Três novos remédios antiobesidade em avaliação

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 14 de julho de 2010

O mercado de remédios contra a obesidade movimenta US$ 500 milhões por ano (e, segundo especialistas, deve aumentar em seis vezes esse valor até 2018). Portanto, não é de se admirar que surjam “novidades” a todo momento para “abocanhar” uma fatia dessa bolada.

Atualmente, há três novas drogas antiobesidade sendo avaliadas pelo FDA (Food and Drug Administration, agência governamental dos Estados Unidos responsável por controlar medicamentos). Pelas regras do FDA, esse tipo de remédio deve propiciar, no mínimo, a perda de 5% do peso total em um ano, além de não possuir uma quantidade muito grande de efeitos colaterais, entre outros fatores.

A primeira droga que está sendo avaliada é o Qnexa, que une uma anfetamina e um anticonvulsivo. Seu relatório deve ser divulgado até a próxima segunda-feira, seguindo para consulta pública. Testes clínicos indicaram perdas de 13% a 15% do peso total em pacientes que utilizaram o remédio, mas, como nada é perfeito, os efeitos colaterais incluíam problemas de memória e concentração.

O segundo medicamento na lista do FDA é o Iorcaserin, previsto para ser avaliado em setembro. Ele é formado por uma substância que age no cérebro diretamente nos receptores de serotonina (responsável pelo “controle do apetite”). Nos testes clínicos, os pacientes perderam apenas 5% do peso corporal, mas tiveram efeitos colaterais mais brandos que os outros dois remédios avaliados.

A última droga é o Contrave, cuja avaliação está prevista para dezembro. Ele é formado por um um antidepressivo e uma droga contra vícios. A perda de peso nos testes clínicos flutuou entre 5% e 10% tendo náuseas como principal efeito colateral.

Antes de ficar animado com o surgimento de novos remédios antiobesidade, é importante sempre lembrar que ainda não criaram “fórmulas mágicas” para emagrecer. Nenhum remédio dispensa uma reeducação alimentar.

Além disso, diferente do que muita gente insiste em acreditar, não se deve utilizar nenhum tipo de medicação sem orientação de seu médico. Quem ignora os conselhos dos médicos e vai “na onda” de um colega ou vizinho e até de comentários de desconhecidos em blogs e fóruns, está correndo sérios riscos de saúde. Seja responsável e consulte seu médico antes de utilizar qualquer medicamento.

PS: Sugiro uma lida no texto do Dr. Tapioca sobre o uso de sibutramina (vários de seus alertas servem para o consumo de quaisquer remédios antiobesidade).

—–

Fonte:
EUA avaliam três novas drogas contra obesidade

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *