poder contar a história para meus filhos desse capítulo de nossa "humanidade"

  3. asdfasdfasdf disse:

    imagina ter que dar tua cotinha de comida pra tua vaquinha que crias em casa, só para ter um bife solitário no prato…

  4. Douglas disse:

    Parar de comer carne não muda em nada o desequilibrio ambiental, o que precisa ser feito é mudar as politicas agricolas no planeta e o desenvolvimento sustentavel visto que é possivel acontecer isso afinal o que falta mesmo e o empenho da sociedade se manisfetar e cobrar as mudanças do governo.

  5. carol disse:

    É uma coisa muito dificil de se realizar, mas faz sim todo sentido, ja q a maior parte do gás que prejudica o plante é o metano, sendo liberado, pelas queridas vaquinhas, quanto mais pessoas comendo, mais produção de rebanho, e quanto mais rebanho, mais metano mais acelera o processo de desequilibrio

  6. Guilherme disse:

    onu? aquela que inventou uma falsa pandemia, para o lucro da industrias farmacêutica …… e o nosso governo que fez de bonito ao nos injetar lixo,cadê essa pandemia? ou seria uma pandemia de ignorância,temos que deixar o nosso lado critico sempre aceso e filtrar o que lemos, eles jogam o que querem,não o que é real,pra salvar o mundo precisa elevar a consciência humana, a algo mas nobre mas divino menos capitalista,o mundo não vai acabar,e nao é o fim da humanidade, mas sim dessa cultura primitiva que vivemos.

  7. Majuh disse:

    Bom, eu sou vegetariana já tem 1 ano e uns meses… pretendo me tornar vegana algum dia. Eu concordo com a ONU completamente, porque além de ajudar a freiar o aquecimento gloal, diminuir a degradação das florestas, teríamos também uma população mais saudável, consciente e amorosa.

    A proposta tá aê. Quem quiser saber mais procura no Youtube "A carne é fraca", tem tamém sites muito legais como o Ativeg e o Instituto Nina Rosa.

    bjo

  8. Roberto disse:

    Os mesmos especialistas da ONU que criou um comite que alardeava que o clima global iria aquecer até matar todo mundo assado? E que nos anos recentes começam a pipocar que o relatório tem mais furos na metodologia e nos dados que queijo suíço? Além da média de temperatura dos últimos 3 anos apresentar uma queda e não aumento?
    Ah tá…Com licença, eu tenho um churrasco para comer.

  9. Para mim não é ificil muito menos impossível. Sou vegetariana.
    Acho importante esse aprendizado, que por definição é MUDANÇA DE COMPORTAMENTO.
    Mudei minha forma de ver o mundo e de consumir. Por mim, pelos animasi, pelas pessoas e pelo planeta.
    Mesmo que no começo, mudar a rotina, é algo um pouco complicado, não penso apenas em mim. Sei que não sou insignificante, e o que faço tem repercussão para outros. Pois muitos de nossos atos, não são apenas questões pessoas, são questões morais.

  10. Precisamos ser indivíduos questionadores, críticos.. e nãor reprodutores. A questão do ser humano ter que comer carne é algo questionável, e pessoas vegetarianas (não de agora) estão aí pra demonstrar na prática isso.
    Questões que podem ser procuradas pessoalemtne, sme rpecisar de longos textos e debates aki são:
    – O quanto de grãos e vegetais em geral que precisam ser produzidos para fazer ração para "animais de fazenda" e que poderiam estar alimentando as pessoas (inclusive as q estão passando fome);
    – os hectares que são usados para a dispendiosa produção de alimentos de origem animal, que poderia estar sendo para plantação;
    – o uso de água que é maior;
    – a poluição da água, da terra e do ar;
    – os dejetos;
    – os índices maiores de doenças (câncer, arteroscleroses, etc.) na população que come carne;
    – o consumo de engergia em todo o processso (logística por ex.

    A mudança é para todos. A qualquer hora.

  11. Sobre desigualdade social, não é defendendo o lucro dos grandes pecuaristas que iremos chegar em algum lugar.
    Eles são os explorados, os opressores,… Os que exploram os corpos dos aniamis não-humanos e a mão-de-obra de animais humanos.
    Eles são os poucos que detém muitos, e nós aqui defendendo o "ganha pão" deles?
    Eles já tem os lobistas fazendo isso, e que por sinal, já ganham muito também. E fazem um ótimo trabalho, consequencia disso é a população fazer um lobby voluntário deles.

  12. Pamela Lucia disse:

    Sou vegetariana em parte graças ao papo de gordo, diminuo bastante a quantidade que como de carne. Pretendo virar ovolacto e um dia vegana.
    Apoio totalmente a ONU, não é só questão da carne, animais precisam viver decentemente não nascer só pra um dia tiver uma morte horrivel e alimentar algumas pessoas. O homem consegue comer bem e mais saudavel se parar pra analisar as opções.

  13. Marcela Bento Stipan disse:

    Sabias palavras da ONU , eu aderi dieta vegan desde os 11 anos e mudei completamente, sou saudavel,to dentro do peso,estou a favor da natureza e acho que um alerta desse é pras pessoas se tocarem que a produção de carne,e a carne em si fazem mal as pessoas e outra é crueldade de você ser um animal e matar outro animal.
    CARNE DA TUMOR PELO MENOS VOCÊS VÃO MORRER EU NÃO.

  14. Rodrigo disse:

    Vejo muitos comentarios ceticos. Acho isso extremamente saudavel, e sujiro que nao parem por ai, continuem duvidando e investigando a fundo. Se fizerem isso vao ver que os "furos" nao existem, o que vao encontrar e' um corpo de publicacoes em periodicos de peso, corroboradas por fatos e observacoes testadas e escrutinadas, apontando de forma consistente na mesma direcao ao longo de decadas! Foi assim que eu mudei para uma dieta vegana e nao poderia me sentir melhor, sabendo que essa e' a opcao mais saudavel para minha saude e para a saude do planeta, e isso e' fato. ;-)

  15. Diego Lopes disse:

    Os comentários contrários não são céticos por algum questionamento mais profundo, mas simplesmente porque a maioria das pessoas sempre enxerga as soluções além de si. Todos querem acabar com a poluição (desde que não mexam nos meus hábitos de consumo), todos querem ruas menos engarrafadas (mas desde que eu possa sair de carro, não me venham com esse papo de rodízio!), todos querem diminuir o desmatamento da amazônia (desde que não toquem no meu churrasco, pelo amor de deus!). Enquanto não nos responsabilizarmos individualmente pelos rumos do planeta, não mudaremos nada, e assim vamos seguindo o barco da hipocrisia generalizada.

  16. Virginia Abreu de Paula disse:

    Não sabia que a Onu tinha feito essa recomendação. Viva. Finalmente falaram algo realmente importante para a humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *