Brasil é “vice-campeão” em cirurgias bariátricas

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 24 de fevereiro de 2011

A população brasileira não para de engordar. Uma das consequências disso é que cada vez mais pessoas estão fazendo cirurgia de redução de estômago no Brasil. Só nos hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), houve um aumento de 800% na realização de gastroplastias entre 2001 e 2010. Já na rede particular, que é responsável por 13 vezes mais cirurgias bariátricas, esse aumento foi de 300% no mesmo período.

Ano passado, foram realizadas 64,4 mil cirurgias de redução de estômago no Brasil, deixando as terras tupiniquins com a segundo lugar mundial em número de procedimentos. Os campeões, claro, foram os Estados Unidos, com 300 mil intervenções por ano! Tudo bem que eles têm uma população absurdamente grande de obesos, mas ainda assim o número impressiona por ser quase cinco vezes maior que o “vice”.

O aumento da procura pela gastroplastia pelos gordinhos nacionais pode ser reflexo das novas técnicas menos invasivas, como a videolaparoscopia. Além disso, em 2001 uma cirurgia bariátrica costumava durar seis horas e exigia que o paciente ficasse cinco dias no hospital (sendo os dois primeiros em unidades de tratamento intensivo). Hoje, o procedimento dura em média duas horas e a internação dificilmente passa de dois dias.

Ainda assim, alguns especialistas ainda consideram que a quantidade de operações no Brasil está abaixo do que seria necessário para atender toda a população que necessita da cirurgia.

—–

Fonte:
Cirurgias bariátricas saltam 800% em 10 anos na rede pública de saúde

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Brasil é “vice-campeão” em cirurgias bariátricas”

  1. Carolina disse:

    Eu conheço uma pessoa que está na fila do SUS e ela disse que demora uns 5 anos até chegar sua vez.

  2. […] Brasil é “vice-campeão” em cirurgias bariátricas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *