Anvisa quer proibir sibutramina e outros remédios para emagrecer

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 17 de fevereiro de 2011

Além da dieta e dos exercícios físicos, muita gente precisa de uma “forcinha extra” para conseguir perder os quilos à mais. É aí que, às vezes, entram os medicamentos para emagrecer. Porém, se depender da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essas substâncias estão com os dias contados no Brasil. É que o órgão quer banir a comercialização de todas as drogas usadas para auxiliar a perda de peso que atuam no sistema nervoso central. Nessa lista entram a “famosa” sibutramina e outros derivados de anfetamina (femproporex, dietilpropiona e mazindol).

Há alguns dias, a proposta de proibir os emagrecedores foi anunciada a especialistas e entidades médicas. Ontem, a coisa ficou mais séria, pois a Anvisa publicou em seu site uma nota técnica com um parecer explicando os motivos da sua decisão.

Agora, está marcada para a próxima quarta-feira, dia 23/2, uma audiência pública para discutir o cancelamento do registro de medicamentos que contêm sibutramina. A discussão vai acontecer das 9h às 13h, no Auditório da Anvisa – localizado no SIA trecho 5, área especial 57, bloco E, em Brasília (DF).

Motivos

Segundo matéria publicada pelo Extra, a Anvisa considera que “a sibutramina tem baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de perda em longo prazo. Além disso, estudos indicam o possível aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários”.

Para complicar ainda mais a situação, o órgão acredita que “os medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol, por sua vez, apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central. Esses fatores tornam insustentável a permanência destes produtos no mercado, mesmo se forem consideradas as melhorias já implantadas no processo de controle da venda destes medicamentos”.

Estudos apontam que, entre os perigos do uso da sibutramina estão um maior risco de problemas cardiovasculares em idosos – grupo que geralmente tem outras doenças, além da obesidade. Foi também registrado o aumento de derrames não fatais. Para piorar, a possibilidade de danos cardiovasculares foi observada em pessoas que, mesmo sem maiores benefícios, continuaram tomando o medicamento.

Diante desses argumentos, dá para entender porque a Anvisa não vê justificativa para a prescrição e venda desses produtos no Brasil.


O outro lado

Nem todos os profissionais na área da Saúde concordam com essa proibição. Em matéria veiculada pelo portal G1, endocrinologistas que atuam no combate à obesidade consideraram a medida muito radical. Eles ponderam que a decisão da Anvisa pode deixar os pacientes sem opção de tratamento, já que o controle da fome e da saciedade ocorre no cérebro.

“Muitos pacientes não conseguem perder peso com o tratamento clínico convencional, que inclui dieta e exercícios físicos. Como vamos controlar a obesidade desses pacientes sem mexer no cérebro?”, questionou o endocrinologista Márcio Mancini, chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas (HC).

Para se ter uma ideia, a única droga para o tratamento da obesidade cuja venda deverá continuar liberada é o orlistate (Xenical), que atua diretamente no intestino, reduzindo em cerca de 30% a absorção de gordura. Sem opção de medicamentos como a sibutramina e outros derivados de anfetamina, milhares de pessoas hoje em tratamento e com seu peso controlado poderão voltar a engordar.

O medo dos médicos é que, como alternativa, muitos pacientes optem pela compra dos remédios por conta própria, de maneira muitas vezes ilegal.  Também pode crescer o uso de medicamentos de outras classes, como alguns antidepressivos, que proporcionam emagrecimento.

Luta antiga

Caso você não se lembre, essa luta já teve vários rounds. No início do ano passado, o uso da Sibutramina foi proibido na Europa e restrito no Brasil. Na época, ela deixou de ser vendida como medicamento comum e passou a integrar a categoria dos anorexígenos, drogas que exigem receita especial.

Aqui no Papo de Gordo, já falamos muito sobre esse assunto. Isso porque muitos leitores e ouvintes nos mandavam e-mails e deixavam comentários nos posts perguntando se usar sibutramina é bom ou ruim?

O Dr.Tapioca já até escreveu um FAQ sobre sibutramina, uma vez que o texto do Bruno Mendonça sobre o assunto, publicado em 25 de julho de 2009, gerou muitos comentários e hoje se transformou praticamente em um “fórum” sobre os prós e os contras trazidos pelo uso dessa substância.

Para que serve?

A sibutramina geralmente era receitada para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. No caso das pessoas portadoras de outras doenças, como o diabetes, a droga era indicada quando esse índice ultrapassa 25.

Há estimativas que consideram que pelo menos 5 milhões de pessoas no Brasil precisam do remédio. Antes das restrições e da suspensão da droga em outros países, cerca de um milhão de brasileiros usavam regularmente a sibutramina.

——————-

Fontes:

Anvisa quer banir remédios para emagrecer

Anvisa quer discutir o cancelamento do registro de medicamentos que contêm sibutramina

Anvisa quer banir drogas para emagrecimento

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

77 respostas para “Anvisa quer proibir sibutramina e outros remédios para emagrecer”

  1. Mi disse:

    Toda substância usada sem necessidade ou abusivamente é prejudicial… infelizmente, há pessoas que necessitam destes remédios e podem vir a não mais poder usá-los por cause de um grupo que abusa destas medicações. É uma grande lástima!

    • erineia disse:

      Com tantos outros problemas que deviam se preocupar, vao querer nos tirar a unica chance que nos gordinhos temos em emagrecer. Nao ve que ira aumentar a quantidade de cirurgia bariatrica, ainda mais nos jovens.

      • Mi disse:

        Sim, eu concordo com você!

      • Carolina disse:

        Então…praticamente todo mundo que toma esse remédio engorda tudo de novo depois que pára, e tem vários efeitos colaterais. Para não engordar mais tem que tomar para sempre. Eu não sei se é uma boa.

        • Carolina disse:

          Vou responder meu próprio comentário. Eu pensei apenas nas pessoas que querem emagrecer por causa de estética, ou por pequenos problemas de saúde. Realmente tem gente que está em uma situação perigosa, como diabéticos que podem acabar com membros amputados. Nesses casos sim o remédio faria mais bem do que mal.

      • Gilberto disse:

        Eu concordo, eles deveriam se preocupar com outras coisas, tem tanta coisa errada e eles querem

        tirar os remedios que está dando resultado.

  2. pat disse:

    Isso é uma grande merda. Não há remédio no mercado que o possa substituir. Eu vi minha irmã emagrecer 28 kilos em um ano graças ao remédio. E olha que ela não mudou seus hábitos alimentares! Nunca foi "comilona", sempre comeu normalmente e com uma alimentação saudável.

    Pesquisas provam que em alguns gordos o cerébro não percebe que o indivíduo já se alimentou, acha que o corpo está a passar fome, então entra no modo sobrevivência.

    Esses anos todos a Sibutramina foi o único remédio e método que a ajudou a perder peso.

    Agora, nem tudo são flores, né. Minha irmã já teve vários episódios de taquicardia, antes do sibutramina, e eu sempre falei pra ela tomar cuidado. Ela disse que nunca teve outro depois do remédio mas não sei se confio plenamente nela. O único efeito colateral que ela apresentou foi constipação. O que ela tbm não dá bola pq os efeitos "milagrosos" valem mais do que qualquer coisa.

    E a médica que passou o remédio também não pediu acompanhamentos, nem exames para determinar se ela poderia de fato tomá-lo. Uma grande negligência, provavelmente não é a única assim. E quem sofre com isso são os pacientes.

  3. Ana Paula Vieira disse:

    Olá,

    Meu nome é Ana Paula, tenho 25 anos e engordei 30 kilos nos últimos 5 anos.

    Há cerca de um ano, comecei tratamentos. Fui a cardiologistas, endocrinologista e nutricionista. Graças a Deus tenho a saúde perfeita, não sofro de problemas da glandula tireóide, não tenho hipertensão, nada. Resolvi procurar a ajuda especiliazada, pois me matar em academias, e corridas não estava fazendo efeito.

    Mudei completamente a minha alimentação, muitas frutas, alimentação de 3 em 3 horas… e mesmo fazendo exercícios no mínimo 3 vezes por semana..eu continuei a engordar.

    Junto as médicos eu descobri que sofro de ansiedade, um distúrbio sério que se agravou nos últimos anos. O meu organismo passa o dia inteiro em constante defesa, é involuntário, assim tudo o que eu como as minhas células entendem que precisam armazenar. Mesmo me matando, ficando mais de 3 horas na academia por dia.. e diminuindo a alimentação eu nao conseguia emagrecer.

    Começamos o tratamento com sibutramina em Dezembro, e está sendo MARAVILHOSO, eu estou dormindo muito melhor, meu âniemo melhorou, minha concentração, estou mais disposta e fazendo extamente TUDO e comendo TUDO o que eu comia antes. E agora já consegui perder 5 kilos, isso porque meu cerébro agora consegue dizer para meu organismo que não precisa reter tudo o que eu como e ele agora trabalha certinho.

    Sou a favor da sibutramina para pessoas que realmente NECESSITAM e PODEM tomar o remédio. Eu sou jovem e tenho uma saúde perfeita o remédio não me traz nenhum efeito colateral e só esta me fazendo bem.

    O que deveria haver é uma regulamentação e critério do médico. Eu faço acompanhamento junto a cardiologista, meu coração está ótimo. Sinto que posso continuar o tratamento.

    Já as pessoas idosas e que sofre de hipertensão por exemplo, isso está claro que esse remédio jamais deve ser indicado.

    Peço que se alguém ler esse post e for participar da audiência em Brasília, leve o meu exemplo.

    A substancia certa, para o tratamento certo não faz mal, afinal para isso ela foi desenvolvida e testada.

    Agora uma substância forte para o tratamento errado, claro que trará malefícios, como qualquer outro medicamento para qualquer tipo de doença.

    Ana Paula – Curitiba – PR

    • Roberta disse:

      Concordo plenamente, tomei e tomo sem nenhum prejuizo e me sinto ótima, conheço pessoas que tomaram e também fez milagres em suas vidas, uma amiga tomando a sibutramina e fazendo academia perdeu 30 kilos e está maravilhosa sem contar sua alto estima e seu astral… é tudo de bom!!! PROIBIR JAMAIS!!!!!

      • Leticia disse:

        Tem que deixar as pessoas que não são magras serem felizes também pois quando fazem qualquer tipo de campanha só querem as modelos nunca escolhem 'gente como agente' a sibutramina não deve ser proibida, pois estão achando que estão fazendo o melhor para os gordinhos vai e acabar todo mundo com depressão pois hoje em dia o porte fisico influencia muito até para arrumar emprego.

        • syl disse:

          Olá Leticia,boas festa p ti,concordo com vc,faço uso de med.para perder peso e estou muito bem e estou sendo bem acompanhada pelo meu medico foi ezigido dele varios tipos de exames para depois entrar com a medicação e regime e tbm exercicios fisicos,eu não vj gordinho em auge e muito feliz,o q dizem é q tds os gordinhos são simpaticos,agora querem acabar com a unica chance q nós q não encaixamos nos padrões do sus p a realizacões da bariatrica de termos uma vida mais sociavel,pq onde nós q temos mais peso chegamos somos observados sem disfarce as pessoas ficam o tempo td olhando,então sou a favor do med.claro com um bom acompanhamento,cm eu tenho.bjs a tds

    • maria disse:

      acho que tbm sofro do mesmo que vc qual remedio vc toma?aguardo seu i-mail.
      obrigada

    • catiana disse:

      oi ana paula concordo com voce em tudo,eu tambem me mato fasendo academia e nao emagreso.o subtramina e a unica coisa que me ajuda a manter o pesso.acho melhor usa a subtramina doque provoca o vomito toda ves que a jente come

    • Ana P. P. disse:

      Concordo com a Ana Paula. Realmente o remédio faz maravilhas, porém, como ela mesmo realçou, pessoas saudáveis tem menos riscos de sentir os efeitos colaterais.

      Porém, um colega meu de trabalho, que até então era considerado uma pessoa saudável começou a tomar a sibutramina e teve reações que quase o levaram a morte.

      No primeiro mês foi td bem. Ele emagreceu quase 10kg, mas no 2º mês ele quase teve uma parada cardíaca durante uma festa. Como conseguencia ele ficou com sintomas de labirintite por umas 2 semanas.

      Eu gostaria muito de tomar o remédio, mas não tenho coragem. Já tive 2 eventos de TVP (Trombose venosa Profunda) e tomo anticoagulante todos os dias. Tenho receio que o remédio prejudique o meu tratamento.

      Att

  4. Ana Paula Vieira disse:

    Tenho um exemplo de uma prima que tomou sibutramina para emagrecer.

    Ela tomou por conta própria, uma quantidade ALTÍSSIMA cerca de 20mg (2 vezes ao dia) emagreceu 10 kilos em 4 semanas.

    Teve forte dores abdominais e ânsias constantes.

    Esse é o exemplo de pessoas que não fazem o correto uso do medicamento, com acompanhamento médico adequado.

    Essa minha prima podia ter morrido, mas isso porque é uma irresponsável.. e é por causa de pessoas como ela.. que agora a Anvisa quer proibir o medicamento.

    Eu não concordo com a proibição!

    • Priscilla p. disse:

      Por causa desse uso sem acompanhamento é que é perigoso, proibir vai fazer aumentar a busca do remedio de formas ilegais, ficando mais sucetivel a doses descontroladas. Proibir é pior… Anvisa vai perder o controle do uso, porque ai vai ser igual droga, todo mundo sabe onde encontrar pra comprar, mas o medico nao vai ter acompanhamento!!!

  5. Ana Paula Vieira disse:

    PAT

    É PAT, é isso que eu gostaria que todos e Anvisa percebessem.

    Não pode haver negligência do médico ao solicitar TODOS os exames necessários antes de receitar as substancias.

    A pessoa precisa estar informada de todos os efeitos colaterais que podem surgir e fazer uma acompanhamento com cardiologista também.

  6. Ana Paula Vieira disse:

    Ah! Esqueci de mencionar uma coisa importante, na reportagem diz que a única droga que poderá ser liberada é o orlistate (Xenical), que atua diretamente no intestino, reduzindo em cerca de 30% a absorção de gordura.

    Me digam, o que eu vou fazer com esse XENICAL?????

    Se eu parar o tratamento com a sibutramina agora, a minha ansiedade irá voltar e meu cérebro continuará falando para o meu organismo reter tudo o que eu como e voltarei a engordar, mesmo fazendo academia todo dia e alimentação equilibrada.

    Bjs – Ana Paula – Curitiba – PR

    • Fabiana disse:

      Pois é, Ana Paula, o Xenical é que deveria ser proibido.

      Qualquer remédio que provoca diarréia pode debilitar nosso intestino e outra: como vamos trabalhar, estudar, enfim, ter uma vida normal se TUDO que você come o remédio faz ter dor de barriga?

      Teria que viver no banheiro.

      Já tomei fórmula para emagrecer que tinha o mesmo efeito e é muito triste isso, vergonhoso.

      Você não tem mais vida social de vergonha de um simples almoço com amigos e depois correr para o banheiro.

  7. Psicóloga disse:

    O que acredito é que esse tipo de decisão precisa ser tomada tendo como base os prós e contras idiocincráticos de cada um. É uma decisão que precisa ser tomada de forma responsável e cuidadosa, no entanto, a proibição é arbitrária, levando a castração das possibilidades. A obesidade é um mal bastante conhecido no mundo ocidental, e tal resolução limitaria os recursos para lidar com o problema, que precisa ser combatido de inúmeras formas de acordo com a demanda do paciente. Não é novidade para ninguém que o Anvisa costuma tentar elaborar proibições "bombásticas" que criam polêmica, não sei ao certo com qual objetivo, se é para conseguir a atenção de todos ou se é um movimento ditatorial e autoritário de auto-afirmação. Será mesmo que suas intenções são legítimas ou está por tráz interesses financeiros e ou políticos, afinal de contas as indústrias de cirurgia bariátrica e do próprio Xenical, faturarão "horrores" com essa nova resolução.

  8. Lia disse:

    Revoltante!! Degradante!! Ridículo!! E o que nós, pacientes usuários de Sibutramina, podemos fazer? Vamos ter que assistir, de braços cruzados, a Anvisa tirar o remédio de nós?

  9. Christiane Branco disse:

    Sobre a proibição dos remédios que controlam apetite:

    Acredito que a ANVISA está tentando erradicar o uso abusivo destes medicamentos,(o que não é errado) entretanto, não está considerando o fato de que existem milhares de pacientes obesos e considerados de alto risco que necessitam de medicamento para o controle do apetite.

    Antes de proibir eu espero que o sr Dirceu Barbano tenha outro medicamento para oferecer a estas pessoas.

    Que se encontre o substituto não prejudicial antes de sua proibição.

    Seria criminoso permitir uma atitude de tamanho peso sobre uma fatia da população que não escolheu ser gordo, e muito menos escolheu tomar remédios.

    Infelizmente no Brasil, os órgãos estão corrompidos e a seriedade é superficial.

    Sinto muito pelos milhares de profissionais sérios que serão prejudicados, pela falta de fiscalização de um Órgão que tem por OBRIGAÇÃO fiscalizar o comércio e a distribuição dos remédios e não depois de 58 anos de uso, decidir que é prejudicial à saúde.

    Eu já acho que o que precisa ser reavaliada é a existência da ANVISA. Sua competência é altamente discutível. Precisamos de fiscalização, competência e seriedade. Não de despotismo e autarquia.

    Senhores do Governo Federal por gentileza está na hora de fiscalizarem a ANVISA.

    Autarquia não funciona!!

  10. OBESO MORBIDO disse:

    A organização chamada ANVISA não tem limites. Com a truculência governamental de praxe, apresenta à sociedade a medida "benéfica" e "protetora" de PROIBIR o tratamento da obesidade.

    A notícia não pode ser amenizada. Dizer que sobra o Xenical (mais de 200 reais por mês, com resultados muito limitados em perda de peso) é patético. Quantos casos de sobrepeso se transformarão em obesidade? Quantos pré-diabéticos se tornarão diabéticos, com custos financeiros, de saúde e emocionais? Quanto aumentará a depressão feminina, a insatisfação com o próprio corpo, a insegurança?

    Proibir um indivíduo de decidir qual substância ele quer ingerir é IMORAL. A cada dia que passa o Brasil se aproxima de um cenário do livro 1984, de George Orwell. Se a ANVISA se julga autoridade máxima em todas as áreas da Medicina, que sugira que não se usem os medicamentos. Quem confiar na sua enorme sapiência e benevolência o fará. Só não condenem milhões de brasileiros à infelicidade.

    NÓS VAMOS IMPEDIR ISSO AÍ!!!

    SÓ QUEM É OBESO SABE. NOSSO METABOLISMO

    É MAIS LENTO, OU SEJA, SÓ DIETA E CAMINHADA NÃO

    ADIANTA, AGENTE VAI ENGORDAR! EU TOMO ESSES MEDICAMENTOS

    A ANOS, DOU GRAÇAS A DEUS POR ELES TODOS OS DIAS

    E AGORA ESSES FILHOS DA MAE DA ANVISA, 100%DEMOCRACIA

    QUEREM COMBATER UMA EPIDEMIA MUNDIAL, PROIBINDO O REMEDIO

    QUE TRAZ A CURA! DE DUAS UMA MEUS AMIGOS. OU ELES NÃO SABEM NADA SOBRE OBESIDADE, OU ELES QUEREM NOS MATAR!

    ANVISA TRAIU OS BRASILEIROS! AGORA É INIMIGA PÚBLICA NÚMERO 1 DE TODO OBESO DESTE PAÍS. E SOMOS GRANDE NÚMERO. SE EU NAO TOMO ESSES REMÉDIOS, SOU OBRIGADO A FAZER A CIRURGIA DE ESTOMAGO, QUE É MUITO MAIS ARISCADA QUE TOMAR O REMÉDIO!

    COVARDES DA ANVISA NOS VAMOS PEGÁ-LOS!

    SIGA-ME NO TWITTER: http://WWW.TWITTER.COM/CASAMATA144

  11. ALEXANDER HERRMANN disse:

    Amigos, esta é a primeira vez que entro neste site. Quando ouví a notícia da proibição deste remédio fiquei muito preocupado porque após uma vida inteira convivendo com a obesidade, somente agora, com 48 anos de idade e após aproximadamente 1 ano de tratamento com Sibutramina, acompanhamento com cardiologista e endocrinologista, conseguí perder peso sem voltar a engordar. Efeito sanfona!

    Sugestão: devido ao meu desespero e provavelmente de muitos outros individuos satisfeitos com os resultados da Sibutramina, proponho que o administrador deste site organize um abaixo-assinado e incumba um médico, de preferência influente na classe médica, para apresentá-lo nas comissões de discução do assunto. Aponte dados comparativos com outros fatores de risco que o mundo convive, como mortes por cigarro, mortes por álcool, mortes por gripe, mortes por raios que são muitas), etc, sem dizer a fome.

    A partir destas informações seriam esclarecidas as reais vantagens de se corer algum risco calculado com a Sibutramina contra os outros riscos certos da obesidade que altera todo o sistema vital de uma pessoa.

    Alguèm tem que acordar! Será que não está correndo muitíssimo dinheiro e interesses obscuros nestas decisões contra a Sibutramina em todo o planeta? Porque eu me sinto muitíssimo bem com ela e sempre controlo minha saúde com especialistas diversos. Minha pressão não alterou nada com o uso da Sibutramina. O cardiologista quer me ver de 3 em 3 meses e o endocrino de 2 em 2 meses.

    PRESSÃO TOTAL NA ELITE QUE DECIDE PELOS MINORITÁRIOS!!!!!!!

    ABAIXO-ASSINADO NELES!!!!!!!!!!!!!

    ELES SÃO TODOS MAGROS!!!!

    ELES NÃO SABEM O QUE É SE LOCOMOVER COM 50, 100 OU 200 KILOS A MAIS, E ACHAM QUE EMAGRECER É FÁCIL!!!!!!

    ELES CHEGAM NA LOJA E SABEM O Nº DA CALÇA PARA COMPRAR. ELES NÃO IMAGINAM A TRISTEZA NA HORA DE COMPRAR ROUPA!!!!!!!!!

    SE ALGUÉM TIVER CONTATO, TENTE FALAR COM DR ALFRED HALPERN. CONHEÇO ELE DA TV E ELE É FERA.

    Obrigado

    Alex

    • ADRIANA disse:

      USO SIBUTRAMINA SIM. E SEM ELA MINHA ANSIEDADE VOLTA EU ENGORDO HORRORES, DISCORDO COM A PROIBIÇÃO TAMBEM! ACHO QUE AS GRANDES INDUSTRIAS FARMACEUTICAS ESTÃO POR TRAS DESTA DECISÃO, COM CERTEZA.

      POR QUE NÃO TERIAM LUCRO COM PESSOAS MAGRAS! AI DIMINUIRIA O USO DE MEDICAMENTOS PRA HIPERTENÇÃO, DIABETES, COLESTEROL… E VARIOS OUTROS NÃO ACHAM? MAGROS REALMENTE NÃO DÃO LUCRO PRA NIMGUEM NÃO É MESMO? E SÓ QUEM TEM PROBLEMAS COM EXCESSO DE PESO SABE O VALOR DA SIBUTRAMINAS E DE OUTROS MEDICAMENTOS.

  12. Diele disse:

    acho que é porque é mais facil pra anvisa proibir do que controlar, já usei o mazindol, emagreci bastante, e quando parei, engordei de novo, mas emagreci sem controle, sem dieta e sem exercicio, eu comia um sorvete e não precisava comer mais, quando tomei de novo, não adintou, agora estou fazendo dieta, comendo de 3 em 3h, e estou conseguindo, talvez, se estive tomando algo, poderia ser mais rapido, mas não precisa,pra mim, mas tem pessoas que precisam perder peso rapido, por questoes de saude, estão diabeticas ou coisa parecida.

    antes de proibir, a anvisa deveria é fiscalizar melhor, deveria ter um orgao que cuidasse de todos que tomam esses medicamentos, os medicos deveriam entregar um relatorio, provando que a pessoa realmente precisa, que tambem esta indo em nutri, fazendo exercicios, cuidando do coração, porque tem muita gente tomando sem necessidade ou por conta, e isso é extremamento perigoso, agora proibir, é tirar a chance de muita gente de tentar ter uma vida mais saudavel, de se afastar de doenças, eu pessoalmente, não tomo mais, pretendo que seja nunca mais, mas muita gente precisa e acho isso uma medida muito radical, e honestamente, preguiçosa da anivisa

  13. Lia disse:

    Não acho que é preucupação com a população, temos caso na área muito mas crítico, penso que regulamentar o uso é sulficiente,se orgãos competentes fiscalizarem melhor a distribuição do medicamento e também a população juntos dos médicos ter a consciência do uso limitado da sibutramina é um benefício de quem tem problemas realmente em emagrecer.

    Se houve uso com exagero da população, foi indicado com o mesmo exagero? esse problema ocorreu depois de uma grande descoberta para quem sofre realmente com doenças de obesidade, foi porque talvez houve uma precipitação do lançamento da sibutramina na época deveriam ter avaliado melhor os efeitos colatareais, agora erradicar esse medicamento não será a solução.

    Será que estão relmente preucupados, e uma questão de se parecer com países de primeiro mundo;

  14. @Gustavopereira disse:

    Nunca usei remédio para emagrecer, mas é verdade. Perder peso só com dieta e exercícios é MUITO DIFÍCIL. O remédio me ajudaria, mas infelizmente as pessoas não sabem usá-lo e acabam nisso.

    Os futuros gordinhos vão ter que se virar como eu para perder peso.

  15. Nilda disse:

    A proibição vai recair sobre muitos dos remédiso mais comuns e usados, e eu acho isso temerário.

    Sou contra a proibição, pq só irá atrapalhar quem precisa.

    Muito mais eficiente, seria se fazer uma campanha de consientização sobre os efeitos colaterais e consequencias não só junto ao usuários mas, PRINCIPALMENTE, junto aos médicos.

    Porque é muito fácil um médico indicar metformina ou antidepressivos pra emagrecer e

    • Nilda disse:

      Sorry.. acabei postando o comentário antes de terminar a frase… completando agora:

      Porque é muito fácil um médico indicar metformina ou antidepressivos pra emagrecer e ESQUECER de avisar que metformina é normalmente usada pra baixar a glicemia, ou que o antidepressivo pode dar uns efeitos colaterias psicológicos terríveis nos primeiros dias.

  16. cristina disse:

    conheço muito mais casos de morte e complicações sérias pela doença da obesidade do que pelo uso de medicação para emagrecer. o contrário é verdadeiro, vários familiares meus se livraram da hipertensão e diabetes graças ao uso desses remédios. Quem sabe a anvisa se volte contra o alcool…muito mais nocivo, destruidor de famílias e maior causador de acidentes de transito, afogamentos… entre outras muitas coisas (TODAS HORROROSAS)

  17. Ricardo disse:

    Vantagens de se ter a sibutramina e outras drogas proibidas:

    poder comprar + barato do traficante e não pagar imposto e contribuir com o governo que acha mais fácil proibir do que controlar.

  18. selma disse:

    parar de vender porq proibir nem pensar. a auto estima e otima emagrece mesmo.nao tem o que a anviva se peocupar.

  19. selma disse:

    tomo nao vou parar de tomar tomo muito tempo nunca senti nada se caso proibir vou em ponta pora e compro la e liberado e o efeito e o mesmo.esse e um desabafo.obrigada.

  20. Ana Paula disse:

    se vocês acham conviniente engerir esse comprimindo,porque a maioria delas esquece que sua vida está em risco…

    • ALEXANDER HERRMANN disse:

      VOCÊ TEM MUITO MAIS RISCO DE VIDA COM:

      – PRESSÃO ALTA

      – DIABETE ALTO

      – DESGASTE NO JOELHO E COLUNA COMPROMETE SUA VIDA SOCIAL, TRABALHO E SIMPLESMENTE VIVER

      – BULING POR EXCESSO DE PESO. DISCRIMINAÇÃO.

      MAGRO CRITICAR GORDO É FÁCIL. NÃO DEIXA DE SER UMA FORMA DE SE COLOCAR EM UM NÍVEL ACIMA DOS GORDOS.

  21. Maicol disse:

    Pessoal, tambem engordo facilmente, parece que nunca da pra voltar pesar menos, metabolismo lento ou ansiedade, nao sei. Mazindol me deu resultados em pequenas dozes um tempo, depois me comecou dar malestar.

    Mais tarde, quando surgiu Sibutramina tomei mas depois de uma semana fiquei bastante doente, como se fosse um gripe muitu muitu forte, primeiro pensei que fosse um gripe mesmo, depois de um tempo comecei de novo e logo deu mesma coisa, gripe, mas essa vez parei logo e nao fiquei tao mal quanto a primeira vez, resto das capsulas juguei fora, nunca mais.

    Agora queria tentar novamente Mazindol mas ta dificil de conseguir, as farmacias nao estao tendo mais e do net nao tenho coragem, nao tem garantias de entrega.

  22. […] Anvisa quer proibir sibutramina e outros remédios para emagrecer […]

  23. Mariel disse:

    Pois é…

    Tenho problemas seríssimos de ansiedade e obesidade…

    agora só me resta voltar os olhos ao Paraguai pedindo a Deus

    que algum maluco traga sibutramina para vender na banca…

  24. Cintia disse:

    A Anvisa trata os pacientes de obesidade como se fossem compleamente ignorantes. Todas as medicações trazem efeitos colaterais, porém o beneficio é muito maior na medicação para emagrecer. É absurda a possibilidade da proibição. Sem fundamento.

  25. SELMA disse:

    gente !!!!!!!!!!! nao concordo em proibir porque eu tb nunca vi

    outro remedio funciona … tem muitos por ai que agente compra ,e so vai o dinheiro gordura que e bom nada ( Subtramina ) SUBTRAMINA SEMPRE ! LOLOL E OTIMO ………

  26. Rosa disse:

    Alguém já ouviu falar ou conhece o DIETMAX ?

  27. […] Anvisa quer proibir sibutramina e outros remédios para emagrecer […]

  28. Vane disse:

    A INDUSTRIA FARMACEUTICA ESTA POR TRAS DISSO, MUITO MELHOR VENDER MILHOES DE REMEDIOS PARA OBESOS, DIABETICOS, HIPERTENSOS, COLESTEROL, DO QUE VENDER UMA MEDICACAO BARATA PARA COMBATER O EXESSO DE PESO QUE E O GRANDE VILAO DESSAS DOENCAS QUE AFETAM A MAIORIA DA POPULACAO MUNDIAL.
    O dinheiro esta por tras de tudo isso…. abram os olhos……

  29. daiana maria disse:

    As autoridades competentes não estão levando em consideração os beneficios do uso da sibutramina,tenho serio problemas de ansiedade. Me submeti a todos os exames necessários recomendados por um endocrinologista e sigo uma dieta recomendada por uma nutricionista e com o auxilio da sibutramina perdi peso e ganhei qualidade de vida,sem a

  30. daiana maria disse:

    que porcaria por que não proíbe o cigarro que faz todo mundo morrer, eu prefiro ver os outros emagrecerem do que ver as pessoas morrerem de câncer!!!!!!! PORQUE NÃO PROÍBEM O QUE DEVE SER PROÍBIDO!!!!!!!!!! As autoridades não vem que se a sibtramina for recomendada por medico ela traz muitos beneficios, e qualidade de vida

  31. Lorena Magalhaes disse:

    Oi Ana Paula,
    Comecei o tratamento com sibutramina pesando 82 kg em dezembro de 2010, em janeiro de 2011 eu havia emagrecido 6kg. Com a suspensão provisória da venda nas farmácias a minha endocrinologista me passou umas receitas de medicamentos naturais que infelizmente não surtiram um bom resultado. Hoje peso 85 kg e marece q malhar e reeducar alimentação não tem me ajudado porque continuo ansiosa e com fome.

  32. Fernanda disse:

    Eu já tomei Xenical. Em 1 semana emagreci 5 kg.
    No segundo dia eu estava andando na rua e senti uma coisa estranha, fui ao banheiro mais próximo e quando vi era gordura que tinha saido sem eu perceber…

  33. Lívia Gallera disse:

    Ninguém tem o mesmo corpo e nem o mesmo organismo. Existem pessoas que comem tudo que querem, não praticam exercícios e ainda tiram aquele sarro "puxa, emagreci 2 kilos, hahaha". Eu, por exemplo, não como nada praticamente. Confesso que uma fritura e um doce de vez em quando, sim. Mas, não sempre. Nunca consegui emagrecer fazendo dietas e academias. Sempre fiquei pra trás nisso. Minha auto estima nunca foi muita boa, desde pequena sou gordinha e sempre sofri com isso. Quando comecei a tomar sibutramina, eu simplismente vi meu corpo murchando e tomando formas. Meu rosto estava magro, lindo. Entrava nas lojas e pedia as blusinhas P ou M. Tudo ia bem na minha vida! Não tive nenhum efeito colateral, muito pelo contrário, eu dormia bem, me sentia bem, meu organismo reagia bem. Minha auto estima? Ótima! Eram elogios para todo o lado, sem falar nos convites para sair e tudo o mais. Quando soube da proibição, só consegui chorar. Não chorei por ser mimada, mas sim, por que eu sei o pesadelo que vai começar na minha vida de novo. Eu sei que vou olhar no espelho e não gostar do que estou vendo. Sei que vou ter dificuldade de novo pra me aproximar das pessoas, pra me relacionar, pra colocar um biquini e tomar Sol na praia. Já ganhei 5 kilos desde que tomei a droga pela última vez, e não sei mais quantos eu ainda vou engordar. É duro. Mas, infelizmente, a sociedade cobra da gente um corpo perfeito, modelado, e nós, precisamos tê-lo para garantir nosso espaço no mundo dos "bons".

  34. luciana disse:

    eu ja ouvi sim mas ate agora não tive coragem de comprar pois tem varios comentarios,negativos.

  35. Thayane disse:

    Se querem proibir a Sibutramina que no meu caso q no caso de muitas pessoas é uma grande ajuda pra emagrecer, e estão dizendo que faz mal a saúde, e no meu caso está me dando mais saúde, pq emagrecendo a doença que eu tenho vai embora, então também tem que proibir anabolizantes, cigarro, bebidas alcoólicas, e tudo o que dizem que faz mal a saúde…Brasil de merda, ao invés de investirem em educação e saúde, o que levaria o país pra frente, ficam investindo em obras pra copa pro povo lá de fora achar que o Brasil está crescendo…enquanto isso políticos corruptos roubam e crianças crescem sem saber ler e escrever direito, enfrentando filas imensas em hospitais…como querem que o Brasil cresça assim? ah outra coisa, tenho quase certeza de que só querem proibir a sibutramina pq os países da Europa e os EUA proibiram também…ah tudo bem…o Brasil vai virar um país cheio de jovens obesos como nos EUA, obesidade causa várias doenças mais graves do que as que a sibu pode "causar"…Brasil cada vez mais dando passos pra trás…

  36. beth disse:

    por mim pode proibir tudo, desde que com os remédios, também o cigarro, alccol e as drogas, pois tudo faz mal a saúde e causam dependencia, mas parar de vender essa coisa é a mesma coisa que parar de vender petróleo, será que vão querer parar de ter lucro, não é um mal necessário?

  37. […] Anvisa quer proibir sibutramina e outros remédios para emagrecer […]

  38. LETICIA disse:

    E MUITO ENGRAÇADO A ANVISA QUER PROIBIR A VENDA DESSES ANFETMINICOS ELES DIZEM KE FAZEM MAL A SAUDE. MAS ELES NAO TAO LEMBRANDO QUE UMA PESSOA GORDA PODE MUITO BEM TER DEPRESSAO GRAVE.E AI NOSSO ALTO ASTRAL FICA AONDE? EU MESMO TO FAZENDO O USO DELES E TOU ME SENTINDO MUITO BEM! E VOU FAZER O ESTOKE AKI EM KSA ELES DEVIAM ERA TER VERGONHA NA KARA! QUE O QUE DEVE SER PROIBIDO ELES NAO PROIBEM EU TOU INDIGNADA COM ISSO FIQUEI SUPER TRISTE, ISSO E UMA INDISCRIMINAÇAO COM NOS QUE SOMOS GORDOS O REMEDIO PARA EMAGRECER E O UNICO JEITO QUE A GENTE TEM DE SE SENTIR MELHOR . EU JA FIZ O USO DA SIBUTRAMINA .FUNCIONOU COMIGO PERDI 11 KG EM 2 MESES MAS DEPOIS NAO FUNCIONA MAIS, O ORGANISMO SE ACOSTUMA E A PESSOA NAO PERDE MAIS NADA .TAL VEZ SEJE POR ISSO KE ELES NAO QUEREM PROIBIR SIBUTRAMINA

  39. Ilma disse:

    Engraçado…Remédio eles proibem, mas cocaína, maconha e crack é encontrado fácil, fácil nas ruas, pode ser comprado por menores entre outras coisas. QUE PAÍS É ESSE!!!

  40. joize disse:

    gente tudo bem olha eu estou tomando sibutramina ja faz 30 dias no começo tive muita dor de cabeça e mecheu com o meu emocional mas ja passol uma vez ou outra sinto alguns efeito mas acho que e porque meu organismo esta se adaptando pois sou muito ansiosa e o medicamento esta me ajudando bastante estou ate mais calma e comendo menos faço caminhada ainda nao passei em nenhu especialista mas vou no ano que vem passar pelo endrocologista mas vou continuar tomano o medicamento ainda nao pesei quando os conprimidos acabarem eu peso beijos para todos entre em contato comigo [email protected] ate mais

    • patricinha disse:

      oi td bem eu estou tomando tbem sibutramina mas nao comprei no brasil pois esta proibido faz um mes que estou tomando sera que é o mesmo do brasil estou com duvidas o meu e o comprimido vermelho e a caixa é branca esta escrito sibutramina clorhidrato monohidrato 15 mg.

  41. ademir disse:

    ai pessoal da anvisa veceis deveria se preocupar com uma droga que mata milhares de pessoa todos os dia o alcool e o cigarro ai a briga e peixe grande kkkk.

  42. Vady disse:

    Olá pessoal,
    Essa decisão da anvisa é realmente desastrosa.
    As pessoas irão migrar para métodos muito perigosos
    os quais poderão realmente fazer mal a saude.
    Penso que ao invés de proibir, deva se ter controle na hora
    da venda. Fica aqui a minha pergunta:
    Será que esse pessoal da anvisa tem problemas de obesidade?

  43. Loiva disse:

    Muitas pessoas usam esse precisam desse medicamento e fazem tratamento p evitar outras doênças! A obsidade e responsável por muitas doenças!!!!… Porque não proibem o que realmente faz muito mal até mata? Cigarro, alcool drogas como cocaína, Heroína e todas elas…. O cigarro por exemplo fazem propagandas como de fosse a melhor coisa do mundo!!! Não tem proibir um medicamento usado no tratamento p evitar doenças.

  44. eliane disse:

    Tomo sibutramina e não tive nenhum efeito colateral.
    Tenho muita facilidade de ganhar peso e dificuldade em perder.Faço acompanhamento com médico, fiz exames para saber se podia tomar antes.
    Antes de tomar estava com muitas dores no joelho, falta de ar, me sentia mal o dia todo, pesada e sem ânimo, estava começando a entrar em depressão (e se entrasse, iria tomar outras “drogas” que fazem tanto mal quanto dizem que a sibutramina faz).
    Estou perdendo peso aos poucos, me sinto melhor, não tenho mais falta de ar, as dores no joelho acabaram, me sinto muito melhor de saúde.
    ACHO UM ABSURDO ESSA POLÍTICA RIDÍCULA DA ANVISA DE TENTAR PROIBIR O USO DA SIBUTRAMINA, COM CERTEZA ATRÁS DISSO TEM QUESTÕES POLÍTICAS E ALGUNS IRÃO GANHAR MUITO $$ COM A PROIBIÇÃO DELA.
    E OUTRA COISA: PROIBIR NÃO VAI FAZER AS PESSOAS PARAREM DE USAR, MAS VAI FAZÊ-LAS USAR DE MANEIRA ERRADA, SEM ACOMPANHAMENTO MÉDICO, JÁ QUE TODOS IRÃO COMPRAR NOS SITES QUE OFERECEM LIVREMENTE E COM PESSOAS QUE TRAZEM DO PARAGUAY.
    QUANDO NOSSOS GOVERNANTES DEIXARÃO DE SEREM RIDÍCULOS E EGOÍSTAS E PASSARÃO A SE PREOCUPAR COM O VERDADEIROS PROBLEMAS DO BRASIL!!!

  45. SABRINa disse:

    usei ,emagreci perdi 20kg levantou meu auto estima,agora estou tomando dietil propiona e me falatam q onte 12/12 /11 tb foi proibido, o que fazer tenho muita ansiedade e egordo rapido tenho 29 anos e quero continuar com o tratamento/ eles nao pensam na gente e sim e nos roubar a felicidade.

  46. pat disse:

    boa tarde pensem comigo:
    roubar, matar, estuprar etc são crimes contra a humanidade certo?
    agora me diz comprar um medicamento com o dinheiro que vc trabalhou para receber é crime? porque? não estou cometendo nenhum crime contra a humanidade. deixe que escolhemos nossos destinos. se não vamos prejudicar ninguem. ser gordo e depressivo é saudavel? em que? morrer de varias doenças, tipo: coração, ipertenção; trombose,Esteatose hepática, depressão, asma, colesterol alto, diabetes tipo 2e varios outros e o pior deles Neoplasia(tipo de câncer).como podem ver obesidade não é brincadeira. pensem nisto antes de opinar.obrigada

  47. pat disse:

    minha cara colega ; acho que problemas de obesidade não; mas de falta de humanidade e de caráter sim. pois não devemos subestimar a justiça de deus. aqui se faz aqui se paga. deus é pai.

  48. An@ disse:

    Pois é… eu também não entendo o que acontece neste pais de merda!! (com o perdão do palavrão) sei q existem pessoas q abusam, eu mesmo tenho uma amiga que tem 1.76 e pesa 58 k e se acha gorda… (aí q raaaiva) mas então, eles deveriam tratar era as exceções como essa moça, pessoas desiquilibradas q não se veem como realmente estão!! Não agente, os gordinhos de plantão, que lutam um mês com academia e remédio(sibutramina 10 mg) p perder 3 kg… Bom, essa q eu tomo é brasileira, comprada da farmácia e com receita!! Mas consegui quando estava em viagem em outro estado; o que eu quero saber é se alguém aqui já tomou a sibutramina vendida no paraguai?? é porque vou passar o Carnaval em Foz e visitar o outro lado da fronteira, e aí já vou comprar umas caixinhas p garantir… eu sei q é pouco 3 k em um mês, mas é melhor do que nada, ou do que continuar engordando!! Tenho 1.77 pesava 86.800kg agora baixou p 83.800kg, se continuar assim, até final do ano eu consigo ficar com uns 72k e é isso, não quero ficar magérrima, nem combina comigo, mas gorda não dá né?? nada serve bem, enfim… bom, força p todos nós, aguardo respostas!!

  49. kel disse:

    Bom dia.
    EM DEZEMBRO FIZ UM REDUÇÃO DE MAMA E BARRIGA,FORAM 8 HORAS DE CIRUGIA.EU ESTAVA COM 8O.KLS ANTES QUANDO SAI DA CIRUGIA SAI COM 72 KLS.PRECISO FICAR COM 65.KLS PARA FAZER A LIPO NAS COSTAS,COMECEI A TOMAR O DIA 12 DE JANEIRO A SIBUTRAMINA DE 15 MG HOJE FAZ 43 DIAS E NAO ENTENDO O PQ SO PERDI 2 KLS,DIA 17-02 ME PESEI EU ESTAVA COM 68.500 KLS MAS QUANDO FOI ONTEM EU FUI ME PESAR E DEU 69.700 KLS.ESTOU FAZENDO DRENAGEM AINDA 1 VEZ NA SEMANA E ONTEM O MEDICO LIBEROU PARA SER FEITO CAMINHA ENTAO COMECEI ONTEM 30 MINUTOS DE MANHA E 30 MINUTOS A NOITE.VCS NAO IMAGINA O QUANTO JA SOFRI COM A MALDITA BALANCA,SOU CASA E QUANDO CASEI EU PESAVA 52 KLS,TENHO 31 ANOS NAO TOMO anticoncepcional.ENGORDEI MUITO.
    SABE PESSOAS QUE NAO TE VE A MUITO TEMPO,E QUANDO VC ENCONTRA OLHA DE MANEIRA ESTRANHA PARECE QUE ESTAR A CIMA DO PESO E UMA DOENÇA CONTAGIOSA,SENDO QUE NEM TODAS AS PESSOAS ENGORDAM PQ QUEREM.
    FIZ ESSA PLASTICA POIS NAO TENHO AMIGOS,E SIM SO NO TRABALHO E MESMO ASSIM AINDA FRECAVAM DIZENDO QUE EU TINHA O SEIOS GRANDES E OUTRAS COISAS.
    ME AJUDE A ENTENDER O PQ NAO ESTOU CONSEGUINDO.
    HA ESTOU TOMANDO BASTANTE AGUA E COMENDO EM 3-3 HRS.
    A SIB QUE TOMO E GENERICA MARCA GERMED,SERA QUE E ISSO.TENHO QUE VOLTAR AO MEDICO COM 65 KLS DO DIA 23 MARÇO
    ABRAÇOS A TODOS E OBG POR ESSE ESPAÇO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *