Anvisa exigirá mais rigor no controle de venda da sibutramina

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 30 de março de 2010

O Jornal Hoje exibiu uma matéria nesta terça-feira abordando mais uma vez a sibutramina. Depois de todo a polêmica sobre os efeitos colaterais do medicamento, agora os remédios para emagrecer que contenham sibutramina só poderão ser vendidos com uma receita especial, de cor azul, que vai ficar retida na farmácia.

Assista a matéria completa clicando no vídeo abaixo:

Já falamos diversas vezes sobre sibutramina aqui no Papo de Gordo, nosso conselho continua sendo o mesmo, antes de utilizar qualquer medicação, consulte seu médico.

—–

Fonte:
Anvisa anuncia rigor no controle de venda de remédios

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Anvisa exigirá mais rigor no controle de venda da sibutramina”

  1. TK disse:

    Mesmo antes, que me consta era uma remédio vendido sob encomenda. Eu mesmo tomei e so conseguia comprar com receita médica, até pelo meu ser controlado ou regulado so pra mim, não sei dizer bem. Acho razoável tomar isso, mas faltou o governo falar sobre o porque de regular… os problemas que os cardiacos podem ter etc.

  2. Dr. Tapioca disse:

    TK, não espere o governo te dizer, não. A gente mesmo vai te explicar, aguarde!

  3. Carolina disse:

    Gente, há 6 meses utilizo a sibutramina e gosto muito do remédio. Faço academia toda semana, faço uma dieta com nutricionista (que faz a avaliação mensal) e o remédio me ajuda a não cair em tentação..rsrs. Eu o vejo como uma ajuda para emagrecer e não como o "salvador da patria".
    Eu fiquei com muito medo de tomar, pois ele ameniza a fome e te ajuda muito. Mas meu médico falou que as pessoas usam errado. Deixam de comer em função do efeito do remedio e, quando param, engordam tudo novamente.
    Meu objetivo é comer corretamente, mesmo sem fome (as vezes não dá fome mesmo), fazer exercicios etc. Quando eu chegar no meu peso, vou reduzindo aos poucos a medicação, para o organismo ir se acostumando. Enfim, eu estou bem, não possui histórico familiar de problemas cardios e emagreço de uma forma saudável.

    bjs

  4. Anna disse:

    Estou no time da Carolina. Com 30kg acima do peso considerado ideal para mim, utilizo a Sibutramina há 6 meses. 15mg, uma vez ao dia. Já havia tomado há um tempo atrás, 25mg tmb uma vez ao dia, mas os efeitos colaterais começaram a dar sinal, então, parei.
    Agora, as 15mg não me causam dano algum, e o efeito da Sibutramina tem sido relativamente seguro, já que estou MUITO BEM ACOMPANHADA por endocrinologista, fazendo atividade física (caminhadas diárias de 40 a 50 mints) e psicoterapia, o que eu acho ser de EXTREMA IMPORTÂNCIA num processo de emagrecimento em casos de obesidade, afinal acho válido descobrir as causas reais do sobrepeso, pq nos sabotamos e sofremos de ansiedade. Fica a dica e a experiência de quem já tentou N dietas sem sucesso. Agora, tudo está sendo diferente. Mesmo com a Sibutramina, que "promete" emagrecimento rápido, em 6 meses eliminei 12kg dos 30 que preciso jogar fora. Aprendendo a comer e até me permitindo certas extravagâncias sem culpa. Apoio totalmente o lance da Sibutramina ser vendida agora apenas com a receitinha azul. Espero que ponha um freio nas pessoas que querem ver o "milagre" acontecer sem esforço algum.

  5. […] Anvisa exigirá mais rigor no controle de venda da sibutramina […]

  6. […] de março não era tarja preta, mas só podia ser vendida com retenção da receita. Recentemente, tornou-se medicação de controle especial (tarja preta) e só pode ser vendida com receita […]

  7. […] na Europa e houve um aumento da preocupação dos órgãos regulatórios nos EUA e no Brasil, ampliando as contraindicações desta droga, sendo que aqui ela só pode ser vendida com receita de controle especial (“receita […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *