Obesidade é caso de saúde pública mundial

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 16 de fevereiro de 2011

Um estudo divulgado na revista médica Lancet trouxe dados alarmantes sobre a obesidade no mundo e o que isso representa para a saúde nos países.

Primeiro, saiba que mais de meio bilhão de pessoas são obesas. Isso equivale a aproximadamente 10% da população adulta mundial – número que quase dobrou em relação a 1980 e atinge, cada vez mais, países pobres.

Em segundo lugar, tenha em mente o que esse salto representou. O número global de pessoas com hipertensão passou de 600 milhões, em 1980, para quase 1 bilhão em 2008. Um dos reponsáveis por isso é o envelhecimento e crescimento da população.

Sem fronteiras

Acontece que questões como sobrepeso, obesidade, hipertensão e colesterol alto não são mais “privilégios” ocidentais ou problemas de nações ricas. Porém, ainda são esses países que estão mais empenhados em combater as doenças relacionadas com o excesso de gordura corporal. Para ser mais específico, os dados revelaram que a obesidade é mais elevada em lugares de renda média.

De acordo com a pesquisa, o índice de colesterol total no sangue caiu na América do Norte, Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e Europa. Porém, os números coletados revelam que subiu no Leste e Sudeste Asiático e na região do Pacífico. A hipertensão seria um problema mais grave nos países bálticos e na África Oriental e Ocidental.

E sabe por que você deve ficar preocupado com isso?

O sobrepeso e a obesidade elevam o risco de doenças cardíacas, diabetes, artrite e alguns tipos de câncer. Já a hipertensão, é outro importante fator de risco para doenças cardíacas, além de representar a maior causa mundial de mortes.

Se ligou?

Saúde pública é que paga a conta

Para você ter uma ideia de quanto o excesso de peso da população pode pesar no bolso das nações, calcule o seguinte: doenças relacionadas à obesidade respondem por quase 10% dos gastos médicos nos Estados Unidos. Isso representa cerca de US$ 147 bilhões por ano.

Na Europa, mais de metade dos adultos convive com sobrepeso ou obesidade, o que acaba sobrecarregando os orçamentos de saúde. Como? Recentemente, o Reino Unido investiu 90 mil libras, cerca de R$243 mil, em cada um dos veículos que estão sendo adquiridos para renovar a sua frota de ambulâncias preparadas para transportar pacientes “mais pesados”. Isso inclui macas mais largas e um aparelho especial para suspender pessoas com peso superior a 300Kg.Veja:

O assunto é tão importante que a Assembleia Geral da ONU pretende realizar em setembro uma reunião especial para discutir a crescente ameaça de doenças crônicas como distúrbios cardíacos, câncer e diabetes, principalmente em países mais pobres.

E você? O que pensa sobre esse assunto?

——————–

Fontes:

Reino Unido investe em ambulâncias para obesos

Epidemia de obesidade pode criar ‘tsunami’ de doença cardíaca

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Obesidade é caso de saúde pública mundial”

  1. @Gustavopereira disse:

    Caramba! 300kg? A cirurgia não resolve não? Como deixam alguém chegar aos 300kg? Sei que tem que perder peso para poder fazer a cirurgia, mas 300kg é muito. OMG!

    Quando eu passar para sobrepeso já vou ficar feliz. hahahah Obesidade nível 1 soa tão vídeo game que vc tem que chegar no último nível. HAHAHAH medo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *