Monte um menu-viagem e pegue a estrada tranquilo

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 10 de janeiro de 2012

Com o fim das festas de fim de ano, chegou a hora de começar a planejar a viagem de férias com a família. Resolveu se jogar numa road trip? Então, antes que você comece a entrar em enrascadas em paradas de beira de estrada. Saiba que dá tranquilamente para garantir uma alimentação saudável e evitar desconfortos como intoxicações e enjôos. Veja algumas dicas:

Coma direito

A gente nunca sabe que tipo de restaurantes ou lanchonetes vai encontrar no caminho. Também, não dá para garantir que tudo foi preparado direitinho, com as condições de higiene e conservação adequados. Mas nem tudo está perdido! Saiba que dá tranquilamente para garantir uma alimentação saudável ao longo da viagem.

Entre as melhores opções, estão os alimentos pouco calóricos e que não precisam de refrigeração. Aposte nas torradas, biscoitos e pães integrais, além dos snacks de soja. Frutas frescas ou desidratadas também são ótimas opções, assim como amêndoas, amendoim, castanhas e nozes.

Não se esqueça de levar água, sucos light ou água de coco.

Se liga na temperatura e na conservação!

Evite levar na viagem alimentos muito perecíveis. Com o tempo e o calor comidas que estragam (como iogurte, queijos e frios) ficarão impróprias para o consumo

Se quiser levar, lembre-se de armazená-los em uma bolsa térmica.

Parada na estrada

Se mesmo depois de ler este post você não tiver tempo de preparar seu lanchinho light ainda é possível não cair na tentação das comidas calóricas, gordurosas e de baixo valor nutricional.

Fique longe dos salgadinhos fritos e dos refrigerantes! As melhores alternativas são iogurte light e sucos light de lata ou caixinha. Para comer, opte por sanduíches de pão integral (ou pão francês sem miolo) com queijo branco.

Se nada disso te agradar e quiser mesmo o bom e velho salgado, escolha aqueles que forem assados.

Para terminar, um alerta: nada de bebidas alcoólicas. Todo mundo sabe que álcool e direção não combinam. Além disso, mesmo que você seja um passageiro (e não o motorista), ficar na estrada é um saco e a tortura pode ficar ainda pior se o seu companheiro de viagem estiver bêbado.

Viu como é possível se alimentar bem mesmo quando se está no meio da estrada?

—————–

Fontes:
O que levar de lanche em uma viagem de carro nas férias?
Monte o lanche certo para viajar longas distâncias

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Monte um menu-viagem e pegue a estrada tranquilo”

  1. Mi disse:

    Barrinhas de cereais, frutas, garrafinhas de água E mapas, GPS, troco pros pedágios, hihihihi
    Revise seu carro, abasteça, calibre os pneus e Boa Viagem!

  2. Claudinei disse:

    Eu costumo evitar sucos doces e refrigerantes porque caso haja um solavanco, pode espirrar em você e ficará grudento quando secar. Paradas são bem vindas e considere isso caso viaje de carro: andar um pouco, mesmo que você não queira ir ao banheiro, ajuda a circulação nas pernas e reduz eventuais inchaços.
    A menos que esteja muito, mas muito, quente tente evitar sorvetes porque podem dar sede e beber muito líquido vai obrigar você a outra parada não planejada para ir ao banheiro.
    Comidas “pesadas” dão sono porque o seu corpo vai direcionar muita atenção pro estômago e você vai se sentir menos atento.
    Ah, uma sugestão: por mais carinhoso que possa parecer dar comida na boca do motorista, não o faça pois isso atrapalha um bocado já que a mão (e o braço) vai obstruir parte da visão. Assim, caso o motorista queira algo que você esteja comendo, dê na mão dele e ele mesmo deve levar a comida à boca.
    E como já mencionado no comentário anterior, procure planejar o máximo possível: saber os caminhos, programar o GPS, deixar dinheiro separado, saber onde estão as melhores paradas, quantas paradas quer fazer e onde fazer uma parada de emergência são algumas delas.
    Acredite: já fiz bastantes viagens de 11 a 12 horas até o destino e saber essas coisas fazem muita diferença. Na próxima viagem, vou comprar minhas castanhas!

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *