Alimentos podem fazer você ser pego em exames antidrogas e bafômetro

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 28 de agosto de 2017

Por essa você não esperava! Alguém pode ser pego no teste antidrogas e no bafômetro sem ter usado drogas ou consumido álcool!

A resposta para esse falso positivo pode estar em alimentos ingeridos, por isso, fique atento caso o seu trabalho exija exames toxicológicos frequentes ou se algum policial lhe parar em uma blitz da Lei Seca.

Confira a lista de alimentos perigosos divulgada pela BBC, fruto de um experimento para programa o Rip Off Britain.

1. Semente de papoula

Morfina, heroína e codeína são substâncias extraídas do ópio.

Muito usadas em pães e bolos, as sementes de papoula (Papaver somniferum) podem dar um “falso positivo” nos exames antidrogas. O ópio é uma substância extraída a partir da cápsula ainda verde dessa planta, podendo ser transformado em morfina, heroína e codeína. Ele tem propriedades analgésicas e narcóticas, o que leva à dependência quando usada.

Um exemplo: dependendo de onde e quando foi colhida, a quantidade de morfina em uma semente de papoula pode variar muito, chegando até a 600%. Porém, mesmo que você coma um monte delas não terá o mesmo efeito que o uso de drogas. Por outro lado, os testes toxicológicos são muito sensíveis e podem dar um resultado positivo, ainda que o consumo seja de uma quantidade relativamente pequena de sementes.

Por tudo isso, é indicado esperar até três dias depois de comer sementes de papoula para fazer um exame antidrogas.

Sementes de cânhamo são usadas em alimentos, como barras de cereais

2. Sementes de cânhamo

Usadas em alimentos, como barras de cereais, as sementes de cânhamo podem dar resultado positivo num teste para medir o nível de THC.

Essa é a principal substância psicoativa da maconha!

Por isso, se for fazer um teste antidrogas, fique atento: as sementes de cânhamo são comuns em algumas barras de cereais.

Delas, também são extraídos azeite e leite.

3. Antissépticos bucais e xaropes para tosse

O uso de produtos de higiene pessoal como antissépticos bucais e alguns xaropes para tosse podem ser a razão para alguém ser reprovado no teste do bafômetro.

No caso do enxaguante bucal, o álcool não está no sistema digestivo e lavar a boca com água ou esperar 15 minutos pode ser suficiente para que o resultado do bafômetro seja negativo.

Certas massas fermentadas podem fazer com que você tenha álcool no hálito sem saber

4. Massas, frutas, vinagre e extrato de baunilha

Algumas massas fermentadas podem fazer com que você tenha álcool no hálito e, sem saber, seja pego pelo bafômetro! Isso acontece por meio de reações químicas de certos alimentos que causam fermentação, como massas de pão ou pizza que contêm levedura. Até mesmo frutas e sucos podem ter um tipo de fermentação que geram uma determinada quantidade de álcool.

Fique atento também porque existem alimentos que podem conter pequenas quantidades de álcool. Um exemplo disso é o vinagre e extrato de baunilha.

Embora os traços de álcool sejam mínimos, tudo isso pode ser detectado por um teste de bafômetro, se for realizado logo depois de comer. Por isso, é sempre bom ficar atento!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *